quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cultura indígena serve de projeto na escola Brandão Lima

Fotos: Mauro Fabiani

O respeito à cultura indígena e a sua valorização foram alguns dos mais importantes aspectos abordados pelos alunos da escola municipal Brandão Lima dentro do projeto “Aprendendo com os índios”, encerrado na semana passada com um desfile pelas ruas do bairro do Bom Parto. Desenvolvido em parceria com o Núcleo de Estudos da Diversidade Étnico-raciais (Neder) da secretaria municipal de Educação (Semed), a iniciativa da unidade de ensino teve até a participação de índios da tribo Kariri-Xocó, que apresentaram aos cerca de 300 alunos matriculados na escola toda a sua cultura e os costumes.


No desfile de encerramento do projeto, os alunos da escola encheram as ruas com a retratação da história do povo indígena e os personagens a ele ligados, a exemplo de Cândido Rondon, a família imperial portuguesa, bem como os países que se ligaram ao Brasil desde o descobrimento, em 1500, com fins de exploração, como holandeses e ingleses. “Verificamos que o mais positivo foi o fato de termos deixado nos alunos o conceito de respeito pelo próximo, utilizando os índios como personagens reais e dignos da nossa convivência pacífica”, afirmou a vice-diretora da escola Brandão Lima, Luzia Rodrigues.

O projeto “Aprendendo com os índios” passou a ser gestado na escola no dia 19 de abril, data reservada aos índios. A partir daí, a direção da unidade educacional partiu para a elaboração das atividades que envolveram hábitos, costumes, culinária e toda a cultura indígena. Os alunos matriculados, tanto no ensino infantil quanto no fundamental, foram envolvidos no processo, a partir do início até o seu encerramento, com o desfile pelas ruas, realizado na semana que passou.

Nenhum comentário: