terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Maceió prepara o Plano Municipal de Políticas Públicas e Cidadania para LGBT




Foto: Adriana Cirqueira




A Comissão Interinstitucional de Elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas e Cidadania para LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) se reuniu na manhã desta segunda-feira (30), na Secretaria Municipal de Educação (Semed).



A Coordenadora de Promoção das Minorias Sociais e Diversidade Sexual, Ana Pereira, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Secretário Adjunto de Educação, Marcelo Nascimento receberam representantes de diversas secretarias municipais e sociedade civil organizada para discutir os preparativos iniciais do referido plano.



A Semas é a secretaria responsável pelo projeto. A Portaria nº 20/11 destaca o papel da Semas na promoção e coordenação de projetos e atividades de direitos humanos para o público LGBT. Para Ana Pereira, a participação democrática das instituições é importante para que haja um real compromisso com a causa. “Esse é um novo momento de reconhecimento da diversidade sexual na cidade de Maceió”, afirma a coordenadora.



Segundo Marcelo Nascimento, as instituições envolvidas na elaboração do Plano estarão reunidas nos dias 14 e 15 de fevereiro, no Auditório Paulo Freire, da Semed, em oficinas para coadunar propostas e ações para a construção do plano. O plano será composto por ações e metas de curto, médio e longo prazo para um período de quatro anos. “Essas ações visam a promoção da cidadania da população LGBT, combater a homofobia e a defesa dos direitos desse segmento”, informou Marcelo.



Participarão das oficinas 40 representantes do governo municipal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e sociedade civil organizada. O resultado dos trabalhos será compilado para a confecção do Plano Municipal de Políticas Públicas e Cidadania para LGBT que será lançado no dia 28 de fevereiro e contará com a presença da Ministra de Estado da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), Maria do Rosário Nunes.




segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Solenidade marca formatura do Projovem Urbano


Foto: Janaína Farias



Mais de seiscentos alunos do Projovem Urbano de Maceió participaram na noite da última sexta-feira (27), no Teatro Deodoro, da cerimônia de formatura e entrega de certificados de conclusão do ensino fundamental e qualificação profissional. O curso teve a duração de 18 meses e tem como objetivo elevar o grau de escolaridade e a prática do exercício de cidadania.


A solenidade de abertura contou com a presença do Prefeito de Maceió, Cícero Almeida, do secretário Municipal de Educação, Thomaz Beltrão, do coordenador geral do Programa, Gino César, do secretário municipal de Infraestrutura e paraninfo da turma, Mozart Amaral entre outras autoridades.


Durante a solenidade o Prefeito, Cícero Almeida, parabenizou os formandos e ao mesmo tempo anunciou a abertura de mais de mil e novecentas vagas para o ProJovem 2012. Na oportunidade o secretário de educação, Thomaz Beltrão ressaltou a importância de parceiros, bem como o esforço e a luta dos jovens em investir em educação como carro chefe de se inserir no mercado de trabalho por meio de uma profissão.


O coordenador geral do programa em Maceió, Gino César acentuou a realização da 1ª festa de formatura do programa, onde 668 jovens com idade entre 18 e 29 anos conquistaram não só o ensino fundamental como também aprenderam um ofício para formação inicial ao trabalho “Isso é muito significante por que representa a conquista da cidadania e a participação cidadã. Espero que cresça ainda mais o interesse pelos estudos. O principal papel do programa é de dar o ponta pé inicial para que eles possam vencer e obter mais conquistas em suas vidas”, assegura Gino.


O evento teve início com apresentação de luzes cênicas que fez maior sucesso e animou ainda mais os formandos. Em seguida, a aluna escolhida para fazer o juramento da turma, Nadeje da Silva Santos, disse que essa foi apenas a primeira etapa de muitas outras que virão pela frente. Já o orador da turma, Luiz Paulo Aureliano dos Santos acentuou a oportunidade que foi dada pelo governo e reforçou o empenho de professores e coordenadores do programa pela conquista do diploma.


Pais e familiares assistiram toda a programação do evento do lado de fora do teatro, onde foi montado um telão que permitiu acompanhar toda a cerimônia. Cleonilde Ribeiro da Silva, mãe de Dasianne Ribeiro da Silva, formada em Telemarketing, disse que o certificado vai ser fundamental na vida da filha e vai ajudar a ela a crescer profissionalmente facilitando na hora de arrumar um emprego. “Se não fosse esse curso seria muito mais difícil para a minha filha”, frisou.


De acordo com a assistente pedagógica do programa, Solange Gouveia, os formandos fizeram uma formação inicial nos Arcos Ocupacionais e Qualificação Profissional nas áreas de Telemática (help desk, operador de micro, promotor de vendas e telemarketing); Administração (almoxarife, office-boy, office-girl, administrativo e almoxarifado); Construção e Reparos (ladrilheiro, gesseiro, pintor e reparador); e Serviços Pessoais (manicure, pedicura, depilação, maquiagem e cabeleireiro).


Os convites para a posse festiva de diretores e vice estarão disponíveis a partir do dia (01)quarta-feira


A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que os convites para a posse festiva de diretores e vice-diretores eleitos estarão disponíveis a partir de quarta-feira (01). Os convites serão entregues pelo Departamento de Gestão Democrática. Lembrando que cada diretor e vice terão o direito de levar um acompanhante. A eleição ocorreu em outubro e dezembro do ano passado. A posse oficial aconteceu no dia nove de janeiro deste ano.

O evento acontece no próximo dia 3 de fevereiro, no Iate Clube Pajuçara, às 19h. Compareçam!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ProJovem Urbano realiza formatura de 668 alunos na próxima sexta-feira

O ProJovem Urbano de Maceió realiza, nesta sexta-feira (27), às 19 horas, no Teatro Deodoro, a formatura de 668 formandos. O curso que teve duração de 18 meses ininterrupto formou alunos no Ensino Fundamental e na qualificação Profissional.

Em Maceió, o programa é executado pela Prefeitura por meio da Semed em parceria com o Governo Federal. Os alunos matriculados desenvolvem atividades junto à comunidade e tem a oportunidade de aprender um ofício nos eixos profissionalizantes.

De acordo com a coordenadora pedagógica do programa em Maceió, Solange Gouveia, os formandos fizeram uma formação inicial nos Arcos Ocupacionais e Qualificação Profissional nas áreas de Telemática (help desk, operador de micro, promotor de vendas e telemarketing); Administração (almoxarife, office-boy, office-girl, administrativo e almoxarifado); Construção e Reparos (ladrilheiro, gesseiro, pintor e reparador); e Serviços Pessoais (manicure, pedicura, depilação, maquiagem e cabeleireiro).

Para o coordenador executivo do ProJovem Urbano em Maceió, Gino César, programa destina-se a promover a inclusão social de jovens de 18 a 29 anos de idade, que, pesar de alfabetizados não concluíram o ensino fundamental, buscando sua re-inserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciá-los oportunidades de desenvolvimento e exercício efetivo da cidadania. “Buscamos sempre alcançar os objetivos do programa, que é aumentar o grau de escolaridade de nossos jovens e proporcionar qualificação profissional inicial”, afirma.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Semed marca para o dia 3 de fevereiro a posse festiva de diretores e vice-diretores

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) marcou para o próximo dia 3 de fevereiro, no Iate Clube Pajuçara, às 19h, a posse festiva de diretores e vice-diretores, vencedores no processo eleitoral, ocorrido entre as comunidades escolares de 101 escolas da rede municipal de ensino.

Os representantes escolhidos pela comunidade escolar têm mandato de quatro anos nos cargos e ficarão à frente de suas unidades de ensino até 2015. A eleição ocorreu em outubro e dezembro do ano passado. Na ocasião votaram professores e funcionários, responsáveis por aluno menor de 16 anos e alunos matriculados no ensino médio e no ensino profissional.

Todo o processo de eleição se deu na própria escola com a coordenação da Comissão Eleitoral Escolar, que se reporta a Comissão Eleitoral Central. O principal papel do diretor é promover práticas que estimulem a participação da comunidade escolar nas decisões e ações presentes no cotidiano escolar. O diretor é um elemento norteador para conduzir a administração do espaço físico e pedagógico da escola.

O secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, disse que a transformação do processo educacional deve ser sempre democrática. “Porque a escola deixou de ser apenas o local para se adquirir conhecimento e passou a funcionar como formação do cidadão. Nesse contexto é que a escola deve ter a função de incluir a comunidade em sua programação, em sua função social”, disse Beltrão.

Semed informa que estão abertas as inscrições para Graduação a Distância

A diretora de Gerenciamento de Ensino (Digen) da Semed, Maria Clara Lopes, comunica que a Digen, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), estão com as inscrições abertas para o vestibular 2012 nos cursos de Pedagogia, Licenciatura em Matemática e Física, na modalidade a distância pela UAB.

Os interessados poderão se inscrever até a próxima sexta-feira (27), pelo site www.copeve.ufal.br - são 400 vagas no total-. Será exigida a comprovação do ensino médio e uma taxa de inscrição no valor de R$ 50,00. A data das provas esta marcada para o dia 26 de fevereiro.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um projeto construído pelo Ministério da Educação em parceria com os Estados, Municípios e Universidades Públicas de Ensino Superior para oferta de cursos de Graduação, Pós Graduação e de Extensão Universitária visando ampliar o número de vagas da educação superior para a sociedade, promover a formação inicial e continuada para os profissionais do magistério e para os profissionais da administração Pública. Todos os cursos são válidos e reconhecidos pelo MEC.

Os cursos são na modalidade a Distância, semi presenciais. Nesse sentido, existem momentos em que os alunos devem necessariamente comparecer ao Pólo para participarem das aulas através do sistema de vídeo conferência com comunicação em tempo real, aulas com os professores presencialmente, grupos de estudos para resolução de exercícios e tarefas, realização de provas, sendo que todas as atividades são acompanhadas por Professores Tutores especialistas em cada área de atuação.

Para as Graduações o sistema de ingresso é através de vestibular para demanda social e através da Plataforma Paulo Freire para a formação de professores em exercício do magistério e para as Pós Graduações geralmente a Universidade analisa o currículo.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Secretários confirmam parceria entre Semed e SEE




Foto: Mauro Fabiani



Os secretários de Educação do município, Thomaz Beltrão e do Estado, Adriano Soares, convocaram uma entrevista coletiva, para confirmarem a parceria do regime de colaboração, que tem como objetivo buscar atender todas as demandas dos estudantes que buscam as redes para realizarem sua matrícula A ideia é garantir o acesso deste público à educação na capital alagoana.


Na coletiva, o secretário Thomaz Beltrão, confirmou que o Ministério da Educação (MEC) já sinalizou com a possibilidade de construir 59 novas escolas em Maceió para reforçar a rede pública municipal de ensino. Para que as unidades sejam construídas, a Prefeitura de Maceió precisa apenas disponibilizar os terrenos para o governo federal.


Ainda segundo p secretário, dentre as escolas que já receberam a autorização do MEC está a construção de um Centro de Educação Infantil, localizado num terreno ao lado do Ginásio Tenente Madalena, na Cambona - bairro vizinho ao Bom Parto -. O Centro atenderá entre 120 a 240 crianças de 0 a 5 anos de idade.


Thomaz informou ainda, que a iniciativa da parceria entre os entes federados só vem a fortalecer o regime de colaboração que tem sido bastante importante para a cessão de imóveis e permuta de pessoal entre as redes. Beltrão confirmou que as matrículas para os alunos novos na rede municipal de ensino começam na próxima segunda-feira (23) e deverá encerrar no dia 27. Ele confirmou ainda, o dia 13 de fevereiro de 2012 como início do ano letivo.


Para o secretário Adriano Soares, a parceria é importante, pois, irá garantir as condições de aprendizagem dos alunos e também o acesso à educação para todos. “Sabemos que em 2012 será um ano em que precisaremos passar por ajuste. E estes ajustes serão feitos para que nenhum aluno deixe de estudar ou fique sem vaga”, afirmou. Ele disse ainda, que a expectativa da secretaria, de 9 mil pessoas realizando a pré-matrícula, foi superada, chegando a 22 mil pessoas com o cadastro confirmado.


Adriano confirmou que o programa Ronda Escolar, lançado pelo governo do Estado recentemente, que tem, entre seus objetivos, promover o reforço do policiamento no entorno das escolas, também ira beneficiar as escolas municipais.


Com a adequação de matrícula para atender a todos os estudantes que procuraram a rede estadual, que será feita entre técnicos do município e do estado, o início da fase de confirmação de vaga e agendamento foi adiada do dia 21, sábado, para o dia 25 de janeiro, próxima quarta-feira.



quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Iniciada obras de construção da Creche Escola Herbert de Souza

Fotos: Mauro Fabianni


Começaram nesta quinta-feira (19), as obras de construção da nova Creche Escola Herbert de Souza, que será no bairro de Jacarecica. Depois de concluída, a Creche Escola vai proporcionar que a instituição aumente o número de vagas de crianças oferecidas atualmente.

Além da transferência da Creche Escola, que funcionava próxima ao antigo lixão, a nova sede vai permitir a instalação de um berçário pronto para receber crianças com idades de 0 a 2 anos. O novo endereço da Escola Herbert de Souza representa um desafio para dotar a comunidade de um melhor atendimento.

A parte destinada a creche contará com quatro salas de educação com banheiros; um berçário equipado com copa e fraldário; uma sala de estimulação, que serve para os bebês exercitarem a coordenação motora; uma cozinha equipada com câmara fria, dispensa, área de serviço e banheiro para funcionários; e uma área para recreio infantil.

Já a parte de escola terá cinco salas de educação de ensino fundamental; um laboratório de informática; uma área de recreio exclusiva para o ensino fundamental, uma sala de leitura e banheiro equipado com sanitário adaptado para crianças com deficiente.

A área administrativa terá refeitório, recepção, secretaria arquivo, almoxarifado, sala de professores, sala para coordenação pedagógica, sala da diretoria geral, sala de recurso e banheiro para funcionários.

Segundo o secretário Thomaz Beltrão, o crescimento na educação do município se deve ao trabalho feito com muita responsabilidade e prudência. Ele enalteceu a expansão física que o município está passando, sendo um marco da administração do prefeito Cícero Almeida.

“Este governo será reconhecido como o que mais construiu escolas na cidade de Maceió. O compromisso do prefeito com a educação é tão grande que novos projetos poderão ser desenvolvidos”, disse. Para ele, trata-se de um novo momento da educação em Maceió, fruto de um trabalho em conjunto, alinhado com o governo federal.

De acordo com a diretora da escola creche Dilza Ávila da Rocha, a construção representa um desafio para dotar a comunidade de um melhor atendimento. “Quero agradecer a todos por este momento. Foi muito pedido e muita luta para a realização deste sonho que começa a ser realizado a partir de hoje”, afirma.



terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Alunos da rede municipal realizam apresentação de judô no projeto Viva Verão



Alunos escola Higino Belo, que participam do Programa Mais Educação apresentaram no último final de semana na orla de Pajuçara atividades de judô. Exercícios de quedas e apresentação para golpes foram algumas das atrações do grupo que atraiu as atenções de turistas e curiosos no projeto Viva Verão.

De acordo com Coordenador do Projeto Viva Verão e professor de judô, Eduardo Acioli o projeto tem como objetivo promover práticas esportivas na orla, e ao mesmo tempo proporcionar em especial as crianças do programa Mais Educação uma tarde diferenciada onde eles possam socializar seus conhecimentos sobre a arte marciais com o público.

A Coordenadora do programa Mais Educação em Maceió, Edleuza Maciel, informa que todo final de semana uma escola que integra o programa estará realizando diversas atividades culturais e esportivas. “Queremos mostrar a sociedade o que nossos alunos aprendem no programa que tem como proposta evolver ações culturais e esportivas, visando melhorar o ambiente e o rendimento escolar”, salienta ela.

No próximo domingo o projeto promete mais atividades. No espaço artes marciais o público terá aula de judô, Jiu jJtsu, Muay Thai. Já no espaço fitness o show fica por parte da academia Top com aulas de Power Jump e Body Jump. O público poderá optar entre o espaço fitness, atividades de artes marciais ou assistir a apresentações culturais.

O projeto Viva Verão é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer ( Semel) com a parceria de várias instituições e o apoio da Semed por meio do programa Mais Educação. O Projeto acontece com atividades simultâneas em toda a orla de Pajuçara, durante os meses de dezembro e janeiro. As atividades - gratuitas e abertas à comunidade - acontecem diariamente, das 8h às 11h e das 15h às 18h e vão até o dia 25 de março.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Escola Municipal Fatima Lyra proporciona momento de diversão para os alunos


Momento de lazer. Alunos do 1º ao 5º ano da escola municipal Fátima Lyra participaram na sexta-feira de um dia de diversão no Ginásio Fantástico, no bairro do Benedito Bentes. A atividade foi supervisionada por professores e monitores da rede municipal de ensino.

Para diretora da escola, Rosangela dos Santos, os alunos puderam participar de um momento de socialização. "As crianças das escolas vivenciaram um dia diferenciado de lazer, muitas delas não tem acesso a esse tipo de atividade", afirma ela.

"Esse momento de lazer teve como principal finalidade sair da rotina da escola, um momento de interação, onde os alunos praticam esportes e brincam com os amigos. Uma energia a mais para finalizar o ano letivo", afirma Marli Andrade, coordenadora pedagógica.

A escola municipal Fátima Lyra estará finalizado o ano letivo em janeiro. De acordo a diretora da escola, Rosangela dos Santos, "esse dia de lazer incentiva a permanência dos alunos na escola e a participação nas aulas", afirma ela.





Brasil Alfabetizado: inscrições para alfabetizadores estão abertas até o dia 17 de fevereiro

O Programa Brasil Alfabetizado, que trabalha a educação de jovens a partir dos 15 anos de idade, de adultos, idosos continua com inscrições abertas para alfabetizador (a) etapa 2011/2012. O programa é realizado por meio de parceria entre o MEC/FNDE e a Prefeitura de Maceió, com pagamento de bolsa no valor de R$250,00 por turma, sendo permitido até duas turmas por educador.

Segundo a gestora do programa em Maceió, Maria de Lourdes Bezerra, o período de inscrição vai até 17 de fevereiro e as aulas serão dadas em escolas, igrejas, associações ou na casa do alfabetizador, que se adéque ao número de no mínimo 15 alunos.. “Esse processo de libertação, com o fim do analfabetismo, é um compromisso coletivo, onde é necessário que todos façam sua parte, para melhorar a educação em nosso município”, ressaltou.

Maria de Lourdes disse ainda, que é necessário que os alfabetizadores tenha formação superior ou formação em ensino médio completo, de preferência o magistério.

O Brasil Alfabetizado é um programa criado pelo governo federal e coordenado pelo Ministério da Educação, com a missão de superar o analfabetismo no Brasil. O programa atua por meio de convênios com várias parcerias.

Os interessados em se inscrever no Programa Brasil Alfabetizado podem obter informações no Departamento de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que fica na Rua General Hermes, 1198 - Cambona, ou pelos telefones 3315-4570/4571.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Marcelo Nascimento participa do lançamento do Programa Ronda Escolar

Foto: Roberto Lopes



O secretário adjunto da Semed, Marcelo Nascimento participou, nesta sexta-feira (13), no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), do lançamento do Programa Ronda Escolar que vai reforçar segurança interna e externa nas escolas públicas na capital alagoana.

O evento foi lançado pelo governador Teotonio Vilela Filho, juntamente com os secretários estaduais de Educação e Esporte, Adriano Soares, e da Defesa Social, Cel. Dário Cesar e contou com a presença de diretores de escolas estaduais e municipais além de estudantes.

De acordo com Marcelo Nascimento, o Batalhão Escolar já vinha fazendo esse trabalho nas escolas municipais e com o novo programa irá ampliar ainda mais as ações no entorno das unidades de ensino. “O município de Maceió já vem implantando o videomonitoramento, uma ação que fez reduzir muito o número de furtos e arrombamentos em nossas escolas”, afirma.

Para o secretário de Defesa Social, Dário Cesar, o programa vai ampliar o número de homens nas ruas dando as condições de atender este segmento. “A presença maior da policia trará mais segurança para os estudantes, familiares, comunidade escolar e para os alagoanos como um todo”, reforça.

O programa Ronda Escolar irá promover além do reforço do policiamento no entorno das escolas, atividades pedagógicas de incentivo à cultura de paz, por meio de palestras e oficinas nas escolas públicas estaduais.

Para o secretário de Educação Adriano Soares, estas ações atacarão a questão em duas frentes. “A polícia vai realizar seu trabalho na área externa da escolas, ou seja, nas ruas; e os homens da vigilância armada irão garantir a segurança do patrimonial no interior das unidades escolares”, conclui

Por meio deste programa, o Batalhão Escolar irá contar com o reforço de mais 22 viaturas que irão atuar na área das unidades escolares. Cada viatura irá atuar na proteção de 10 escolas, diferentemente do quadro atual onde cada guarnição tinha de dar conta de 60 unidades. Ao todo, serão mobilizados 120 homens do batalhão escolar, que atuarão nos três turnos.

Durante a solenidade também foi apresentado o reforço de segurança armada que atuará na vigilância patrimonial dos prédios escolares e nas as sedes das Coordenadorias Regionais de Educação.

Gestores do Brasil Alfabetizado discutem as boas práticas do programa em Maceió

Foto: Mauro Fabiani








Gestores, coordenadores, alfabetizadores e alfabetizados estiveram reunidos, no auditório Paulo Freira, na Semed, com objetivo de debater com a consultora do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), Maurícia Bezerra Costa, as boas práticas pedagógicas desenvolvidas no último ciclo do programa encerrado em dezembro.

Maurícia Bezerra
falou dos seis indicadores fundamentais para o programa: mobilização e parceria feitas para sensibilizar o ingresso do alfabetizando; a forma de administração da merenda, transporte e material didático; a formação inicial e continuada; o acompanhamento didático pedagógico e suas intervenções; o teste cognitivo de entrada e saída dos alunos matriculados no programa, como o município tem administrado a continuidade dos alunos.

“Iremos fazer um relatório para ser enviado ao Ministério da Educação, apontando as dificuldades e os avanços proporcionando, desta forma, que o MEC possa intervir de forma positiva no processo”, afirma Maurícia Bezerra.







O programa, trabalha a educação de adultos, idosos e jovens a partir dos 15 anos de Segundo a gestora do Brasil Alfabetizado em Maceió, Maria de Lourdes, o programa tem o compromisso de implementar ações que garantam o direito à educação. “Esse processo de libertação, com o fim do analfabetismo, é um compromisso coletivo, onde é necessário que todos façam sua parte, para melhorar a educação em nosso município”, ressaltou.

O Brasil Alfabetizado é um programa criado pelo governo federal e coordenado pelo Ministério da Educação, com a missão de abolir o analfabetismo no Brasil. O programa atua por meio de convênios com instituições alfabetizadoras de jovens e adultos.


A parceria do programa Brasil Alfabetizado e a Semed existe desde 2007 e tem como principal finalidade alfabetizar jovens, adultos e idosos. O município recebe apoio técnico na implementação de ações do programa, procurando a garantia na continuidade dos estudos aos alfabetizandos.

Matrícula para alunos novos na rede municipal de ensino começa dia 23

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) esclarece que de acordo com o calendário de matrícula 2012 será reiniciado no próximo dia 23 de janeiro com o processo de matrícula para alunos novos nas Unidades de Ensino e deverá encerrar no dia 27. As datas foram publicadas em portaria no Diário Oficial do Município pelo secretário Thomaz Beltrão.

Os pais ou o responsável legal, ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverá apresentar original e cópia dos seguintes documentos: registro de nascimento ou casamento; cartão de vacinação para crianças até sete anos de idade; comprovante de residência; cartão do Programa Bolsa Família, caso possua; duas fotos 3x4; e documento original de comprovação de escolaridade (declaração e/ou histórico escolar), para matrículas a partir do 2º ano do Ensino Fundamental.


A matrícula para o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderá ocorrer em qualquer época do ano letivo considerando o estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para EJA, que poderá ocorrer nos três turnos de acordo com a demanda apresentada.


A portaria define ainda, o dia 13 de fevereiro de 2012 como início do ano letivo.


A comissão da Semed responsável pela organização do processo de matrícula é coordenada por Álvaro Brandão e composta por: Anabel Fragoso, Kay Pinto, Maria Aparecida Araújo, Maria Lúcia Lins, Mary Jane Barbosa, Sandra Sarmento, Maria José dos Santos, Joseli Rêgo Lopes, Laura Cavalcante, Keila Francine Fragoso e Erica Mali Silva.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Alunos da Escola Brandão Lima participam do Projeto Viva Verão


Foto colaboração: Eduardo Acioli



Alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Padre Brandão Lima, que fazem parte do programa Mais Educação, realizaram uma apresentação de dança (hip hop), durante o Projeto Viva Verão, que acontece na orla marítima da Pajuçara. Participaram do evento, 31 crianças de sete a 12 anos de idade, que estudam na escola Brandão Lima.


De acordo com a professora Eliane Carvalho a ideia é contemplar o maior número de pessoas possível, alertando-as sobre a importância da prática esportiva regular. “É muito bom a gente ver nossas crianças felizes. Esse sorriso estampado no rosto delas é muito gratificante e prova que este trabalho rende bons frutos”, afirma.


Para a coordenadora do programa Mais Educação em Maceió, Edleuza Maciel, a iniciativa proporciona alegria aos estudantes que, por meio do esporte, podem, inclusive, melhorar o rendimento escolar. “A ação visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, com acompanhamento pedagógico”, disse.


O Projeto Viva Verão é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte (semel) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), com o apoio do Projeto Mais Educação, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). São eventos simultâneos em toda a orla de Pajuçara, durante os meses de dezembro e janeiro. As atividades - gratuitas e abertas à comunidade - acontecem diariamente, das 8h às 11h e das 15h às 18h.



segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Diretores eleitos tomam posse na Semed


Foto: Mauro Fabiani





Os diretores e vice-diretores, vencedores no processo eleitoral, ocorrido entre as comunidades escolares de 101 escolas da rede municipal de ensino, tomaram posse nesta segunda-feira (9), numa solenidade ocorrida no auditório Paulo Freire, na Semed. Os representantes escolhidos pela comunidade escolar têm mandato de quatro anos nos cargos e ficarão à frente de suas unidades de ensino até 2015.


A eleição ocorreu em outubro e dezembro do ano passado. Na ocasião votaram professores e funcionários, responsáveis por aluno menor de 16 anos e alunos matriculados no ensino médio e no ensino profissional.


O secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, considerou que a transformação do processo educacional deve ser sempre democrática. “Porque a escola deixou de ser apenas o local para se adquirir conhecimento e passou a funcionar como formação do cidadão. Nesse contexto é que a escola deve ter a função de incluir a comunidade em sua programação, em sua função social”, disse Beltrão.


O secretário destacou ainda, o apoio importante do prefeito Cícero Almeida e do ministro de Educação, Fernando Haddad para o processo de gestão democrática. “Trata-se de um grande esforço para a prática da cidadania”, acrescentou.


Para a diretora da escola Gerusa Costa, localizada no Jacintinho, Maria de Jesus Leão, o grande desejo é sempre contribuir para a melhor qualidade do ensino na escola. “Vamos continuar zelando pela satisfação de nossos alunos, funcionários e todos que fazem parte de nossa comunidade escolar”, afirma a diretora que foi reeleita para mais uma gestão.


Todo o processo de eleição se deu na própria escola com a coordenação da Comissão Eleitoral Escolar, que se reporta a Comissão Eleitoral Central. O principal papel do diretor é promover práticas que estimulem a participação da comunidade escolar nas decisões e ações presentes no cotidiano escolar. O diretor é um elemento norteador para conduzir a administração do espaço físico e pedagógico da escola.


Participaram do evento, além do secretário Thomaz Beltrão, o secretário-adjunto da semed, Marcelo Nascimento, o líder do governo na Câmara, vereador Sílvio Camelo, a diretora de Gerenciamento Escolar, Elaine Oliveira, a diretora Geral de Ensino, Maria Clara, o presidente da Associação de Diretores das Escolas Municipais, Edmar de Oliveira, o coordenador geral de Recursos Humanos, José Mário Carneiro, o diretor do departamento de Gestão Democrática, Harry Guerra e o presidente da CUT/AL, Isaac Jacson.



segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Semed inicia Censo Funcional 2012 de seus servidores



Fotos: Mauro Fabiani



Os funcionários da Secretaria Municipal de Educação (Semed) começaram nesta segunda-feira (2), a realização do Censo Funcional 2012. Os servidores da secretaria devem comparecer a sede do órgão, na Rua General Hermes, 1199, Cambona. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

De acordo com o coordenador geral de Recursos Humanos da Semed, José Mario Carneiro, o recadastramento é obrigatório para todos os servidores ativos da secretaria. “A ideia é seguir um calendário preestabelecido para a realização do censo, que será de fundamental importância para um maior controle do servidor e para a atualização de suas informações funcionais e no futuro para agilizar sua aposentadoria”, disse.


Os servidores da secretaria devem comparecer a sede do órgão munidos dos seguintes documentos (cópia e original): CPF ou NIT; PASEP ou PIS; cédula de identidade; certidão de nascimento ou casamento; certidão de nascimento dos dependentes; título de eleitor; reservista (forças armadas); carteira de trabalho; comprovante de residência atual (em nome do servidor); comprovante de escolaridade com histórico; certidão de efetivo exercício (do órgão de lotação) e CTC (certidão de tempo de Serviço ou Tempo de contribuição do INSS) – opcional.

A forma de atendimento, obedecerá as seguintes datas: nascidos janeiro, fevereiro e março (serão atendidos no mês de janeiro); nascidos em abril, maio e junho (atendidos no mês de fevereiro); nascidos em julho, agosto e setembro (atendidos no mês de março) e os nascidos em outubro, novembro e dezembro (atendidos no mês de abril).

Para agilizar o processo, o servidor da secretaria poderá realizar seu agendamento pelo site www.recad.maceio.al.gov.br ou ainda pelo telefone 08000953302.