sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Gestores do Brasil Alfabetizado discutem as boas práticas do programa em Maceió

Foto: Mauro Fabiani








Gestores, coordenadores, alfabetizadores e alfabetizados estiveram reunidos, no auditório Paulo Freira, na Semed, com objetivo de debater com a consultora do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), Maurícia Bezerra Costa, as boas práticas pedagógicas desenvolvidas no último ciclo do programa encerrado em dezembro.

Maurícia Bezerra
falou dos seis indicadores fundamentais para o programa: mobilização e parceria feitas para sensibilizar o ingresso do alfabetizando; a forma de administração da merenda, transporte e material didático; a formação inicial e continuada; o acompanhamento didático pedagógico e suas intervenções; o teste cognitivo de entrada e saída dos alunos matriculados no programa, como o município tem administrado a continuidade dos alunos.

“Iremos fazer um relatório para ser enviado ao Ministério da Educação, apontando as dificuldades e os avanços proporcionando, desta forma, que o MEC possa intervir de forma positiva no processo”, afirma Maurícia Bezerra.







O programa, trabalha a educação de adultos, idosos e jovens a partir dos 15 anos de Segundo a gestora do Brasil Alfabetizado em Maceió, Maria de Lourdes, o programa tem o compromisso de implementar ações que garantam o direito à educação. “Esse processo de libertação, com o fim do analfabetismo, é um compromisso coletivo, onde é necessário que todos façam sua parte, para melhorar a educação em nosso município”, ressaltou.

O Brasil Alfabetizado é um programa criado pelo governo federal e coordenado pelo Ministério da Educação, com a missão de abolir o analfabetismo no Brasil. O programa atua por meio de convênios com instituições alfabetizadoras de jovens e adultos.


A parceria do programa Brasil Alfabetizado e a Semed existe desde 2007 e tem como principal finalidade alfabetizar jovens, adultos e idosos. O município recebe apoio técnico na implementação de ações do programa, procurando a garantia na continuidade dos estudos aos alfabetizandos.

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