quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Educação de Jovens e Adultos inicia matrícula de novos alunos

52 unidades de ensino atendem a modalidade. Foto: Ascom Semed
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) inicia as matrículas para o programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), que oferece a possibilidade para que jovens e adultos concluam o ensino fundamental.

Para se matricular, os interessados devem ter acima de 15 anos e não ter concluído o ensino fundamental. A matrícula pode ser feita em qualquer uma das escolas da rede municipal que ofereça essa modalidade de ensino durante todo o ano.
Quem pretende estudar na Ejai deve apresentar documentos básicos como carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. O curso é gratuito e as aulas são ministradas no período noturno, o que permite conciliar trabalho e estudo.
Caso o estudante nunca tenha frequentado uma sala de aula, a equipe pedagógica da escola escolhida fará uma avaliação para saber em qual segmento de aprendizagem o aluno se encaixa. A Semed trabalha com dois segmentos na modalidade de ensino Ejai: o primeiro deles é destinado para alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e o segundo para alunos dos anos finais (6º ao 9º ano).
As Escolas Gastone Lúcia de Carvalho Beltrão, na Cidade Universitária, Natalina Costa Cavalcante e Suzel Dantas, no Tabuleiro, Edécio Lopes, no Pinheiro, Neide França, no bairro Saúde, Maria José Carrascosa, no Poço e Selma Bandeira e Petrônio Viana, na região do Benedito Bentes, terão o número de vagas ampliadas em 2018.
Ao todo, 52 escolas da rede municipal oferecem a Ejai. Para saber se a escola mais próxima de sua residência oferece a modalidade ou quaisquer outras informações, basta entrar em contato com a Coordenadoria Geral de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) pelo telefone (82) 3326 – 9611.
Eduardo Araújo (estagiário)/Ascom Semed

Aulas dinâmicas estimulam alunos da Ejai e fortalecem aprendizado

Oficina de confecção de máscaras de carnaval. Foto: Arquivo Pessoal
Os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) matriculados na Rede Municipal de Ensino participaram, no ano letivo de 2017, de diversas aulas diferenciadas dentro e fora da sala de aula. O intuito dessas iniciativas é levar aos estudantes novas experiências, tomando como base o conteúdo das disciplinas abordadas em sala de aula.
Alunos participam de debates. Foto: Arquivo Pessoal

O planejamento das atividades especiais é montado com a participação dos alunos. Seminários, oficinas e passeios estão entre as atividades desenvolvidas pelo corpo docente, que leva em consideração o que os estudantes desejam aprender.
A Escola Municipal Nosso Lar, localizada na Levada, é um exemplo de aplicação dessa metodologia. Durante o ano passado, os alunos da unidade de ensino conheceram o Teatro Deodoro, participaram da oficina de confecção de máscaras, ajudaram na organização das festas de São João e Halloween, na confraternização de fim de ano e assistiram a palestras sobre participação comunitária e sexualidade.
Estudantes visitam Teatro Deodoro. Foto: Arquivo Pessoal
As quatro turmas da escola pertencentes à modalidade participaram das aulas especiais, o que de acordo com a coordenadora do Ejai da Escola Nosso Lar, Teresa Cristina, proporcionou excelentes resultados. “Eles sentam, conversam entre si e trocam ideias durante as atividades. É gratificante ver o interesse e o engajamento deles”, disse.
O Ejai é uma modalidade de ensino que proporciona a pessoas que não tiveram oportunidade de estudar, durante a fase escolar, a oportunidade de compensar o tempo perdido e aprender a ler, escrever e concluir o Ensino Fundamental.
Eduardo Araújo estagiário)/ Ascom Semed

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Inscrições para o Projovem Urbano são prorrogadas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que as inscrições para o Projovem Urbano foram prorrogadas até o dia 28 de fevereiro. Podem se inscrever no curso jovens de 18 a 29 anos que não concluíram a educação básica em algum momento de sua vida escolar.
Estão sendo ofertadas 600 vagas, distribuídas entre escolas dos bairros Jacintinho, Clima Bom, Benedito Bentes, Levada e Prado. Os jovens participam de um curso com duração de 18 meses ininterruptos. Além da formação do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o Projovem oferece qualificação profissional inicial nas áreas de administração e telemática, além de inclusão digital.

A coordenadora do Projovem Urbano em Maceió, Solange Gouveia, destaca a importância do projeto para a reinserção desses alunos no âmbito escolar e no mercado de trabalho. “O nosso trabalho abre as portas do mercado para muitos jovens. Continuamos com o empenho, através do programa, de elevar a escolaridade de pessoas que não conseguiram concluir o ensino fundamental no tempo regular, além de proporcioná-los uma formação técnica”, afirmou.

Inscrições


Os candidatos interessados em concorrer a uma das vagas devem se dirigir, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, até a sala de coordenação do Projovem Urbano, localizada na Secretaria Municipal de Educação (Semed), ou nas Escolas Municipais Selma Bandeira e Paulo Bandeira, ambas no Benedito Bentes. Para efetivar a matrícula, é necessário apresentar cópias e originais da Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência atual e histórico escolar.
Mais informações sobre as inscrições no programa podem ser obtidas pelo telefone (82) 3315-4555.


segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Alunos do Projovem se destacam no mercado de trabalho


Alunos da Escola Municipal Pedro Suruagy. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
O ano letivo de 2018 na Rede Municipal de Ensino tem início no 19 de fevereiro, quando 36% das escolas retomarão as atividades. Dia 5 de março, mais 39% das escolas começam as aulas, com 8% das unidades retornando em abril. Por conta de paralisações e greves, 19% das escolas estarão em calendário especial.

Com o intuito de normalizar o calendário, as unidades escolares vão usar o sábado como dia letivo com atividades e projetos educacionais para cumprir os 200 dias e 800 horas de aula como determina a legislação.

Com a utilização do sábado como dia letivo, as escolas que retomam as atividades em fevereiro e março finalizam as atividades pedagógicas com os alunos na segunda quinzena de dezembro. Com isso, o calendário letivo coincidirá com o civil, fato almejado pelos professores.

A coordenadora geral de Normas e Legislação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Adélia Bonfim, ressalta que encerrar o calendário letivo em dezembro é um desejo antigo dos professores. “Concluindo em dezembro os professores poderão tirar férias em janeiro e conciliar a vida pessoal com a profissional”, disse.

Ascom Semed

Alunos do Projovem se destacam no mercado de trabalho

Uma oportunidade pode mudar a vida de qualquer pessoa. O Projovem Urbano, programa do Ministério da Educação (MEC) viabilizado em Maceió pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), é uma iniciativa que tem mudado a vida de jovens que, antes de entrarem no programa, não possuíam nenhuma meta de vida.
O programa atende alunos entre 18 e 29 anos, oferecendo-lhes a conclusão do Ensino Fundamental e qualificação técnica nas áreas de administração e telemática. Porém, o que o Projovem proporciona aos estudantes vai além do conhecimento adquirido em sala de aula.
 Para a engenheira Kellyane Carvalho, o Projovem foi o pontapé inicial
para que sua vida tomasse outro rumo.
Kellyane Carvalho ingressou no Projovem Urbano aos 22 anos, na turma de 2010. Atualmente com 29, ela conta que abandonou os estudos ainda na adolescência por que se sentia desestimulada. Quando soube do programa por uma amiga, viu ali uma chance de mudar sua história. “Percebi que para ter mais qualidade de vida precisava adquirir conhecimento e uma formação. Por isso, voltei a estudar”, contou.
Ela diz que as aulas a que assistiu e o incentivo de professores do programa aumentaram sua vontade de vencer. “Quando terminei o curso, eu já queria mais. Aquilo era apenas o Ensino Fundamental”, pensava. Na época, ela já era casada, mas tinha em mente que deveria investir ainda mais na sua formação. Ela fez o Ensino Médio por meio de outro programa na cidade de Satuba. Mesmo estando grávida e com dificuldades de locomoção de sua casa para a escola em que fazia o curso, não deixou de correr atrás.
A ex-aluna atualmente é uma das engenheiras responsáveis pela reforma do Edifício Brêda, uma das edificações mais conhecidas do Centro de Maceió. Para ela, o Projovem foi o pontapé inicial para que sua vida tomasse outro rumo.
“Eu não parei de estudar desde que ingressei no Projovem. Assim que concluí o Ensino Médio, mesmo com uma filha pequena, comecei a cursar Engenharia Civil. Não tinha condições de pagar o curso, mas consegui um financiamento e dei continuidade aos meus estudos. Hoje só tenho a agradecer pela base que o curso me deu”, disse Kellyane Carvalho.
Nadja Freire atribui ao Projovem conquista da autonomia
financeira e profissional. Foto: Arquivo pessoal
A empresária Nadja Freire é outro exemplo de superação. Aos 12 anos, ela teve que largar os estudos e trabalhar como empregada doméstica. Quando começou a estudar no Projovem, já era mãe e estava chegando aos 30 anos de idade. Seu desejo de estudar era grande, mas vários fatores a impediam de voltar à sala de aula. Cuidar da casa, do filho e, além disso, trabalhar.
Mas ela foi persistente e conseguiu concluir os ensinos fundamental e médio. Ela conta que deixava o filho, na época com 9 anos, em casa e pedia para a vizinha “dar uma olhada” nele de vez em quando. “Se não entrasse no curso naquela época, dificilmente conseguiria em outro momento. Foi difícil, mas não me arrependo. Terminar os estudos era um sonho antigo”, revela.
Food Truck de Nadja Freire fica no bairro do Prado.
Foto: Arquivo Pessoal
Hoje em dia, Nadja é dona do próprio negócio, que proporciona a ela e a seu filho melhores condições de vida. Ela está no ramo alimentício há 4 anos e conta que cursar o Projovem tem grande participação na sua realização profissional. “Posso dizer que o programa foi um divisor de águas na minha vida. Ele me deu oportunidade de qualificação e de mais chances no mercado de trabalho, que é muito competitivo”, explica.
Além de Nadja e Kellyane, o Projovem Urbano formou mais de 7.500 alunos com idades entre 18 e 29 anos desde sua implantação em Maceió, em 2006, e tem ajudado a elevar a escolaridade de pessoas que, por alguma razão, abandonaram os estudos e desejam reingressar à escola.
Eduardo Araújo (estagiário) – Ascom Semed

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Escolas participam de treinamento para Olimpíadas MindLab

Alunos da Rede Municipal de Ensino se preparam para participar de mais uma edição das Olimpíadas de Raciocínio Avançado da MindLab. Foram selecionados 24 estudantes de cinco escolas municipais para o treinamento on-line, que será realizado de 20 de fevereiro a 20 de março.


O primeiro dia de treinamento vai acontecer com ajuda dos profissionais da MindLab, que vão às unidades escolares para fazer o cadastro das crianças na plataforma. Em seguida, as crianças vão conhecer o sistema de funcionamento dos jogos de raciocínio lógico e tirar todas as dúvidas, para que nos próximos dias os professores assumam a responsabilidade de treiná-los.
A seletiva on-line vai acontecer entre os dias 20 de março e 05 de abril. Os estudantes vão competir com participantes de todo o País via internet. Os vencedores irão para a etapa nacional, que acontecerá em maio, em São Paulo.
A coordenadora local do Programa MenteInovadora, Fabiana Coelho, ressaltou os resultados positivos que os jogos oferecem aos estudantes. “Eles desenvolvem habilidades como rapidez, domínio de regras e respondem a jogos bem complexos”, disse.
Atualmente, o projeto MenteInovadora é aplicado em 42 escolas da rede e beneficia mais de 15 mil alunos.
Stephanie Ferreira (estagiária)/ Ascom Semed

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Escola municipal leva projeto ao Forúm Mundial da Água

A professora Avanir Rodrigues, da Escola Municipal Rui Palmeira, vai apresentar o projeto “A Lagoa é Nossa: Abrace essa ideia” no Fórum Mundial da Água, em março, na cidade de Brasília. Avanir foi a vencedora do Prêmio Professores do Brasil, na temática especial – Conservação e Uso Consciente da Água.
Avanir conta que não precisou pesquisar muito. “A partir da vivência dos próprios alunos, que moram no entorno da Lagoa Mundaú. Inclusive, alguns chegam a faltar as aulas para ajudar os pais a pescar o sururu. Obtive informações suficientes para dar corpo ao projeto, pois alguns pais participaram falando da sua experiência, da poluição da Lagoa e sobre a falta de sururu”, disse. Dentro da temática Água também foi abordado o Trabalho Infantil e a Economia Secular.

Trabalhando com alunos de até 14 anos, a professora afirmou que receber este prêmio foi emocionante. “Estou muito feliz. Vamos dar continuidade ao projeto, pois ele engloba leques de possibilidades. A questão do meio ambiente, por exemplo, diz respeito à cidadania. Meus alunos possuem grandes potenciais. Um projeto como esse não ganha só a escola, mas toda a comunidade”, afirmou.

Mauro Fabiani/ Ascom Semed


quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Educação realiza chamada pública para agricultura familiar

Em atendimento a uma determinação do Ministério da Educação (MEC), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) adotou o procedimento de compra de alimentos orgânicos diretamente de agricultores familiares. O objetivo é atingir uma oferta correspondente a, no mínimo, 30% da merenda composta por alimentos entregues por produtores agrícolas diretamente às escolas.
Para isso, a Semed lançará ainda esta semana, o primeiro edital de 2018 referente ao chamamento público da agricultura familiar. De acordo com a coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane) da Semed, Anna Carla Luna, uma das novidades deste ano será o aumento do número de itens que devem ser fornecidos pelos produtores rurais, de 36 para 45 itens.
Os produtos são divididos por grupos alimentares, classificados como hortifruti, produtos agroindustriais, como leite de coco, por exemplo, lácteos e polpas de frutas, sendo esse último mais uma novidade lançada para esse ano. “Com isso, a Semed oferece uma diversidade maior de produtos para a alimentação dos alunos”, disse Anna Carla.
Além disso, como os fornecedores serão responsáveis pela entrega dos alimentos, as escolas serão divididas por áreas. Cada interessado já saberá para qual área irá oferecer seus produtos, dentro de sua área de trabalho. As propostas para fornecimento devem ser entregues em envelopes lacrados, já a partir desta sexta-feira (09), quando o edital deverá ser publicado no Diário Oficial do Município (DOM), até o dia 28 de fevereiro, no setor de Suprimentos da Semed, no bairro da Cambona.
Ascom Semed

Escola Municipal Silvestre Péricles debate case Empreendedor

Difundindo a cultura empreendedora e estimulando o talento dos estudantes, a Escola Municipal Silvestre Péricles, localizada no bairro do Pontal vai debater nesta quinta-feira (8), a partir das 19h, o case Empreendedor. A iniciativa faz parte do Projeto Pontal Empreende e a mesa redonda vai contar a história de empreendedores de sucesso do bairro do Pontal.

O coordenador do projeto, professor Dílson Costa, disse que a ideia é entrevistar os empreendedores do Pontal e promover palestra, mesa redonda e oficinas para estudantes e comunidade despertando a cultura empreendedora na escola.
“O Projeto será apresentado para os alunos do noturno para fechar 2017 e abrir 2018 com toda energia e entusiasmo”afirma o professor. Ele conta que recentemente a escola recebeu a visita do ex-aluno da escola, Júlio César, campeão alagoano e brasileiro de surf, que mora atualmente na Califórnia.
“A Escola Silvestre Péricles é referência para a comunidade do Pontal e para seus ex-alunos. Nesta quinta-feira vamos ouvir a história de três empreendedores do Pontal que vão contar a sua história, lutas, desafios e sonhos. Nesta oportunidade, entregaremos uma placa de reconhecimento para cada empreendedor”, reforça o professor. “O projeto terá continuidade com outras ações no ano de 2018”, acrescenta.
Participam da mesa redonda Adriana Gomes, do ramo de comércio de filé; Renata Amorim, empresária, e Felipe Valoz, empresário e ex-aluno.
São parceiros da escola na promoção do projeto a Rede Global Empreendedorismo (RGE), o Sebrae, Estácio, Júnior Achievement e o Conselho de Jovens Empreendedores de Alagoas (CJE/AL)
João de Oliveira Filho/Ascom Semed

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Educadores discutem orientações pedagógicas na Semed

Diretores e coordenadores das escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, nesta quarta-feira (07), de uma reunião intersetorial para programar o conteúdo anual disponibilizado aos alunos das unidades de ensino.  A reunião aconteceu no auditório da Semed, no bairro da Cambona.

Com a reunião, os técnicos da Semed deram início a programação de instruções sobre Educação Especial e, principalmente, sobre a forma de tratar uma pessoa com deficiência na escola. Durante a reunião, foram discutidos e avaliados ainda os projetos já desenvolvidos. A intenção, segundo a coordenadora do Ensino Fundamental da Semed, Rita Vasconcelos, foi esclarecer e orientar para as atividades pedagógicas de todo ano letivo.
“É uma oportunidade fundamental para acompanhar e estimular os profissionais da Rede Municipal de Ensino. Com esta reunião, os diretores ficam mais presentes nas atividades do ano letivo, além de compreender como será a estrutura dos projetos que estão por vir”, disse a educadora.
Stephanie Ferreira (estagiária) / Ascom Semed

Semed divulga resultado da pré-matrícula online

Já está disponível para consulta o resultado da Pré-Matrícula online da Rede Municipal de Educação. Para saber o resultado, o pai ou responsável deve digitar o CPF como login e senha neste endereço: https://sislameal.caedufjf.net/
Após acessar a plataforma, o usuário deve selecionar a opção Pré-matrícula e entrar no sistema. Na tela a seguir, aparecerá a opção Chamada Pública. Neste botão, abrirá a opção de Consulta de Resultado. Ao clicar, os pais ou responsáveis poderão verificar o resultado da pré-matrícula.
A partir desta quarta-feira (07), os pais ou responsáveis dos alunos alocados já devem se dirigir à unidade de ensino em que seu filho irá estudar para efetivar a matrícula. A efetivação da matrícula ocorrerá de 07 a 09 de fevereiro e nos dias 15 e 16, após o Carnaval.
Mas atenção, para efetivar a matrícula será preciso ter em mãos todos os documentos necessários como:
Registro de nascimento;
Cartão de vacinação (para crianças até 7 anos de idade);
Comprovante de residência recente;
Cartão do programa Bolsa Família (caso seja beneficiário);
NIS (Número de Identificação Social) para crianças beneficiadas pelo Bolsa Família;
Cartão SUS;
Três fotos 3×4;
CPF do estudante;
Declaração ou histórico escolar, para matrículas a partir do 2º ano do Ensino Fundamental;
RG e CPF do responsável.
O coordenador de Matrícula da rede, Roberval Ferreira, informou que a partir do dia 19 deste mês os pais que não tiveram a pré-matrícula confirmada no sistema nas opções selecionadas inicialmente, devem procurar outras unidades de ensino da rede para verificar a existência de vaga.
Ascom Semed/Janaína Farias

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Escola Rui Palmeira promove festa de formatura de alunos

Na noite dessa segunda-feira (5), a Escola Municipal Rui Palmeira, localizada no bairro do Vergel, viveu um dos momentos mais emocionantes protagonizados por seus alunos. Meninos e meninas dos 5ºs anos do Ensino Fundamental e do Programa Acelera celebraram sua formatura, numa festa idealizada pela equipe da escola. A quadra da escola ficou pequena para tanta gente. Pais, professores, alunos e funcionários compareceram à formatura de mais de cento e oitenta alunos, num total de sete turmas daquela unidade de ensino.

O evento festivo contou com a presença da assessora especial da secretaria municipal de Educação (Semed), Sônia Moraes, representando a instituição, representantes do Programa Ayrton Senna, parceiros da escola, pais dos alunos e membros da comunidade escolar.
“A ideia foi para culminar o ano do cinquentenário da escola com a festa de formatura dos nossos alunos”, destacou a diretora da escola, Maria Aparecida Paciência Torres. Ela disse que a festa que teve como tema os Anos 60 e explicou.
“Este evento representa para a escola um momento muito esperado por todos nós, professores e alunos. É um evento que vem coroar todo o nosso trabalho, dentro do cinquentenário desta escola. Nada mais justo do que chegar ao final do ano e promover nossa festa comemorativa à altura do que nossos alunos e suas famílias merecem”, reforçou Maria Aparecida.
A diretora fez questão de destacar o apoio dos pais que participaram e se envolveram no clima das músicas típicas dos anos 60 e “A festa foi pensada para toda comunidade escolar. Foi um momento extraordinário ver nossos alunos, os pais e toda nossa comunidade feliz”, concluiu a diretora Maria aparecida.
A Escola Municipal Rui Palmeira, uma das mais antigas da Rede Municipal de Ensino, celebrou seu jubileu no ano passado, ao completar 50 anos de atividade. A festa de formatura fecha sua programação comemorativa.
João de Oliveira Filho – Ascom / Semed

Rui Palmeira vistoria construção de Cmei no Eustáquio Gomes

A parte alta da cidade de Maceió vai passar a contar, até o final deste ano, com mais um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). O prefeito Rui Palmeira vistoriou, na manhã desta terça-feira (06), as obras da unidade educacional no Conjunto Santa Maria, localizado no bairro do Eustáquio Gomes.
Prefeito Rui Palmeira vistoria obras de construção do Cmei do Conjunto Santa Maria.
Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió
Este é o maior Cmei construído a partir dos recursos do ProInfância, programa do Ministério da Educação (MEC). Os demais Centros são dos tipos B e C, que têm capacidade para receber de 120 a 240 crianças. A unidade do Conjunto Santa Maria terá capacidade para 400 crianças.
Rui Palmeira prefeito de Maceió .
Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió
“A região do Eustáquio Gomes é carente desse tipo de serviço e a obra já está 70% concluída. O Cmei vai atender aos moradores do Conjunto Santa Maria e adjacências. Aqui estão sendo utilizados recursos federais do programa ProInfancia e esperamos que esse recurso também seja liberado para mais sete Centros, inclusive, já solicitamos e temos cobrado esse recurso em Brasília ”, ressaltou o prefeito Rui Palmeira.
Prefeito Rui Palmeira vistoria obras de construção do Cmei do Conjunto Santa Maria.
Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió
Nos últimos anos, o número de vagas ofertadas na Educação Infantil aumentou em decorrência da inauguração de mais Centros Educacionais pela Prefeitura de Maceió. Desde 2013, foram criados mais 10 Cmeis, a maioria funcionando em tempo integral, com turmas de alunos 0 a 3 e de 4 a 5 anos. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o trabalho resultou no atendimento de mais 1.650 crianças.
Prefeito Rui Palmeira vistoria obras de construção do Cmei do Conjunto Santa Maria.
Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió
“Esse é mais um Cmei que a gestão Rui Palmeira vai entregar à comunidade. A previsão é que até o final do ano a obra seja concluída, com muita qualidade na infraestrutura. Além disso, já temos um concurso realizado, o que garante os profissionais da Educação para o funcionalismo da unidade”, complementou a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea.

Camila Barbosa e Leyvson Gomes (estagiários)/ Secom Maceió

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Resultado da pré-matrícula on line é adiado para quarta-feira


A Secretaria Municipal de Educação(Semed) informa que devido a problemas técnicos no sistema, o resultado da pré-matrícula on line foi adiado para quarta-feira (07).
A partir da divulgação do resultado, os pais e responsáveis já podem confirmar a matrícula na unidade de ensino em que a criança foi alocada para entrega da documentação e efetivação do processo.
Ascom Semed

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Rui Palmeira vistoria obras de reforma em escola do Jacintinho


Prefeito Rui Palmeira vistoria obras na escola Kàtia Pimentel Assunção
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
A Escola Municipal Kátia Pimentel, localizada no bairro do Jacintinho, está passando por reformas que irão ampliar o espaço disponível, além de melhorar a estrutura, que não recebia intervenções desde a sua inauguração, em 1988. O prefeito Rui Palmeira vistoriou, na manhã desta quinta-feira (1º), as obras, que iniciaram no fim do ano passado e devem ser concluídas em 12 meses.
“A Escola Kátia Pimentel Assunção está praticamente sendo reconstruída, assim como fizemos com a Arnon de Melo, entregue recentemente, já que esta é uma escola de 1988 e desde então nunca teve nenhuma melhoria. Temos um prazo de 12 meses para o fim da obra e a gente espera que esse serviço traga um novo padrão de qualidade de ensino aqui no Jacintinho”, disse Rui Palmeira.
Prefeito Rui Palmeira vistoria obras na escola Kàtia Pimentel Assunção
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
De acordo com a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, a requalificação da escola é um serviço importante para o bairro do Jacintinho. “A maioria das unidades escolares foi construída há 30 anos, quando a população local não chegava a um terço do que é hoje. E sem terrenos novos para a construção de outras, a solução é ampliar o que já existe”, afirmou a secretária.
“O Jacintinho é um dos bairros mais populosos e essa escola é tradicional na localidade e com essa mudança é esperado que ela também fique no padrão das demais escolas reformadas. É importante lembrar que durante a reforma os estudantes foram realocados para um prédio alugado pela prefeitura, não comprometendo o ano letivo deles”, destaca o vice-prefeito Marcelo Palmeira, também presente durante a vistoria.
Marcelo Palmeira – Vice Prefeito
Esta é a 11ª escola reformada a partir de recursos próprios do município e a segunda no bairro. A princípio, a instituição contava com 1.200 vagas, com turmas do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, e da Educação para Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). Após a ampliação, esse número deve aumentar.
“Desde a primeira gestão do prefeito Rui Palmeira, as nossas equipes visitam e fazem levantamentos nas escolas municipais. Depois disso foi elaborado um projeto de reestruturação de toda a rede, onde 10 escolas já foram entregues reformadas e ampliadas. A reforma atenderá aos princípios básicos da recomendação do Ministério da Educação, assim como todas as outras reformadas anteriormente”, ressalta a secretária Ana Dayse.
Após a reestruturação da unidade, a comunidade escolar vai poder usufruir de um prédio equipado com dispositivos de acessibilidade, 14 salas de aula arejadas, laboratórios de informática e ciências, pátio coberto, biblioteca e refeitório. Além disso, serão feitas ampliações nos espaços da copa e cozinha dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Camila Barbosa e Leyvson Gomes (estagiários)/ Secom Maceió

Projovem Urbano: inscrições podem ser feitas no Benedito Bentes



As inscrições para alunos no Projovem Urbano agora podem ser feitas nas escolas municipais Selma Bandeira e Paulo Bandeira, localizadas no Benedito Bentes. Os locais recebem inscrições das 18h às 21h, de segunda a sexta-feira. O objetivo da oferta de inscrições nas duas escolas é tornar ainda mais fácil o acesso dos interessados ao curso.
A escola Selma Bandeira fica localizada na Avenida Ministro Márcio Fortes, já a Paulo Bandeira situa-se na Avenida Norma Pimentel Costa. Para se matricular, os jovens precisam comparecer ao local, até 28 de fevereiro, com os documentos necessários para a matrícula em mãos. O programa está disponibilizando 600 vagas para escolas do Benedito Bentes, Jacintinho, Clima Bom, Levada e Prado, com possibilidade de inclusão de outros bairros a depender da demanda de alunos. O início das aulas está previsto para o mês de março.
O Projovem é um curso para jovens de 18 a 29 anos que não concluíram a educação básica em algum momento de sua vida escolar. O curso ofertado possui duração de 18 meses, com aulas no horário noturno. Além da formação do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o Projovem também oferece qualificação profissional inicial nas áreas de administração e telemática aos estudantes.
Para a coordenadora do programa em Maceió, Solange Gouveia, ampliar a oferta de locais de inscrição aos jovens é importante. “Devido à dificuldade de alguns jovens para se deslocar à Semed, acreditamos que aumentar a oferta de locais de atendimento facilitará o ingresso dos interessados no Projovem”, disse Solange Gouveia.
Documentação
Os candidatos interessados em se matricular no programa devem se dirigir aos pontos de inscrição com cópias e originais da Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF); comprovante de residência atual e histórico escolar. Mais informações sobre o processo podem ser obtidas pelo telefone (82) 3315-4555.
Eduardo Araújo (Estagiário) – Ascom Semed