quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Alunos do 5º e do 9º ano participam da Prova Brasil




Cerca de 94 escolas do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Maceió têm de 09 a 19 de novembro para realizar a Prova Brasil. A avaliação que mede a qualidade de ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro será aplicada a mais de cinco mil alunos dos 5º e 9º anos (4ª e 8ª séries do ensino fundamental) da rede pública de Maceió.
Os alunos terão que responder questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e de Matemática assim como conteúdo de leitura e resolução de problemas. O resultado da avaliação serve de parâmetro para o índice de Desenvolvimento para a Educação Básica (Ideb), nesse sentido a secretária municipal de educação, Ana Dayse Dorea, sensibilizou diretores de escolas, professores quanto à importância da presença do aluno no período de realização da prova.
A secretária classifica o exame como de extrema importância para traçar um diagnóstico do trabalho que está sendo desenvolvido na rede. “A Prova Brasil é uma forma de nos avaliar também, ela não avalia apenas nossos alunos, mas também tudo aquilo que temos feito até agora, e temos feito muito. Estamos investido nas nossas escolas, realizamos um intenso trabalho de reestruturação que passa pela infraestrutura das unidades, bem como a capacitação de professores e gestores visando incentivar e estimular alunos para a melhoria do ensino”, afirma Ana Dayse reforçando que, ao avaliar o aluno, a instituição também está sendo avaliada.
“A medida que os alunos avançam na construção do conhecimento, os índices também melhoram. Além disso, temos uma mostra de como está o desempenho dos educadores na rede, consequentemente, a resposta de como estamos ensinando nossas crianças”, acrescenta a secretária.
Segundo a coordenadora de Formação Continuada da Semed, Regina Buarque, desde o início do ano letivo professores e coordenadores pedagógicos estão sendo preparados em função da realização da prova. “Todo o nosso trabalho foi voltado para a aplicação da Prova Brasil, preparamos nosso corpo docente e nossos alunos para esse grande dia. Foi feito investimento tanto na formação dos professores quanto na melhoria do ensino oferecido na rede. Nosso objetivo é elevar o rendimento do Ideb”, afirma Regina.
A Semed também vem realizando aulas preparatórias e simulados com todos os alunos dos 5º e 9º anos. As atividades seguem os parâmetros curriculares apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais(Inep). Ainda segundo a coordenadora, os simulados do 9º ano foram realizados no ginásio Tenente Madalena, já os simulados do 5º ano foram feitos nas próprias unidades escolares por conta da grande quantidade de alunos.“A partir dos simulados, os alunos foram se adaptando ao método que será cobrado na prova e não terão dificuldade de interpretar as questões”, disse Regina.
Como uma forma de reconhecer os alunos pelo empenho, a Semed, em parceria com a empresa Mind Lab (que desenvolve o programa MenteInovadora nas escolas da rede) premiará os primeiros colocados nos simulados realizados em outubro. Aqueles que alcançarem melhores resultados, poderão receber tablets, smartphones e relógios, além de medalhas de participação.
Para a coordenadora pedagógica da Escola Henrique Hequelman, Márcia Albuquerque, o processo de avaliação é fundamental, tanto para os alunos quanto para as escolas. “Esse ano foi bem sistematizado, tivemos um grande apoio da Semed que nos acolheu com carinho elaborando atividades direcionadas para a prova Brasil, como modelo de questões e marcações. O estímulo do simulado, juntamente com a premiação, também ajudou bastante no sentido de motivar os alunos”, argumentou a coordenadora.
Janaina Farias e Thiago Guimarães (estagiário)/Ascom Semed

Nenhum comentário: