terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Programa Brasil Alfabetizado realiza aula inaugural

Fotos: Mauro Fabiani

l


A terceira etapa do Programa Brasil Alfabetizado da rede municipal de ensino, teve inicio nesta terça-feira (09). A aula inaugural aconteceu no teatro do Centro de Convenções e teve a presença dos coordenadores, alfabetizadores e alfabetizandos.


O evento contou ainda, com a presença de diretores e coordenadores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), do secretário-adjunto, Marcelo Nascimento e dos deputados estaduais, Paulo Fernando (Paulão) e Judson Cabral integrante da comissão de Educação da Assembléia Legislativa de Alagoas.



Com uma belíssima apresentação do grupo de dança, da escola Zumbi dos Palmares e da declamação do texto, “Um dia na vida de um ferreiro”, apresentado pelas professoras Lúcia Melo e Érica Patrícia, foi dado início a solenidade de abertura do programa.



Essa nova etapa, consiste em formar 9 mil alunos, numa proposta de letramento, que aborda várias temáticas multidisciplinar e interdisciplinar. Suas aulas acontecerão próximas as residências dos alunos, num contato direto do alfabetizando com o alfabetizador.



De acordo com Maria da Penha, diretora departamento de Educação de Jovens e Adultos, o principal objetivo do programa, “é alfabetizar e inserir esses jovens e adultos na rede municipal de ensino, garantindo sua permanência na escola. Numa ação, onde todos estarão envolvidos para mudar essa realidade do analfabetismo”, diz ela.


“Sendo essa educação inclusiva, uma oportunidade para as pessoas que se encontram fora da educação, consigam grandes transformações na sociedade”, enfatiza Marcelo Nascimento, secretário-adjunto.


O programa Brasil Alfabetizado está sendo desenvolvido em todo Brasil, com prioridade nos municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%, encontrando-se na região Nordeste seus maiores índices.



O compromisso do município de Maceió e da Semed, é implementar ações que garantam o direito a educação, “com uma formação que construa sujeitos críticos”, diz Maria de Lourdes, gestora do Programa Brasil Alfabetizado.


Esse processo de libertação, com o fim do alfabetismo, é um compromisso coletivo, onde é necessário que todos façam sua parte, para melhorar a educação em nosso município. “Numa proposta, que discuta uma mudança de vida, um aprender cidadão”, enfatiza Paulão.

Nenhum comentário: