sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Marcelo Nascimento participa do lançamento do Programa Ronda Escolar

Foto: Roberto Lopes



O secretário adjunto da Semed, Marcelo Nascimento participou, nesta sexta-feira (13), no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), do lançamento do Programa Ronda Escolar que vai reforçar segurança interna e externa nas escolas públicas na capital alagoana.

O evento foi lançado pelo governador Teotonio Vilela Filho, juntamente com os secretários estaduais de Educação e Esporte, Adriano Soares, e da Defesa Social, Cel. Dário Cesar e contou com a presença de diretores de escolas estaduais e municipais além de estudantes.

De acordo com Marcelo Nascimento, o Batalhão Escolar já vinha fazendo esse trabalho nas escolas municipais e com o novo programa irá ampliar ainda mais as ações no entorno das unidades de ensino. “O município de Maceió já vem implantando o videomonitoramento, uma ação que fez reduzir muito o número de furtos e arrombamentos em nossas escolas”, afirma.

Para o secretário de Defesa Social, Dário Cesar, o programa vai ampliar o número de homens nas ruas dando as condições de atender este segmento. “A presença maior da policia trará mais segurança para os estudantes, familiares, comunidade escolar e para os alagoanos como um todo”, reforça.

O programa Ronda Escolar irá promover além do reforço do policiamento no entorno das escolas, atividades pedagógicas de incentivo à cultura de paz, por meio de palestras e oficinas nas escolas públicas estaduais.

Para o secretário de Educação Adriano Soares, estas ações atacarão a questão em duas frentes. “A polícia vai realizar seu trabalho na área externa da escolas, ou seja, nas ruas; e os homens da vigilância armada irão garantir a segurança do patrimonial no interior das unidades escolares”, conclui

Por meio deste programa, o Batalhão Escolar irá contar com o reforço de mais 22 viaturas que irão atuar na área das unidades escolares. Cada viatura irá atuar na proteção de 10 escolas, diferentemente do quadro atual onde cada guarnição tinha de dar conta de 60 unidades. Ao todo, serão mobilizados 120 homens do batalhão escolar, que atuarão nos três turnos.

Durante a solenidade também foi apresentado o reforço de segurança armada que atuará na vigilância patrimonial dos prédios escolares e nas as sedes das Coordenadorias Regionais de Educação.

Nenhum comentário: