segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Semed entrega reforma e ampliação da Escola Paulo Bandeira

Fotos: Mauro Fabiani
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou, nesta quinta-feira (5), a população do Conjunto Benedito Bentes, a reforma e ampliação da Escola Paulo Bandeira. A solenidade contou com as presenças do prefeito Cícero Almeida, do secretário de Educação, José Mário Carneiro, secretários municipais, funcionários da Semed, representantes da comunidade local, além de Cilene Bandeira, viúva do professor que leva o nome da escola.
A escola foi entregue a comunidade totalmente reformada aumentando inclusive, o número de vagas. De acordo com a diretora Shirley Cardoso esse número deve crescer de 600 para 800 alunos, incluindo o ProJovem e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Quero agradecer a todos que contribuíram para esse sonho de ver nossa escola totalmente reformada. É uma conquista da comunidade que hoje pode ver suas crianças estudando no local que sempre sonhou”, disse a diretora que pretende, já na próxima semana, transferir as aulas para o prédio novo.
               
 O prefeito Cícero Almeida falou da importância da reforma desta unidade de ensino para a população do Benedito Bentes e lembrou a luta dos pais e funcionários da escola em prol desta ampliação. “Quero aqui, agradecer a todos pela compreensão e pela dedicação durante a obra. É para os alunos que buscamos um espaço descente de cultura, lazer, esporte e de esperança de dias melhores”, afirmou.
O secretário de Educação, José Mário Carneiro, destacou que a escola Paulo Bandeira simboliza a luta que as demais devem seguir no município para melhorar o ensino, enfatizando, sobretudo a conquista da reforma do prédio. Ele falou ainda que, a entrega da escola no dia de hoje é um compromisso assumido e cumprido pelo prefeito Cícero Almeida. “Quero anunciar ainda, que temos mais 20 centros de educação sendo licitados espalhados pela cidade”, afirmou.
Durante a reforma foi recuperada praticamente a escola inteira. Foras feitas uma nova bateria de banheiros, construídas 27 salas de aula, um pátio coberto, uma sala de vídeo, refeitório, cozinha, biblioteca, sala de informática, além da recuperação da quadra de esportes e a construção de um pátio recreativo descoberto – que ficou no lugar da piscina.
De acordo com a diretora do Departamento de Engenharia da Semed, Cléo Farias, o processo sofreu alguma demora porque, devido ao valor da obra, a secretaria teve que abrir um processo licitatório onde a empresa vencedora realizou toda a reforma, sempre fiscalizada pelo departamento de Engenharia da Semed. "A reforma da escola priorizou a acessibilidade fazendo as adequações necessárias, com a finalidade de permitir o seu uso por pessoas com deficiência, criando rotas acessíveis, ligando todos os ambientes escolares”, explicou.
Na ocasião, representantes da escola prestaram homenagens as pessoas que contribuíram com o processo de reforma e ampliação da escola: Cícero Almeida (prefeito), José Mário Carneiro (secretário de educação), Marcelo Nascimento (secretário adjunto da Semed), Thomaz Beltrão (ex-secretário de Educação), Elaine Oliveira (diretora de gerenciamento escolar), Avani Rodrigues (ex-diretora da escola), Harry Guerra (diretor do departamento de Gestão Democrática), Ana Deise (técnica do departamento de Gestão Democrática) e Claudia Vieira (mãe de um dos alunos da escola).
Os problemas da Escola Paulo Bandeira tiveram início em 2005, quando foi constatado que a estrutura física do espaço precisava de reformas urgentes. Na época, a escola apresentava alguns problemas, principalmente no primeiro andar. Em 2007, a escola foi interditada para uma reforma, e os alunos transferidos para o Colégio Jorge Assunção, também no Benedito Bentes, alugado pela Prefeitura.

Nenhum comentário: