No primeiro dia de atividades da semana de conscientização da comunidade escolar e da sociedade sobre o trabalho infantil, foi realizado no Auditório Paulo Freire, na Secretaria Municipal de Educação, a palestra, “Direitos Humanos na Escola: tecendo caminhos para a cidadania. Uma abordagem necessária à transversalidade do currículo”, ministrada pela Professora Dra. Elione Maria Nogueira Diógenes.
O evento que aconteceu nesta segunda-feira (06), foi destinado aos diretores, coordenadores pedagógicos, professores, assistentes sociais e representantes do conselho tutelar da rede municipal de ensino, e teve como principal iniciativa abrir o debate com os formadores, e contribuir para o desenvolvimento político e cidadão das crianças e adolescentes.
A atividade faz parte do Programa Ministério Público do Trabalho na Escola – Erradicação do Trabalho Infantil. Suas ações pretendem promover junto às escola da rede municipal uma discussão pedagógica e crítica sobre problemas causados pelo trabalho precoce das crianças e adolescentes.
Para Rosilene Santos, coordenadora e formadora do Programa Ministério Público do Trabalho na Escola da rede municipal de ensino, o projeto propõem que todos trabalhem juntos na conscientização da importância da erradicação do trabalho infantil. “A escola sozinha não vai erradicar nada, é preciso o apoio de todos nesse trabalho”, afirma ela.
“Só é possível acabar com o trabalho infantil e a violência com educação. E é com a educação também que temos a capacidade de emancipar a vida do ser humano”, afirma Profª. Drª. Elione Diógenes.
As atividades da semana de conscientização da comunidade escolar e da sociedade sobre o trabalho infantil continuam até 12 de junho, Dia Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, durante todos os dias vão acontecer ações educativas com palestras, bate-papos com crianças, contação de história, cinema, distribuição de cartilhas e apresentação culturais.
Repercussão:
Nenhum comentário:
Postar um comentário