segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Diretores eleitos tomam posse na Semed


Foto: Mauro Fabiani





Os diretores e vice-diretores, vencedores no processo eleitoral, ocorrido entre as comunidades escolares de 101 escolas da rede municipal de ensino, tomaram posse nesta segunda-feira (9), numa solenidade ocorrida no auditório Paulo Freire, na Semed. Os representantes escolhidos pela comunidade escolar têm mandato de quatro anos nos cargos e ficarão à frente de suas unidades de ensino até 2015.


A eleição ocorreu em outubro e dezembro do ano passado. Na ocasião votaram professores e funcionários, responsáveis por aluno menor de 16 anos e alunos matriculados no ensino médio e no ensino profissional.


O secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, considerou que a transformação do processo educacional deve ser sempre democrática. “Porque a escola deixou de ser apenas o local para se adquirir conhecimento e passou a funcionar como formação do cidadão. Nesse contexto é que a escola deve ter a função de incluir a comunidade em sua programação, em sua função social”, disse Beltrão.


O secretário destacou ainda, o apoio importante do prefeito Cícero Almeida e do ministro de Educação, Fernando Haddad para o processo de gestão democrática. “Trata-se de um grande esforço para a prática da cidadania”, acrescentou.


Para a diretora da escola Gerusa Costa, localizada no Jacintinho, Maria de Jesus Leão, o grande desejo é sempre contribuir para a melhor qualidade do ensino na escola. “Vamos continuar zelando pela satisfação de nossos alunos, funcionários e todos que fazem parte de nossa comunidade escolar”, afirma a diretora que foi reeleita para mais uma gestão.


Todo o processo de eleição se deu na própria escola com a coordenação da Comissão Eleitoral Escolar, que se reporta a Comissão Eleitoral Central. O principal papel do diretor é promover práticas que estimulem a participação da comunidade escolar nas decisões e ações presentes no cotidiano escolar. O diretor é um elemento norteador para conduzir a administração do espaço físico e pedagógico da escola.


Participaram do evento, além do secretário Thomaz Beltrão, o secretário-adjunto da semed, Marcelo Nascimento, o líder do governo na Câmara, vereador Sílvio Camelo, a diretora de Gerenciamento Escolar, Elaine Oliveira, a diretora Geral de Ensino, Maria Clara, o presidente da Associação de Diretores das Escolas Municipais, Edmar de Oliveira, o coordenador geral de Recursos Humanos, José Mário Carneiro, o diretor do departamento de Gestão Democrática, Harry Guerra e o presidente da CUT/AL, Isaac Jacson.



Nenhum comentário: