terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Semana pedagógica aborda a temática diversidade

Fotos: Fabiana Santos

Anualmente, acontece na escola municipal Marcos Soriano, a semana pedagógica, destinada aos professores e técnicos administrativos. Este ano, os debates aconteceram nesta terça-feira (23), e abordou a temática "A diversidade na escola".

O tema diversidade, foi escolhido para discussão por ser um assunto atual, e que facilitar o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e as práticas de ensino na escola, afirma Marcos Lima, diretor da Marcos Soriano.

O PDE propõe uma educação básica de qualidade para os estudantes, envolvendo nesse processo os gestores, professores, alunos e pais, numa iniciativa esclarecedora, sobre o que acontece dentro e fora da escola, tendo nesse objetivo a permanência do aluno na sala de aula.

Na escola Marcos Soriano, os debates iniciaram com uma palestra do professor Maxwell Brandão, abordando a diversidade étnico-racial na sala de aula. Segundo o professor, a escola pública tem que ser um espaço que não exclua de forma alguma, para isso, "não pode fechar os olhos para diversidade”, diz Maxwell.

Mas como trabalhar a diversidade na escola? É preciso mapear o trato que já é dado a diversidade, esse é o ponto de partida, para o equacionamento da relação da diversidade e currículo, enfatiza Maxwell.

Seguindo com o ciclo de debate, Marcelo Nascimento, secretário-adjunto, abordou a temática diversidade sexual na escola. Para Marcelo, com esse tema o professor pode através de atividades pedagógicas, construir uma relação de respeito, levando em consideração o tema sexualidade.

A escola precisa ser cada vez mais inclusiva, pensando sempre nas diferenças e nos diferentes, numa perspectiva que crie acima de tudo, um espaço de confiança e integração da educação, dos professores, da família com o aluno.

Para professora Betânia Gomes, o grupo da escola estava sentindo necessidade de discutir esse tema, “de uma forma positiva, esse debate vai contribuir na formação dos professores”.enfatiza ela.

Nenhum comentário: