quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Semed promove troca de experiências entre conselhos escolares

Fotos: João Filho

Os conselheiros das escolas municipais Nosso Lar I, Haroldo da Costa e Audival Amélio, participaram, nesta terça feira (23), na Nosso Lar I, no Vergel, de uma mesa redonda com objetivo de socializar experiências e fortalecer conselhos locais. O evento, que terá continuidade, nesta quinta feira (25), propõe ainda incentivar a participação da comunidade no processo educativo da escola.

Como uma das principais atividades de um conselheiro é fiscalizar os recursos aplicados na escola e participar da discussão do projeto pedagógico juntamente com diretores e professores consolidando assim a gestão democrática, o Diretor do Departamento de Gestão Democrática da Secretaria Municipal de Educação, Harry Guerra Clark, salienta que nada como compartilhar experiências de outros conselhos escolares para que possa servir de base para implementação e aprimoramento de resultados positivos em outras escolas.

Foto: Mauro Fabiani

“Expor e ao mesmo tempo socializar as experiências, e a partir daí proporcionar aos demais conselhos escolares idéias que possam dentro da realidade local servir de melhoria para a comunidade escolar. Assim acreditamos que essas experiências possam trazer para os membros dos conselhos mais conhecimento e contribui para o seu fortalecimento”, completa.

Segundo ele, a iniciativa de criar uma mesa redonda que reúna experiências de conselheiros, nasceu da necessidade de exteriorizar como funciona na prática o trabalho de um conselho escolar. A intenção, ainda de acordo com ele, é esclarecer com a experiência de outros conselhos como se dá o gerenciamento coletivo da escola e como o conselho pode contribuir para qualificar a educação.

Foto: João Filho

Diretores e alguns integrantes dos conselhos das escolas municipais Haroldo da Costa e Audival Amélio, que foram convidados para narrarem suas experiências, relataram várias situações vivenciadas no âmbito escolar. Dentre as experiências mostradas estão, por exemplo, aquisição de equipamentos de informáticas, nomeações de professores, garantia de matrículas nas escolas, entre tantos objetivos específicos das unidades escolares.

Foto: Mauro Fabiani

A convidada, Ana Lúcia Medeiros, Diretora da Escola Municipal Haroldo da Costa, enfatizou em seu relato a importância da participação dos pais na vida escolar de seus filhos e destaca que todos: pais, alunos, professores, funcionários são responsável pelo processo educativo dos alunos. Ela lembra ainda que o conselho é um espaço de exercício de cidadania. “Com o surgimento dele surge também um espaço de discussão e participação na escola.”, diz, reforçando a importância da utilidade do conselho na escola. “Ele deve ser participativo”, afirma.

Foto: João Filho


Repercussão


Portal de Maceió


Coisas de Maceió


primeira de edição



Nenhum comentário: