quinta-feira, 21 de março de 2019

Educação realiza Seminário de Volta às Aulas


Seminário reúne educadores de toda rede municipal.
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza, de 25 a 27 de março, no Hotel Jatiúca, o Seminário de Volta às Aulas. O evento, que marca o início do ano letivo e da Semana da Inclusão, terá como tema “Consolidando os indicadores de qualidade, de inclusão e de inovação da Rede Municipal de Educação”.
A solenidade de abertura contará com a presença do prefeito Rui Palmeira, da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, representantes do Pnud, do Conselho Municipal de Educação (Comed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Alagoas (Undime).
O evento, que está em sua quinta edição, é realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e tem como objetivo avaliar os resultados alcançados na Rede e refletir sobre os avanços e desafios que precisam se enfrentados.
Integrado ao calendário da Secretaria Municipal de Educação, o Seminário reúne educadores de toda a Rede Municipal de Ensino para conhecer experiências de especialistas em educação em nível nacional, bem como as práticas exitosas desenvolvidas pelos próprios educadores. “O seminário já é uma tradição na rede, onde envolvemos toda comunidade escolar, gestores, coordenadores pedagógicos e professores que são as figuras mais importantes nesse contexto. Assim como todos os anos aproveitamos para debater temáticas atuais, nesse, especialmente, vamos abordar a educação do século XXI para dentro das escolas, pois estamos vivendo momentos novos, diferentes do contexto da Educação. Ainda durante o evento teremos o momento para apresentarmos as experiências exitosas que a rede tem, com ênfase no trabalho da biblioteca da Semed”, afirmou Ana Dayse.
Segundo a coordenadora-geral do Pnud, Rita Ippólito, o evento é um seminário muito simbólico para toda a Rede, porque marca um ano de história e muito trabalho, como também anos de muito crescimento, tanto para as crianças quanto para as escolas. “Já são cinco anos de parceria com a Semed, entrando para o sexto ano. O Pnud participa com muito entusiasmo desse momento, participa com muita animação e também com muita expectativa, pois o caminho para uma educação de qualidade, uma educação inclusiva, uma educação em que a criança possa ser acolhida, e ao mesmo tempo possa responder ao seu anseio de aprendizagem possa realmente ser cumprido com todos os esforços e com todos os desafios que devem ser superados na escola pública brasileira”, destaca Rita. Ela complementa que para o Pnud o grande desafio desse ano é poder consolidar todos os resultados alcançados pela Rede, por meios dos esforços de todos os diretores, gestores, professores, alunos e família e pela gestão educacional da Semed.
Programação
A programação do Seminário de Volta às Aulas tem início com a assinatura do plano de trabalho Semed/ Pnud 2019. A conferência magna, um dos momentos mais esperados do evento, será proferida pelo diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos. Ele vai abordar o tema “Como trazer a educação do século XXI para dentro da escola”.
Em seguida haverá a participação de Rita Ippolito, que fará uma explanação sobre “Trajetória, Consolidação e Continuidade do projeto na Rede”. A programação conta ainda com o painel que mostra boas práticas escolares. Ele abordará o tema “A biblioteca escolar como um centro de atividades culturais, de leitura, e fomento para a criatividade, pequisa e conhecimento”, mediado pela coordenadora da biblioteca da Semed, Janaína Tenório.
O evento é voltado para diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e equipe técnica.
Semana da inclusão
No dia 26 será a vez da Semana da Inclusão. O evento tem como objetivo oferecer elementos conceituais e estratégias aos professores a partir de ações práticas. A abertura contará com a presença de autoridades, representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário. O evento será direcionado para gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores da sala de recursos, profissionais de apoio (estagiários), professores de educação infantil, pais de crianças com microcefalia, profissionais de saúde e assistentes sociais.
“A ideia é discutir a inclusão da diversidade que vive na nossa Rede, não só a inclusão social como também a inclusão dos nossos alunos com algum tipo de deficiência. A Rede matriculou no ano passado 3.595 alunos e esse número só deve aumentar. Para falar sobre o assunto estamos trazendo especialistas. Em uma das oficinas o foco será para atenção às crianças que têm sequelas do Zika Vírus, tendo em vista que já começamos receber essas crianças nas escolas. A rede não está preparada ainda, mas ela vem se preparando”, ressalta.
A conferencista Márcia Denise Pletsch, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, conduzirá aula magna abrindo a Semana da Inclusão com o painel: Os filhos da Zika chegaram na escola: E agora? Para este painel foram convidados representantes do Conselho Municipal de Educação (Comed), do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), da Secretaria Municipal de Saúde, coordenadores da educação infantil e da educação especial e coordenadoras pedagógicas dos Centros Municipais de Educação Infantil Fúlvia Rosemberg e Maria de Fátima Melo. No dia 27 a programação segue com oficinas durante todo o dia.
Serviços
Seminário de Volta às Aulas
Dia: 25;
Hora: 8h às 12h20;
Local: Hotel Jatiúca.
Semana da Inclusão
Dias: 26 e 27;
Hora: 8h30 às 17h;
Local: Hotel Jatiúca.
 Janaína Farias / Ascom Semed

Nenhum comentário: