Médico Pediatra Cláudio Soriano falou sobre os primeiros socorros |
A inciativa, fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Hospital do Coração de Alagoas, por meio da Sociedade Beneficente do Coração (Cordial), tem como objetivo contribuir para a redução da mortalidade na infância, fazer a avaliação cardiológica e identificar cardiopatias congênitas em crianças entre 0 e 5 anos.
A palestra de abertura foi proferida pelo médico cardiologista José Wanderley Neto, no pátio da unidade de ensino. Logo após a palestra, os pais e as crianças foram direcionados às salas de aula para avaliação cardiológica.
Comunidade acompanha atenta as orientações |
Ainda durante o lançamento do projeto, o pediatra Cláudio Soriano falou sobre a prevenção e os primeiros socorros em casos de acidentes. “Se você mora em apartamentos deve ficar atento as instalações de tela de proteção nas janelas e ficar atentos na hora do banho das crianças. Muitos acidentes acontecem nesse momento”, alertou.
Médico Cardiologista Wanderley Neto coordena equipe em atendimento |
Sobre riscos de parada cardíaca em crianças com mais de um ano, o médico explicou detalhando mostrando os procedimentos necessários que devem ser tomados pelos pais. “Parada cardiorrespiratória pode ser motivada por ataque de asma, choque elétrico intenso, afogamento, asfixia, inalação de gases tóxicos, problemas cardíacos, reações alérgicas e queimaduras”, comentou.
Para a diretora da unidade de ensino, Cláudia Alves Couto de Souza, o projeto beneficia toda comunidade do bairro. “A nossa região administrativa VII foi contemplada para o lançamento desta ação e isso nos deixa muito feliz. Agradecemos a secretária municipal de Educação Ana Dayse por trazer esse projeto para os alunos da nossa escola e que vai atender também vinte Cmeis do município”, agradeceu.
Procedimento de atendimento das crianças do Cmei |
Alan Dayse de Lima Santos, pai de três alunos, levou toda família para ser atendida. “Somos sempre bem atendidos aqui no Cmei e esse momento é muito importante para nossa família”, disse. Sua esposa, Denise Gregório também comentou o atendimento. “O acompanhamento é completo e se alguma criança apresentar qualquer problema de coração eles fazem todo o procedimento”, enfatizou.
Equipe e comunidade escolar agradecida com atendimento |
O Centro Municipal de Educação Infantil Fúvia Maria atende atualmente 168 crianças, sendo seis turmas em tempo integral, tem dois berçários e duas turmas de maternal I e II, além de quatro turmas da pré-escola de 4 a 5 anos.
João de Oliveira Filho/Ascom Semed
Nenhum comentário:
Postar um comentário