quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Alunos da rede municipal são premiados na 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática

Foto: Adriana Cirqueira

Na manhã desta quarta-feira (28), o secretário Municipal de Educação, José Mário Carneiro, participou, no auditório da Universidade Federal de Alagoas, da cerimônia de premiação regional da 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). Alunos, professores e escolas de rede municipal foram premiados com medalhas e certificado de menção honrosa.

A OBMEP é uma promoção dos Ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática É a maior olimpíada de matemática do mundo. Contou com a participação de quase 20 milhões de alunos de mais de 98% dos municípios brasileiros que estudam em escolas públicas, dos quais cerca de 370 mil foram alunos alagoanos. O objetivo é incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos entre estudantes das escolas públicas dos anos finais do ensino fundamental e de todo o ensino médio.

Em sua 7ª edição, a OBMEP premiou em Alagoas 158 alunos, quatro professores, cinco escolas e três secretarias municipais de Educação. Os alunos da rede municipal de Maceió premiados foram: David José da Silva Gomes (Escola Rui Palmeira); David Alexandre Santos Silva (Escola Padre Pinho); Imarlan Gabriel Lamenha de Lima (Escola Jaime Miranda); Laura Regina Santos Albuquerque (Escola Cecília Carnaúba); Gabriela da Costa Veiga (Escola Zumbi dos Palmares) e Joana Silvestre de Oliveira (Escola Cecília Carnaúba).

O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eurico Lobo, falou da importância do papel da universidade nas olimpíadas. “É importante colocar em evidência o papel formador da coordenação da Ufal junto as escolas públicas revelando talentos para a sociedade brasileira”, disse.

O secretário José Mário parabenizou a todos os vencedores e falou da alegria de todos que fazem a educação municipal. “ Tudo isso mostra que estamos, cada vez mais, no caminho certo, buscando a qualidade na educação no ensino público”, afirmou José Mário.

Em Alagoas, a Olimpíada de Matemática tem a coordenação do professor Adelailson Peixoto, do Instituto de Matemática da Ufal. De acordo com ele, a Universidade participa da olimpíada desde o início, através do Instituto de Matemática, que tem dado suporte importante a essa iniciativa. “Os alunos premiados com medalha de ouro na olimpíada, ao ingressarem em qualquer curso na Universidade, receberão ainda uma Bolsa de Iniciação Científica do CNPq”, afirma.

Nenhum comentário: