segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Projovem: estudantes levam resultados a Brasília



A capital alagoana estará muito bem representada nos próximos dias 5 e 6 de novembro durante o Encontro do Programa de Inclusão de Jovens e Adultos (Projovem Urbano), em Brasília. Três alunos e dois educadores do Projovem Maceió participarão do evento que vai debater os avanços e perspectivas do programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2011. Na ocasião, serão compartilhadas histórias de superação e transformação social na vida dos milhares de alunos.

Representantes de Maceió estarão em Brasília
compartilhando experiências do Projovem. Foto: Ascom Semed.


Segundo a coordenadora do Programa em Maceió, Solange Gouveia, foram selecionados os relatos e história de alunos que superaram e superam riscos sociais na tentativa de alcançar um futuro melhor. “Foram feitas seleções dos melhores vídeos desenvolvidos em sala de aula. Para isso, foi levada em consideração a mudança que o programa proporcionou na vida de cada um. Eles seguiram um roteiro e registraram em vídeo um pouco dessas mudanças”, afirma Solange.
A coordenadora explica que, diante de todos os trabalhos, foram escolhidos as histórias mais marcantes de dois alunos da meta atual do Projovem Urbano 2015 e um da meta passada. São eles, respectivamente: Afrânio José da Silva, da Escola Denisson Menezes e José Carlos Santos da Silva, da Jarede Viana e Andrei Vicente de Paula da Escola Gerusa Costa. Os trabalhos que foram produzidos pelo próprios estudantes serão exibidos em Brasília, junto a várias outras histórias de estudantes do Programa do Brasil inteiro.
Os facilitadores dos trabalhos foram os educadores Fábio Júnior Lima da Silva e Alcimara Dias de Albuquerque Guedes, professores que acompanharam os alunos Afrânio e José Carlos no desenvolvimento do trabalho. Na oportunidade, também será exibida a história de superação de Andrei Vicente, ex-aluno da meta passada do Projovem que registrou a melhor pontuação do programa. A viagem dos educadores e alunos que irão representar Maceió em Brasília será totalmente custeada pelo Governo Federal que pretende, por meio do encontro, realizar uma avaliação e buscar novas perspectivas na tentativa de avançar ainda mais no programa.
Solange relata que, muitas vezes, o aluno do Projovem chega ao programa com a perspectiva de que essa pode ser sua última oportunidade, e por isso, muitos  mergulham e agarram a chance com todas as forças. “A maioria desses jovens vivem ociosos, não terminaram o ensino fundamental, mas querem retomar os estudos. O Projovem apareceu na vida deles como referência. O programa é a oportunidade encontrada para mudar a vida de muitos desses jovens”, justifica.
Janaina Farias/Ascom Semed

Nenhum comentário: