sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Semed e Guarda Faz Escola define calendário de início das atividades



Diretores de sete escolas municipais que já participam do programa Guarda Faz Escola, estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira (20) na Secretaria Municipal de Educação (Semed) para conhecer como será desenvolvido o projeto a partir deste ano. De acordo com a coordenadora de Programa Especiais, Virgínia Ferreira, as escolas participantes foram preparadas e estruturadas, para melhor recepcionar o programa e desta forma inseri-lo nas datas e cronograma seguindo a rotina da escola.

Direcionado a crianças, adolescentes e jovens, o Guarda Faz Escola trabalha desenvolvendo ações de cunho educativo como atividades lúdicas, esportivas e culturais. O projeto está presente em unidades localizadas em bairros que apresentam alto índices de violência, tendo como outro critério a participação no Projeto Viva Escola.
Virgínia salienta que já está sendo elaborado um planejamento conjunto entre as secretarias e os parceiros envolvidos no projeto para sistematizar a rotina da escola no dia da realização do trabalho, de acordo com os horários das atividades. “Antes de chegar à escola para a realização do trabalho, a equipe se reunirá com a equipe escolar para verificar quais os espaços serão utilizados nas atividades.”, reforça ela, destacando que essa situação se faz necessário visando não interromper o tempo de aula e assim incrementar as atividades nas ações educativas desenvolvidas no fazer pedagógico.
Para este ano o cronograma para o desenvolvimento das atividades já está definido. As ações serão realizadas nos seguintes dias e meses: 12 e 26 de março, 09 e 23 de abril, 07 e 21 de maio e 04 de junho nessas escolas: Eulina Alencar, Silvestre Péricles, Selma Bandeira, Arnon de Melo, Lenílton Alves, Brandão Lima e Pompeu Sarmento, sendo sua abrangência de 2.965 alunos atendidos.
Virgínia Ferreira explica ainda que um dos objetivos do projeto é estimular a discussão sobre cidadania, direitos humanos, cultura da paz, saúde, ecologia e outros temas. Suas ações são voltadas para palestras, cine cidadania, oficinas (trânsito, fantoche, recreação e contação de história). O programa conta com a parceria do Ministério da Justiça/ Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), Secretaria municipal de segurança Comunitária com Cidadania, SEMSCC e a Semed.
Para a coordenadora da escola Arnom de Melo, Fátima de Castro, todos os projetos que visam atender a comunidade e que tragam benefícios aos alunos tanto na questão educativa quanto na questão da cidadania e que acrescente valores é salutar. “O projeto possibilita a redução da violência nas escolas, isso por que aproxima a escola da comunidade’, diz.
Janaína Farias – Ascom Semed

Nenhum comentário: