quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Secretária participa de congresso sobre educação ambiental





Sustentabilidade foi a palavra-chave usada pela secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Dórea, durante uma mesa redonda, na manhã dessa quarta-feira (11), na 9ª edição do Congresso Estadual de Educação Ambiental, realizado pelo Instituto Lagoa Viva no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, localizado no bairro do Jaraguá.


A programação foi marcada por apresentações culturais, palestras e exposições de trabalhos de estudantes. Com a temática “Espaços Educadores Sustentáveis: ideias, responsabilidades e ações”, a secretária abriu a mesa redonda e abordou a responsabilidade da sociedade com a preservação do planeta. A professora Ana Dayse destacou a importância das escolas sustentáveis.
“Não existe lugar melhor para criar espaços educadores sustentáveis que nossas escolas. Esses espaços também são responsáveis pela divulgação do conhecimento, pautado em três grandes eixos: a sociedade, a escola e ações individuais e coletivas”, enfatizou a secretária.
Durante seu discurso, Ana Dayse salientou a importância da sustentabilidade que, segundo ela, deve ser defendida nas escolas a fim de transformar hábitos de jovens e adultos para reduzir impactos ambientais. A secretária citou ainda a importância do diálogo para o sucesso das ações, assim como a escolha de uma gestão preparada que entenda do assunto e ponha em prática os projetos.
“É necessário também sensibilizar a classe política para despertar a consciência que isto não é um problema da escola ou do diretor, secretário ou prefeito, mas sim, da humanidade. Nós precisamos estar atentos a isso, uma vez que, pode melhorar a vida de todos nós ou nos trazer sérios problemas”, destacou.
Os eventos do Congresso Estadual de Educação Ambiental envolvem diretamente 41 municípios do Estado de Alagoas e pretendem atender um público de dois mil participantes, objetivando a socialização e a discussão de temáticas em Educação Ambiental e protagonismo juvenil. Diversos segmentos sociais serão envolvidos para disseminar conhecimentos e atividades ligadas às questões socioambientais, através de práticas pedagógicas em escolas e comunidades.
Thiago Guimarães (Estagiário)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: