segunda-feira, 20 de junho de 2011

Alunos da Escola municipal Maria José Clemente participam do Programa "Forças no Esporte"

Foto: Diogo Brandão





Cerca de 100 alunos da Escola Municipal Maria José Clemente Rocha (Benedito Bentes) e crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), de 7 a 16 anos, vão participar do Programa do governo federal “Forças no Esporte”, promovido pelo Exército. Nesta segunda-feira (20), eles participaram da solenidade de abertura. no quartel do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, no Farol.

O projeto consiste em promover a inclusão social e a prática esportiva. De acordo com o coordenador do projeto, capitão Edgar Fernandes Bonfim, os esportes serão realizados durantes dois dias da semana – quarta e quinta-feira –, sempre no segundo horário. Dois professores de Educação Física e dois estudantes darão suporte aos alunos durante as atividades. As crianças terão direito a uniformes, almoço e lanche.

Ele enfatiza que uma das propostas do projeto, além de estimular as atividades esportivas, é encontrar futuros talentos. “A criança que se destacar em alguma modalidade esportiva será encaminhada à federação do esporte competente”, afirma o capitão Edgar. Ele explica que o projeto é uma ótima oportunidade para crianças que ficam ociosas, sem ter o que fazer após o termino das aulas.

Segundo a pedagoga da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ticiane Bentes, o projeto consiste em complementar a educação regular. “Pela manhã, as crianças estudam na escola, depois almoçam aqui no Exército, participam de palestras educativas, praticam esportes, lancham e às 17 horas retornam à escola”, explica.

O comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, coronel Pinto Sampaio, destacou que o programa tem como objetivo oferecer condições adequadas para a prática esportiva com qualidade. “Cada criança que entra no quartel e recebe o carinho de nossos militares, realizando atividade física, estará crescendo e vendo bons exemplos”, afirma.

O projeto permite, ainda, a oportunidade de as crianças conhecerem a vida militar, transitarem num ambiente do Exército e, ao mesmo tempo, participarem de atividades educacionais e esportivas.

O programa será acompanhado pelas pedagogas da Semed Tatiane Teles e Ticiane Bentes (DGE), que representaram, na solenidade, o secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão.

Estiveram presentes o secretário municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Toledo, o coordenador do Centro de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente da Semed, Cristovão da Silva, e a representante do Digen, Maria José Teixeira.

Nenhum comentário: