quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Alunos da Semed participam de simulado para a Prova Brasil 2015







Estudantes do 5º ano da Rede Municipal de Ensino participam, nesta quinta-feira (05), do simulado para a Prova Brasil 2015. O preparatório é uma promoção da Coordenação de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e deve reunir cerca de 300 alunos dos 5º anos de 94 escolas do Município. A avaliação tem como objetivo familiarizar os estudantes do ensino básico a estrutura da prova Brasil, agendada para o período de 09 a 19 de novembro. O teste serve para traçar um diagnóstico do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.

“A avaliação serve como termômetro para orientar quais pontos necessitam de mais atenção e traçar um plano para melhorar o desempenho das escolas e alunos envolvidos”, destacou a coordenadora de Formação Continuada da Semed, Regina Buarque.

A prova consiste em quatro blocos de língua portuguesa e matemática, de modo que aluno terá 25 minutos para responder cada bloco. Os resultados serão divulgados no final deste mês. Para incentivar a participação dos estudantes, os três primeiros alunos tanto dos 5º anos, quanto dos 9º anos que obtiverem os melhores desempenhos no quadro geral serão premiados com brindes fornecidos pela Mind Lab e medalhas de participação.
A avaliação engloba os alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipal, estadual e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo. Seu resultado é um dos componentes utilizados no cálculo do Ideb, que, ao utilizar outros fatores no cálculo, define uma nota que pode ir de 0 a 10 para escolas, cidades, estados e para o Brasil.
No mês passado, a Semed realizou a primeira etapa do simulado, que contou com mais de cinco mil estudantes.  As três maiores pontuações de cada escola foram selecionadas para esta nova etapa, que deverá selecionar as três melhores colocações dos 5º anos.
Ascom Semed

Nenhum comentário: