sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Semed discute implantação de cooperativismo no programa “Escola Aberta”

Foto: Diogo Brandão
A possibilidade de implantação do sistema de cooperativismo em atividades já desempenhadas em programas como “Escola Aberta” voltou a ser tema de destaque, nesta quinta feira (25), entre a Secretaria Municipal de Educação e a Organização e Sindicato das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL).

Desta vez, o evento que reuniu diretores e coordenadores do Mais Educação, Gestão Democrática, Formação Continuada e Arte e Cultura da Semed, contou também com a presença de representantes da Universidade Federal de Alagoas, coordenadores e professores que integram o programa federal “Escola aberta”.

O sistema de cooperativa propõe a agregação de pessoas com objetivos semelhantes por meio de produção coletiva de trabalho, unida pela cooperação de obtenção de renda.

Com a perspectiva de que a proposta de adesão ao sistema de cooperativas na rede municipal de ensino possa estimular ações econômicas e financeiras conjuntas nas comunidades com o apoio das escolas, a Diretora de Programas Especiais da Semed, Regina Bispo, pretende incrementar, sobretudo, nas atividades desenvolvidas nos finais de semanas, por meio do programa “Escola Aberta”, a cultura de cooperativismo, dando assim, impulso aos meios sustentáveis daquela região.

“As cooperativas exercitam espírito de empreendedorismo. O ser humano precisa e deve produzir. Ele é capaz disso. Precisamos estimulá-los a ganhar com o que produz. Inserir a cultura da produção coletiva. Acredito que com essa interação de empreendedorismo conseguiremos integrar mais as pessoas e melhorar a auto-estima delas, mas para isso precisamos de parceiros para fortalecer as ações”, pondera a diretora, completando que qualquer parceiro é bem vindo ao “Escola Aberta”.

No inicio do mês, houve outro encontro com a Superintendente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas, Márcia Túlia Pessoa com o objetivo de apresentar para os técnicos da Semed a proposta da inclusão de cooperativas no sistema municipal de ensino.

Percebendo a importância social da inserção do cooperativismo aos programas da rede municipal de ensino, o secretario municipal de Educação Thomaz Beltrão pediu que os técnicos estudassem uma maneira de incorporar e adequar o sistema a realidade das atividades desenvolvidas nas escolas.

A idéia evoluiu e o programa “Escola Aberta” como afirma, Regina Bispo, já está dando os primeiros passos para o aprimoramento do projeto de cooperativa em parceria com a Organização e Sindicato das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/AL), e a Semed.

A diretora adianta que a Semed deverá promover em breve a formação de profissionais envolvidos com trabalhos no programa “Escola Aberta”, incluindo coordenadores escolares e professores comunitários, para que possam ser multiplicadores, nas regiões em que trabalham, de objetivos econômicos, sociais e culturais.

Nenhum comentário: