Com as obras aceleradas, as 17 creches que estão sendo construídas em Maceió com recursos do PróInfância, do Governo Federal, devem garantir mais de duas mil vagas para alunos de 0 a 05 anos. Segundo a secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dórea, até o final do primeiro semestre de 2014 nove unidades serão entregues à população.
“Cada creche seguirá um padrão estrutural de arquitetura com salas, pátio amplo, biblioteca, sala multimeios, cozinha e banheiros com louças infantis. Tudo planejado para assegurar o desenvolvimento físico, psicossocial, intelectual e social dos estudantes”, ressaltou Ana Dayse.
As obras das creches fazem parte do pacote de medidas estruturantes adotada pelo prefeito Rui Palmeira. Os investimentos são de R$ 17 milhões do Governo Federal com contrapartida do município.
“São obras que mudam a realidade da educação infantil, de mães e pais que precisam trabalhar e não têm onde deixar os filhos. Isso ainda não atende à demanda, mas temos a perspectiva de alcançar a construção de 60 creches ao todo”, disse o prefeito.
MEC acompanha evolução das obras
O ministro da Educação (MEC), José Henrique Paim, esteve em Maceió no último dia 24 e visitou a obra de uma das creches em andamento. Em alguns meses, 240 crianças com idades entre 0 e 05 anos começarão a ser atendidas pela nova unidade.
“Essa etapa da educação infantil é fundamental para que possamos avançar na qualidade da formação. As crianças que frequentam a creche e a pré-escola têm mais chances de evoluir na educação básica e na formação”, disse Paim.
PróInfância
O Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (PróInfância) foi criado por iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE) como parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 2006. O objetivo do programa é o aprimoramento da infraestrutura da rede pública de educação infantil dos municípios por meio de construções de novas unidades escolares, reformas ou ampliações, bem como seu respectivo aparelhamento com equipamentos e mobiliários adequados.
Adriana Thiara Oliveira/ Ascom Semed
Nenhum comentário:
Postar um comentário