Alunos pré-selecionados participaram da etapa online. Foto:Secom Maceió |
De acordo com Carla Gaspar, coordenadora do projeto Mente Inovadora junto à Secretaria Municipal de Educação (Semed), a etapa é uma sequência do trabalho desenvolvido pelos professores em sala de aula. O programa MindLab trabalha o desenvolvimento de capacidades como raciocínio lógico, trabalho em grupo, concentração, resolução de problemas e solução de conflitos através de jogos de raciocínio lógico.
jogos como abalone, bloqueio, dama e octi, todos focados no raciocínio lógico |
Ainda de acordo com a coordenadora, o programa ajuda aos alunos a solucionar problemas sócio-emocionais, contribuindo assim para superar situações do cotidiano, como ansiedade e frustração. “Os estudantes aprendem por meio dos jogos a ter autocontrole e a lidar com as perdas”, afirma Carla Gaspar. Os alunos participam de jogos como Abalone (jogo de tabuleiro e esferas criado por dois franceses), Bloqueio (os jogadores devem cruzar um tabuleiro contornando os bloqueios que adversários colocam no caminho) e a tradicional dama. “São todos jogos focados no raciocínio lógico”, reforça a coordenadora.
Os alunos viajam custeados pela Semed, e irão acompanhados pelos responsáveis. Pedro Joaquim da Silva, de 10 anos, é aluno 5º ano da escola Zaneli Caldas. Ele destaca a iniciativa como muito positiva. “É uma boa maneira pra exercitar o raciocínio”, afirma.
Delane Barros/Secom Maceió
Nenhum comentário:
Postar um comentário