quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Alunos da Brandão Lima participam de formatura do Proerd







Mantendo o compromisso de formar cidadãos, cerca de 100 alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Brandão Lima se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Na ocasião, a banda da Polícia Militar participou da solenidade.
Para diretora Geral de Ensino (Digen), Sônia Maraes, o trabalho realizado é de suma importância para as crianças. “O apoio dos militares do Batalhão Escolar, por meio do Proerd, é muito importante para formação das crianças, pois, além de combater à violência e às drogas, esse trabalho é disseminado nos lares”, ressaltou ela.
A tenente da Polícia Militar, Rosália, salientou que a execução do Proerd é feita em parceria com a escola e as famílias. “Além do trabalho realizado com os alunos, nós também damos orientações aos pais. Para eles, ensinamos como fazer a prevenção dentro de casa e a como instruir os filhos”, completou a tenente.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é executado nas unidades escolares a partir da parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A coordenação do Proerd é da Tenente Coronel Valdenize Ferreira Lima.
Erick Nogueira/ Ascom Semed

Secretária participa de congresso sobre educação ambiental





Sustentabilidade foi a palavra-chave usada pela secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Dórea, durante uma mesa redonda, na manhã dessa quarta-feira (11), na 9ª edição do Congresso Estadual de Educação Ambiental, realizado pelo Instituto Lagoa Viva no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, localizado no bairro do Jaraguá.


A programação foi marcada por apresentações culturais, palestras e exposições de trabalhos de estudantes. Com a temática “Espaços Educadores Sustentáveis: ideias, responsabilidades e ações”, a secretária abriu a mesa redonda e abordou a responsabilidade da sociedade com a preservação do planeta. A professora Ana Dayse destacou a importância das escolas sustentáveis.
“Não existe lugar melhor para criar espaços educadores sustentáveis que nossas escolas. Esses espaços também são responsáveis pela divulgação do conhecimento, pautado em três grandes eixos: a sociedade, a escola e ações individuais e coletivas”, enfatizou a secretária.
Durante seu discurso, Ana Dayse salientou a importância da sustentabilidade que, segundo ela, deve ser defendida nas escolas a fim de transformar hábitos de jovens e adultos para reduzir impactos ambientais. A secretária citou ainda a importância do diálogo para o sucesso das ações, assim como a escolha de uma gestão preparada que entenda do assunto e ponha em prática os projetos.
“É necessário também sensibilizar a classe política para despertar a consciência que isto não é um problema da escola ou do diretor, secretário ou prefeito, mas sim, da humanidade. Nós precisamos estar atentos a isso, uma vez que, pode melhorar a vida de todos nós ou nos trazer sérios problemas”, destacou.
Os eventos do Congresso Estadual de Educação Ambiental envolvem diretamente 41 municípios do Estado de Alagoas e pretendem atender um público de dois mil participantes, objetivando a socialização e a discussão de temáticas em Educação Ambiental e protagonismo juvenil. Diversos segmentos sociais serão envolvidos para disseminar conhecimentos e atividades ligadas às questões socioambientais, através de práticas pedagógicas em escolas e comunidades.
Thiago Guimarães (Estagiário)/ Ascom Semed

Alunos do Projovem apresentam experências em Brasília




A Educação de Maceió foi destaque no evento “Projovem Urbano: Avanços e perspectivas no Ministério da Educação”, realizado em Brasília. Os alunos e professores que participaram do momento, acompanhados da secretária municipal de Educação (Semed), Ana Dayse Dorea, e da coordenadora do programa em Maceió, Solange Gouveia, falaram sobre suas experiências com o programa e apresentaram o vídeo pelo qual foram selecionados a compor a mesa de debate.
Os estudantes José Carlos da Silva e Afrânio Silva apresentaram seus vídeos, onde mostraram seu cotidiano. Carlos, aluno da escola Corintho da Paz, participou do debate “As demandas da juventude e o Projovem Urbano”, acompanhado da diretora de Políticas de Educação para a Juventude da SECADI/ME, a prof.ª Cláudia Veloso; do secretário Nacional de Juventude Gabriel Medina, prof. Daniel Souza; da presidente do Conselho Nacional de Juventude, prof.ª Regina Novaes, especialista em juventude; da especialista em Educação de Jovens e Adultos e Juventude da UNIRIO, prof.ª Eliane Ribeiro; e da coordenadora da área de estudo sobre Juventude e Políticas Públicas da FLACSO, Miriam Abramovay,
Afrânio Silva, aluno da escola Denisson Menezes, foi convidado a participar da mesa sobre “Avanços do Projovem Urbano no Ministério da Educação”, onde, além de apresentar o vídeo que produziu, falou sobre sua experiência com o Projovem. Participaram da discussão a profª Cláudia Veloso; a secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude e Vice-Presidente do CONJUVE, Ângela Guimarães; a prof.ª Regina Novaes;  a especialista em Juventude, Helena Abramo;  e o coordenador de Políticas para LGBT da Prefeitura de São Paulo, Alessandro Melchior.
A secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, acompanhou de perto os relatos dos jovens e participou do momento de socialização e relatos das experiências no programa. “O próprio tema já diz, fala por si só, só tivemos avanços. Nossa reflexão é no ponto de vista positivo. O programa é fundamental para os jovens de 18 a 29 anos, pois oportuniza uma formação profissional inicial por meio de várias atividades práticas”,destaca a secretaria.
Ascom Semed/ Erick Nogueira


quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Escolas da Semed concluem dados do censo escolar





As escolas da rede municipal de ensino da capital concluíram a primeira fase do Censo Escolar 2015, dentro do prazo estabelecido pelo governo federal, no último dia 4. Agora, as unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação (Semed) fazem os ajustes nas informações transmitidas inicialmente na primeira fase do processo. Essa etapa do Censo estará disponível até o próximo dia 25.
A informação é da coordenadora do departamento de Dados e Informações da Semed, Maria Angélica Espinheira. Promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), o Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos, feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Após a conclusão da etapa inicial, o Inep fechou o acesso ao sistema. “O Inep encerrou o acesso no dia 4 e reabriu no dia 7 passado, com a disponibilidade apenas da função ajuste e correção, que poderá ser feito até o dia 25 desse mês de novembro. Somente depois da conclusão desses ajustes será possível conhecer a realidade da nossa rede, com o real número de alunos”, explica Angélica.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).
Delane Barros/ Ascom Semed

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Semed e Conselho promovem seminário de serviço social




Nesta terça-feira (10), com o compromisso de melhorar a educação no município de Maceió, o Conselho Regional de Serviço Social de Alagoas (CRESS-AL), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveram o II Seminário Estadual de Serviço Social na Educação.
Na ocasião, a assistente social, Valéria Omena, abordou o eixo “Serviço Social na educação: Perspectivas para a atuação do assistente social”. A programação contou ainda com a palestra da professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Elvira Barretto, que falou sobre o eixo “Gênero e diversidade na educação: uma questão ética”.
O seminário teve como objetivo fomentar a discussão acerca das questões éticas e técnicas do exercício profissional no combate à exclusão escolar e garantia do direito à educação para todos. A prática do assistente social na rede de Educação contribui para a política educacional na formação de cidadãos.
Alcione Albuquerque, presidente do Cress-AL, destacou que o debate é de grande valia para o município. “Aprimorar a discussão e aumentar o debate é muito importante para o município de Maceió onde temos uma efetiva atuação dentro da educação”, frisoua.
A rede municipal de educação conta com um total de quarenta e oito assistentes sociais nas unidades escolares, que estão divididas em: 05 na coordenação de apoio social, 01 no departamento de Programas Especiais e 01 na coordenação de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Ascom Semed/ Erick Nogueira

Prefeitura de Maceió participa da Bienal do Livro



Faltam 10 dias para o maior evento literário e cultural de Alagoas. De 20 a 29 de novembro, a capital alagoana sedia a VII Bienal Internacional do Livro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, e a Prefeitura de Maceió, por meio das suas secretarias, é uma das patrocinadoras dessa grande festa literária.




A Secretaria Municipal de Educação (Semed), uma das incentivadoras e parceiras da Bienal, chama a atenção das escolas e todos os servidores para dois assuntos relevantes: a visitação escolar e o Vale-livro.

Visitação Escolar
Diante da grande demanda por visitação durante o evento, a organização da Bienal do Livro procurou a Semed para sistematizar a participação das escolas municipais durante a Feira. De acordo com a coordenação do evento, era necessário estipular um número máximo de visitas para que mais caravanas, principalmente vindas do interior, pudessem ter acesso à Bienal.
Desta forma, a Semed esclarece que as escolas que já realizaram o pré-agendamento no site da Bienal para visitação devem formalizar a solicitação do transporte por meio de processo, destinado à Secretária de Educação, e protocolar o quanto antes. A solicitação deve ser feita via processo informando que a escola tem interesse e sugrerindo o dia e a hora da ida dos estudantes ao evento
Para esta sétima edição da Bienal, serão disponibilizados 20 viagens, sendo quatro viagens por dia, de segunda a sexta. Portanto, as escolas que já tenha feito o pré-agendamento devem se apressar. Serão contempladas as 20 primeiras escolas que abrirem o processo de solicitação. A escola contemplada terá direito a um dia de visitação.
Podem se beneficiar com a visita todas as modalidade de ensino, desde a educação infantil à Educação de Jovens e Adultos, desde que a escola tenha feito o pré-agendamento e aberto o processo de solicitação do transporte, além de ter sido uma das 20 primeiras a realizar o pedido.
As demais escolas que não forem contempladas com o transporte da Semed, mas tiverem o orçamento do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) podem utilizar o recurso para viabilizar o ônibus, desde que faça a devida prestação de contas e esteja pré-agendada para visitação.
Vale-livro
Um benefício que não apenas incentiva, mas principalmente valoriza o servidor. Assim é o Vale-Livro, que foi idealizado pela secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, e lançado com o apoio do prefeito Rui Palmeira, em 2013.
O Vale-livro é um crédito disponibilizado em cartão eletrônico para aquisição de livros durante a Bienal. Em 2015, o benefício foi ampliado e atenderá a todos os servidores e professores da ativa, além dos estudantes da educação infantil. Serão investidos R$314 mil, em recursos próprios, para atender a cinco mil servidores e 10 mil alunos da Educação Infantil.
Como retirar o Vale-livro
Para ter acesso ao crédito, o servidor deve se credenciar no balcão de atendimento instalado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.
O crédito pode ser usado de 20 a 28 de novembro, sendo o dia 29 a data selecionada para a comissão do projeto adquirir os livros para atualização das bibliotecas municipais. Para ter acesso ao benefício, o servidor deve levar a declaração de efetivo exercício, emitida pelo Departamento de Recursos Humanos e datada de novembro de 2015 (período da Bienal), além de cópia do cabeçalho do contracheque de outubro e da identidade. Os documentos e o cadastro garantem a retirada do cartão Vale-livro.
O projeto é direcionado apenas à aquisição de livros, não atendendo outros serviços, tais como alimentação e brinquedos, por exemplo. Para os servidores, o Vale-livro será de R$25. As vendas desses livros serão feitas exclusivamente em editoras credenciadas identificadas com a marca do projeto.
Já os alunos, serão previamente cadastrados pela Diretoria de Educação Infantil e, no momento da visita, receberão o cartão nno valor de R$ 10 para adquirir livro de literatura infantil, exclusivamente.
Ascom Semed

Ana Dayse participa de Congresso Estadual de Educação Ambiental





A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, vai participar de uma mesa redonda no 9º Congresso Estadual de Educação Ambiental, evento que acontece nos dias de 10 e 11 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.
Com o tema “Políticas Públicas Para a Construção de Municípios Educadores Sustentáveis”, o congresso tem como objetivo reunir, expor e difundir as experiências dos projetos realizados nas escolas de educação básica de 41 municípios alagoanos, além de debater a educação ambiental na dimensão política e pedagógica, conforme a Política Nacional de Educação Ambiental da Lei 9795/99.
A participação da gestora da Educação está prevista para às 15h da quarta-feira (11), abordando o subtema “O papel dos Municípios”. Ana Dayse dividirá a mesa com outras autoridades, que discutirão o papel do Estado, da iniciativa privada, do Governo Federal e do Ministério Público nas políticas públicas voltadas à educação ambiental. “Vai proporcionar aos educadores ambientais um espaço para o diálogo e troca de experiências, além de auxiliá-los no fomento de práticas do consumo consciente”, destacou a secretária.
A técnica em Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Vírginia Miller, também vai participar do congresso. “Um momento importante para toda a sociedade alagoana”, disse.
Entre as ações que estimulam a consciência ambiental, a Semed desenvolve os projetos Escola Sustentável, Lagoa Viva, Escola Alerta, Guarda faz Escola, Educação pela Paz e o Plantar.
Amanda Bezerra (estagiária)/Ascom Semed

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Alunos do 5º e do 9º ano participam da Prova Brasil




Cerca de 94 escolas do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Maceió têm de 09 a 19 de novembro para realizar a Prova Brasil. A avaliação que mede a qualidade de ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro será aplicada a mais de cinco mil alunos dos 5º e 9º anos (4ª e 8ª séries do ensino fundamental) da rede pública de Maceió.
Os alunos terão que responder questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e de Matemática assim como conteúdo de leitura e resolução de problemas. O resultado da avaliação serve de parâmetro para o índice de Desenvolvimento para a Educação Básica (Ideb), nesse sentido a secretária municipal de educação, Ana Dayse Dorea, sensibilizou diretores de escolas, professores quanto à importância da presença do aluno no período de realização da prova.
A secretária classifica o exame como de extrema importância para traçar um diagnóstico do trabalho que está sendo desenvolvido na rede. “A Prova Brasil é uma forma de nos avaliar também, ela não avalia apenas nossos alunos, mas também tudo aquilo que temos feito até agora, e temos feito muito. Estamos investido nas nossas escolas, realizamos um intenso trabalho de reestruturação que passa pela infraestrutura das unidades, bem como a capacitação de professores e gestores visando incentivar e estimular alunos para a melhoria do ensino”, afirma Ana Dayse reforçando que, ao avaliar o aluno, a instituição também está sendo avaliada.
“A medida que os alunos avançam na construção do conhecimento, os índices também melhoram. Além disso, temos uma mostra de como está o desempenho dos educadores na rede, consequentemente, a resposta de como estamos ensinando nossas crianças”, acrescenta a secretária.
Segundo a coordenadora de Formação Continuada da Semed, Regina Buarque, desde o início do ano letivo professores e coordenadores pedagógicos estão sendo preparados em função da realização da prova. “Todo o nosso trabalho foi voltado para a aplicação da Prova Brasil, preparamos nosso corpo docente e nossos alunos para esse grande dia. Foi feito investimento tanto na formação dos professores quanto na melhoria do ensino oferecido na rede. Nosso objetivo é elevar o rendimento do Ideb”, afirma Regina.
A Semed também vem realizando aulas preparatórias e simulados com todos os alunos dos 5º e 9º anos. As atividades seguem os parâmetros curriculares apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais(Inep). Ainda segundo a coordenadora, os simulados do 9º ano foram realizados no ginásio Tenente Madalena, já os simulados do 5º ano foram feitos nas próprias unidades escolares por conta da grande quantidade de alunos.“A partir dos simulados, os alunos foram se adaptando ao método que será cobrado na prova e não terão dificuldade de interpretar as questões”, disse Regina.
Como uma forma de reconhecer os alunos pelo empenho, a Semed, em parceria com a empresa Mind Lab (que desenvolve o programa MenteInovadora nas escolas da rede) premiará os primeiros colocados nos simulados realizados em outubro. Aqueles que alcançarem melhores resultados, poderão receber tablets, smartphones e relógios, além de medalhas de participação.
Para a coordenadora pedagógica da Escola Henrique Hequelman, Márcia Albuquerque, o processo de avaliação é fundamental, tanto para os alunos quanto para as escolas. “Esse ano foi bem sistematizado, tivemos um grande apoio da Semed que nos acolheu com carinho elaborando atividades direcionadas para a prova Brasil, como modelo de questões e marcações. O estímulo do simulado, juntamente com a premiação, também ajudou bastante no sentido de motivar os alunos”, argumentou a coordenadora.
Janaina Farias e Thiago Guimarães (estagiário)/Ascom Semed

Estudantes participam de campeonato na Bahia






Um grupo de alunos da Escola Municipal Petrônio Viana, localizada no Conjunto Carminha, Benedito Bentes, que integram o Programa Forças no Esporte de Orientação (Profesp), participaram da V Copa Nordeste de Orientação (Copane) e da II Copa de Inclusão Social do Programa Forças no Esporte de Orientação realizada na Bahia.

O evento, que aconteceu entre os dias 30, 31 de outubro e 01 de novembro, em Salvador, Mata de São João e Embassaí, na Bahia, envolveu cerca de 600 jovens da rede pública de ensino do Norte e Nordeste, que praticam o esporte de orientação.
Os competidores alagoanos participaram das atividades realizadas na Praia do Forte, em Mata de São João, local reservado para a competição de crianças com faixa etária de 10 a 12 anos. Todos os alunos receberam medalha de honra por realizarem com eficiência as atividades no tempo determinado. Além do torneio, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e se encantar com o Projeto Tamar, que desenvolve um importante trabalho de conservação da vida marinha.
A coordenadora do Profesp na Semed, Walkíria Ramalho, que acompanhou os estudantes durante a viagem, afirma que essa foi uma experiência inédita. Além da prática do esporte, a viagem possibilitou a essas crianças, o desenvolvimento e aplicação de seus conhecimentos obtidos em sala de aula.
Estudantes 
As crianças selecionadas, com idade entre 09 e 12 anos, tiveram melhor desempenho nas atividades do projeto desenvolvido no 59º Batalhão da Polícia Militar. Com a iniciativa, elas aprendem a fazer leitura precisa de mapas, avaliação e escolha de rotas, uso da bússola, concentração sob tensão e tomada rápida de decisões.
Amanda Bezerra (estagiária)/ Ascom

Servidores da Semed participam de capacitação




Com o objetivo de propiciar a atualização permanente de conhecimentos teóricos e práticos sobre a garantia constitucional dos direitos da criança e do adolescente, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (Caica), realiza a II Formação Continuada sobre a Historicidade da Criança e do Adolescente e o Sistema de Garantia de Direitos. O curso acontece até esta sexta-feira (06), na Procuradoria Geral do Município.





O evento tem como público-alvo assistentes sociais e coordenadores pedagógicos do ensino infantil. Segundo a diretora do Caica, Ticyane Melo Bentes, o objetivo da formação é qualificar os educadores com orientações e informações acerca dos direitos e deveres da criança e adolescente em um contexto mais atual.
Durante a programação serão realizados apresentações culturais, palestras, debates e oficinas, além de exibição de vídeos para reflexão. Nesta quinta, acontece a palestra com a doutora em Antropologia Maria de Fátima Machado Albuquerque sobre a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente. Já no dia 06, será vez da palestra da doutora em Serviço Social Márcia Iara Costa da Silva, que abordará o tema “Infância perdida, direitos negados”.
A diretora-geral de ensino da Semed, Sônia Moraes, ressalta que este evento é muito importante para a discussão e troca de experiências entre profissionais, porque possibilita o debate sobre a atual situação da criança e do adolescente alagoanos. Ela ressalta ainda o empenho da Secretaria junto aos conselhos tutelares e aos movimentos sociais para garantir e proteger os direitos e deveres da criança e do adolescente.
Sônia destacou também que a Semed distribuiu, nas escolas da rede, uma cartilha atualizada do Estatuto da Criança e do Adolescente para orientar os educadores.


quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Alunos da Semed participam de simulado para a Prova Brasil 2015







Estudantes do 5º ano da Rede Municipal de Ensino participam, nesta quinta-feira (05), do simulado para a Prova Brasil 2015. O preparatório é uma promoção da Coordenação de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e deve reunir cerca de 300 alunos dos 5º anos de 94 escolas do Município. A avaliação tem como objetivo familiarizar os estudantes do ensino básico a estrutura da prova Brasil, agendada para o período de 09 a 19 de novembro. O teste serve para traçar um diagnóstico do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.

“A avaliação serve como termômetro para orientar quais pontos necessitam de mais atenção e traçar um plano para melhorar o desempenho das escolas e alunos envolvidos”, destacou a coordenadora de Formação Continuada da Semed, Regina Buarque.

A prova consiste em quatro blocos de língua portuguesa e matemática, de modo que aluno terá 25 minutos para responder cada bloco. Os resultados serão divulgados no final deste mês. Para incentivar a participação dos estudantes, os três primeiros alunos tanto dos 5º anos, quanto dos 9º anos que obtiverem os melhores desempenhos no quadro geral serão premiados com brindes fornecidos pela Mind Lab e medalhas de participação.
A avaliação engloba os alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipal, estadual e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo. Seu resultado é um dos componentes utilizados no cálculo do Ideb, que, ao utilizar outros fatores no cálculo, define uma nota que pode ir de 0 a 10 para escolas, cidades, estados e para o Brasil.
No mês passado, a Semed realizou a primeira etapa do simulado, que contou com mais de cinco mil estudantes.  As três maiores pontuações de cada escola foram selecionadas para esta nova etapa, que deverá selecionar as três melhores colocações dos 5º anos.
Ascom Semed