quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Aulas dinâmicas estimulam alunos da Ejai e fortalecem aprendizado

Oficina de confecção de máscaras de carnaval. Foto: Arquivo Pessoal
Os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) matriculados na Rede Municipal de Ensino participaram, no ano letivo de 2017, de diversas aulas diferenciadas dentro e fora da sala de aula. O intuito dessas iniciativas é levar aos estudantes novas experiências, tomando como base o conteúdo das disciplinas abordadas em sala de aula.
Alunos participam de debates. Foto: Arquivo Pessoal

O planejamento das atividades especiais é montado com a participação dos alunos. Seminários, oficinas e passeios estão entre as atividades desenvolvidas pelo corpo docente, que leva em consideração o que os estudantes desejam aprender.
A Escola Municipal Nosso Lar, localizada na Levada, é um exemplo de aplicação dessa metodologia. Durante o ano passado, os alunos da unidade de ensino conheceram o Teatro Deodoro, participaram da oficina de confecção de máscaras, ajudaram na organização das festas de São João e Halloween, na confraternização de fim de ano e assistiram a palestras sobre participação comunitária e sexualidade.
Estudantes visitam Teatro Deodoro. Foto: Arquivo Pessoal
As quatro turmas da escola pertencentes à modalidade participaram das aulas especiais, o que de acordo com a coordenadora do Ejai da Escola Nosso Lar, Teresa Cristina, proporcionou excelentes resultados. “Eles sentam, conversam entre si e trocam ideias durante as atividades. É gratificante ver o interesse e o engajamento deles”, disse.
O Ejai é uma modalidade de ensino que proporciona a pessoas que não tiveram oportunidade de estudar, durante a fase escolar, a oportunidade de compensar o tempo perdido e aprender a ler, escrever e concluir o Ensino Fundamental.
Eduardo Araújo estagiário)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: