quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Aluna da Esc. Frei Damião foi a vencedora do 1º SOLETRANDO do Mais Educação

Foto: Janaína Farias


Com o objetivo de despertar o interesse pela língua portuguesa e enriquecer o vocabulário dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação(Semed) através do programa Mais Educação, realizou na tarde desta segunda-feira, no Sesc-Poço, o 1º concurso SOLETRANDO do Mais Educação. A aluna da escola Frei Damião, do Benedito Bentes, Havila Anny Lopes Agemiro Santos foi a grande vencedora dos 24 finalistas. O segundo lugar ficou com a escola Higino Belo representada pela aluna Keyllane Renato Barboza da Silva e o terceiro saiu para Andreza Cardoso Texeira de Lima da escola Cícero Dué.

O evento segue o repertório do quadro nacional que é exibido pelo programa do caldeirão do Huck. Para a realização do concurso foi produzido um manual com informações das regras do jogo, sua dinâmica e sugestões para a realização das etapas nas escolas. Ao todo representantes de 24 escolas participaram da grande final do soletrando.


O auditório do Sesc-Poço ficou lotado, até mesmo escolas que não participaram da seletiva por conta do tempo prestigiaram o evento como forma de incentivo e preparação para o próximo ano. A coordenadora do Mais Educação e idealizadora do quadro na rede municipal, Edleuza Maciel, parafraseou as palavras do autor Rubens Alves durante a abertura, como forma de incentivar e de registrar a importância da leitura na vida das crianças. “As palavras só tem sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos”, diz.


Fizeram parte da banca examinadora, na condição de juízes, a coordenadora do programa Mais Educação, Edleuza Maciel, a técnica do departamento do ensino fundamental, Laudicéia nascimento e Ricardo Maciel, técnico do programa na Semed. A coordenadora geral de ensino, Maria Clara Lopes também esteve presente.


A organização das seletivas do concurso ocorreu nas escolas onde foi selecionado um finalista da cada unidade, vencedor da primeira fase. Participaram alunos do 4º ao 6º ano do ensino fundamental. O vencedor da competição ganhou de presente um kit de livro, e um dicionário Aurélio ilustrado. A escola vencedora levou o troféu Graciliano Ramos. As crianças participantes receberam medalhas e livros como prêmio de participação.


A professora Sônia Maria Vieira, coordenadora da escola Sagrado Coração, que leu a biografia de Graciliano Ramos, nome que concedeu ao troféu, falou do projeto como uma ferramenta que possibilita a muitas crianças o estímulo a leitura. “elas ganham conhecimento, apreendem a ler adequadamente e melhora na escrita e na leitura, sem falar do contexto social já que ao passo que estão estudando não estão na rua e nem muito menos realizando algum trabalho doméstico”, frisa a coordenadora.


Ganhadora do 1º soletrando, Havila Anny Lopes Agemiro Santos de apenas 10 anos de idade, revelou que quando crescer quer ser empresária, no entanto sabe que pra isso precisa estudar muito, por que, segundo ela, hoje em dia tudo só é possível com os estudos. “Me sinto muito feliz e orgulhosa por ter representado minha escola, mas só consegui isso com a ajuda dos professores e da minha família, quero ser empresária e vou estudar muito”, fala a aluna do 5 º ano.


A professora que acompanhou a preparação da 1ª colocada no concurso, Graciete Correia Lopes, disse que não foi nenhuma surpresa, porque diante do desempenho da estudante sabia que ela tinha grandes chances de conseguir o primeiro lugar. “Ela é muito confiante, respondia as palavras sempre com convicção. Estamos muito orgulhosas do seu resultado”, ressalta a professora que diz que o segredo é realizar um trabalho diferenciado.


Jaíne Ariane da Silva Santos, de 12 anos, da escola Sagrado Coração, não conseguiu, mas disse que por causa da preparação do concurso melhorou bastante nos estudos e que hoje conhece palavra que não sabia se quer como escrevia como, por exemplo, helicóptero “Eu tinha muita dificuldade na leitura, melhorei bastante”, afirma.

Nenhum comentário: