quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mais Educação reúne diretores e técnicos da SEMED


A coordenação do Mais Educação organizou mais um encontro de diretores e coordenadores do programa, no Centro de Formação Paulo Freire, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para tratar de assuntos pertinentes ao programa e relacionados à outros departamentos, como PDE, Educacenso, Prestação de Contas e Projeto Político e Pegagógico.


A coordenadora local do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), Francisca Correia, esclareceu dúvidas sobre os recursos do PDE e as ações conjuntas entre os dois programas. Segundo Francisca, as escolas recebem recursos de várias fontes e devem utilizá-los de forma planejada, em sintonia com as metas traçadas para o desenvolvimento da unidade e o aumento dos índices de desempenho dos alunos.


Segundo Marcia Amaral, coordenadora do Departamento de Dados e Informações, o envio das informações do censo escolar pelas redes públicas é pré-requisito para o repasse das verbas federais para as escolas, que é calculado através do número de alunos informado. No caso das atividades do Mais Educação, os alunos precisam ser registrados em turmas específicas, além do registro normal da sala regular.


O Programa Mais Educação deve estar dentro do Projeto Político e Pedagógico. (PPP), que é o documento norteador da prática pedagógica escolar, explicou a técnica Ana Lucia Galdino, do Departamento de Acompanhamento Escolar (DAE), em sua explanação. Segundo Ana Lucia toda a equipe do DAE estão empenhados em fazer com que todas as escolas da rede produzam seus PPPs até o final do ano.


Segundo a coordenadora do programa “Mais Educação” em Maceió, Edleuza Maciel, com a educação integral a escola promove, além do ensino, atividades primordiais ao desenvolvimento cultural da criança, como música, dança e esportes. ”Os projetos implementados nas escolas são desenvolvidos de acordo com o perfil da comunidade escolar e as necessidades que elas apresentam”. explicou a coordenadora.


O Mais Educação é um programa federal coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Nenhum comentário: