terça-feira, 7 de junho de 2011

Sesc/Semed abre 10º concurso de quadrilhas matutas

Foto: Mauro Fabiani


A Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Educação( Semed) deu iniciou nesta segunda-feira,(06) à abertura do 10º Concurso de Quadrilhas Matutas das escolas municipais. O concurso está sendo realizado no espaço recreativo I SESC Poço, e reuni 21 escolas que disputam primeiro, segundo e terceiro lugar. No dia nove e último dia do evento, será escolhida a grande vencedora. As apresentações têm iniciou às 17h.

Este ano, o concurso traz o tema “forrozando com a educação” cuja proposta é promover a integração das escolas com a sociedade, além de resgatar a quadrilha matuta-dança típica muito comum nesse período do ano. O concurso está dividido em dois grupos: A e B. O grupo A, representa alunos do 1º ao 5º ano. Já o grupo B, contempla alunos do 6º ao 9ºano. A quadrilha da escola Valter Pitombo Laranjeira, da Vila Brejal, foi a vencedora do último concurso.

De acordo com o coordenador do Departamento de Artes e Cultura da Semed, Vittor Rodrigues, o objetivo é resgatar o aspecto artístico mais original do ciclo junino. “Este ano comemoramos 10 anos de festa e juntos vamos forrozar com a educação pela propagação da cultura nordestina”, destaca Vittor.

Ele explica ainda que cerca de 30 escolas participam do concurso, mas apenas 21 delas concorrem aos prêmios. O evento está sendo organizado pelo departamento de Artes e Cultura da Semed, e tem como objetivo resgatar as tradições inerentes aos festejos juninos. A diretora Geral de Ensino, Maria Clara, ressaltou a importância do trabalho da Semed em conjunto com a coordenação de Artes e Cultura, no sentido de promover este diálogo. “A arte está na alma do nosso povo, e podemos visualizar na expressão cultural que as festas juninas traduzem”, acentua.

As quadrilhas vencedoras receberão troféus artesanais e medalhas dos três primeiros lugares. Durante as apresentações haverá ainda outras modalidades atrativas, a exemplo, de grupos de coco de roda, dança da fita, dança da peneira, entre outras danças típicas. Elaine Oliveira, diretora de Gerenciamento Escolar, enfatiza que há 10 anos a Semed realiza o evento e, que segundo ela, um dos desafios impostos à escola é a significação da vida cotidiana. “Projeto culturais são canais pedagógicos de diálogo e inclusão social. Forrozando com a educação festeja este trabalho!”. Afirma.

O concurso de quadrilhas está sendo realizado com o apoio de vários parceiros, dentre eles: Sesc Alagoas, Secretaria Municipal de Comunicação( Secom), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Guarda Municipal, Secretaria de Turismo e Programa Escola Aberta. As apresentações seguem nesta quarta e quinta feira, dias (08) e (09).

Nenhum comentário: