Professores durante a formação do programa Se Liga e Acelera |
Professores e mediadores dos programas Se Liga e Acelera, executados na Rede Municipal de Ensino de Maceió por meio da parceria com o Instituto Ayrton Senna, passam por uma formação na Secretaria Municipal de Educação (Semed) até a próxima sexta-feira (22). A reunião visa preparar os docentes que irão atuar no programa nesse ano.
Na semana que passou, a formação foi para os coordenadores escolares. “É uma preparação para os professores conhecerem o material que será aplicado em sala de aula e a melhor maneira de trabalhar com os alunos que se encontram na distorção idade/escola, que é o foco do programa”, explica a coordenadora dos programas do Instituto Ayrton Senna em Maceió, Paula Panar.
Ela ressalta que o Instituto sempre envia equipes técnicas para acompanhar o início do ano letivo em Maceió e, desta vez, também foram enviados consultores. O objetivo é reforçar a adequação das ações à realidade da Rede pelo fato de as escolas terem calendários diferenciados.
Pelo menos 40 mediadores escolares e 200 professores participam da formação. As atividades dos programas Se Liga e Acelera serão levadas, esse ano, para mais de 70 unidades de ensino da capital, ou seja, aquelas que ofereçam o ensino do 1º ao 3º da educação de séries iniciais. “Há o acompanhamento dos alunos, nos itens que contribuem para o seu andamento, como frequência em sala de aula e cumprimento de atividades escolares.
Como forma de acompanhamento permanente do Instituto em relação à execução dos programas, a coordenadora da entidade, Ednalda Maria de Assis, que também acompanha a formação dos professores esse ano, realiza visitas mensais e apresenta os resultados à secretária de Educação, Ana Dayse Dorea. “Esse trabalho constante tem apresentado saldo positivo nos últimos anos, com a redução constante dessa distorção entre idade e escola dos alunos da rede de ensino de Maceió”, finalizou.
Delane Barros/ Ascom Semed
Nenhum comentário:
Postar um comentário