quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Orientadores de Pacto Nacional atingem média superior a 9


Izabel Araújo, coordenadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) comemora a avaliação dos professores-orientadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O programa visa garantir que o ensino-aprendizagem seja efetivo nas escolas e alcance todas as crianças em fase de alfabetização. Nessa etapa, estão incluídos os alunos entre o 1º e o 3º anos e até 08 anos.

O programa está sendo desenvolvido em Maceió desde 2013 e demonstrou que as orientadoras, 30 professoras efetivas da Rede Pública Municipal da capital, desempenharam com satisfação seu papel de capacitar os professores alfabetizadores que atuam nas salas de aulas das 94 escolas de ensino fundamental da rede pública da capital.
A média 9,8 foi comemorada pela secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, e pela equipe da Diretoria Geral de Ensino (Digen), que congrega o Departamento de Ensino Fundamental e a Coordenação do PNAIC, setores diretamente ligados ao público do Pacto. “Isso demonstra o envolvimento da equipe técnica da Semed e, em especial, a participação dos professores no processo de melhoria do desempenho da Educação Municipal. Estas orientadoras, captaram perfeitamente o que foi socializado na formação ministrada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e replicaram o conhecimento com eficiência para os professores do 1º ao 3º ano s do Ensino Fundamental”, revelou Ana Dayse.


De acordo com Izabel Araújo, coordenadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o desempenho das 30 orientadoras foi avaliado de acordo com o conhecimento, e técnica ao repassar a metodologia do projeto e integração com a turma. Cada orientadora tinha em média 25 alunos-professores, em um total de 750 profissionais da Educação Fundamental capacitados.

“O Pacto é uma das metas da Semed, principalmente porque também faz parte do Projeto Viva Escola, que visa criar padrões para Educação. Desta forma, quando nos propomos a alfabetizar na idade certa, estamos criando um padrão e buscando prestar um serviço de qualidade aos alunos da rede pública. Estamos empenhados em oferecer aos alunos letramento e numeramento até os 8 anos de idade”, reforçou a coordenadora.
Nova fase
A partir do dia 10 de março, os professores envolvidos com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa retomam suas atividades de formação. Em 2014, as atividades serão feitas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e não mais pela UFPE.
Na última sexta-feira (14), o diretor do centro de Educação da Ufal, César Nonato, visitou a Semed, quando se reuniu com a equipe do PNAIC e da Digen para ajustar o calendário das formações que englobam desde leituras coletivas, discussão teórica das bases da educação e relato de experiências a partir da aplicação das metodologias aprendidas nas formações do Pacto. Os encontros serão mensais e o calendário será disponibilizado na primeira formação.
Adriana Thiara Oliveira/ Ascom Semed

Nenhum comentário: