O tema diversidade, foi escolhido para discussão por ser um assunto atual, e que facilitar o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e as práticas de ensino na escola, afirma Marcos Lima, diretor da Marcos Soriano.
O PDE propõe uma educação básica de qualidade para os estudantes, envolvendo nesse processo os gestores, professores, alunos e pais, numa iniciativa esclarecedora, sobre o que acontece dentro e fora da escola, tendo nesse objetivo a permanência do aluno na sala de aula.
Na escola Marcos Soriano, os debates iniciaram com uma palestra do professor Maxwell Brandão, abordando a diversidade étnico-racial na sala de aula. Segundo o professor, a escola pública tem que ser um espaço que não exclua de forma alguma, para isso, "não pode fechar os olhos para diversidade”, diz Maxwell.
Seguindo com o ciclo de debate, Marcelo Nascimento, secretário-adjunto, abordou a temática diversidade sexual na escola. Para Marcelo, com esse tema o professor pode através de atividades pedagógicas, construir uma relação de respeito, levando em consideração o tema sexualidade.
A escola precisa ser cada vez mais inclusiva, pensando sempre nas diferenças e nos diferentes, numa perspectiva que crie acima de tudo, um espaço de confiança e integração da educação, dos professores, da família com o aluno.
Para professora Betânia Gomes, o grupo da escola estava sentindo necessidade de discutir esse tema, “de uma forma positiva, esse debate vai contribuir na formação dos professores”.enfatiza ela.
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