sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Secretários confirmam parceria entre Semed e SEE




Foto: Mauro Fabiani



Os secretários de Educação do município, Thomaz Beltrão e do Estado, Adriano Soares, convocaram uma entrevista coletiva, para confirmarem a parceria do regime de colaboração, que tem como objetivo buscar atender todas as demandas dos estudantes que buscam as redes para realizarem sua matrícula A ideia é garantir o acesso deste público à educação na capital alagoana.


Na coletiva, o secretário Thomaz Beltrão, confirmou que o Ministério da Educação (MEC) já sinalizou com a possibilidade de construir 59 novas escolas em Maceió para reforçar a rede pública municipal de ensino. Para que as unidades sejam construídas, a Prefeitura de Maceió precisa apenas disponibilizar os terrenos para o governo federal.


Ainda segundo p secretário, dentre as escolas que já receberam a autorização do MEC está a construção de um Centro de Educação Infantil, localizado num terreno ao lado do Ginásio Tenente Madalena, na Cambona - bairro vizinho ao Bom Parto -. O Centro atenderá entre 120 a 240 crianças de 0 a 5 anos de idade.


Thomaz informou ainda, que a iniciativa da parceria entre os entes federados só vem a fortalecer o regime de colaboração que tem sido bastante importante para a cessão de imóveis e permuta de pessoal entre as redes. Beltrão confirmou que as matrículas para os alunos novos na rede municipal de ensino começam na próxima segunda-feira (23) e deverá encerrar no dia 27. Ele confirmou ainda, o dia 13 de fevereiro de 2012 como início do ano letivo.


Para o secretário Adriano Soares, a parceria é importante, pois, irá garantir as condições de aprendizagem dos alunos e também o acesso à educação para todos. “Sabemos que em 2012 será um ano em que precisaremos passar por ajuste. E estes ajustes serão feitos para que nenhum aluno deixe de estudar ou fique sem vaga”, afirmou. Ele disse ainda, que a expectativa da secretaria, de 9 mil pessoas realizando a pré-matrícula, foi superada, chegando a 22 mil pessoas com o cadastro confirmado.


Adriano confirmou que o programa Ronda Escolar, lançado pelo governo do Estado recentemente, que tem, entre seus objetivos, promover o reforço do policiamento no entorno das escolas, também ira beneficiar as escolas municipais.


Com a adequação de matrícula para atender a todos os estudantes que procuraram a rede estadual, que será feita entre técnicos do município e do estado, o início da fase de confirmação de vaga e agendamento foi adiada do dia 21, sábado, para o dia 25 de janeiro, próxima quarta-feira.



Nenhum comentário: