segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Posse de Thomaz Beltrão
Campanha de Desarmamento Infantil 2009
O prefeito Cícero Almeida reconheceu a importância do evento, mas destacou que esse tipo de campanha não inibe a violência e que ela deve ser combatida com atos concretos. “O combate a violência passa pelo trabalho social que tem base na escola. Isso que vemos aqui é um bom exemplo, mas não é muito eficaz. As crianças assistem a desenhos animados violentos todos os dias”, arrematou Almeida.
Bi-campeã
Pelo segundo ano consecutivo, a escola que mais recolheu armas foi a Escola Municipal Natalina Costa, localizada no conjunto Cleto Marques Pelo feito, além da assinatura de dez títulos da Editora Abril, a escola também recebeu da Prefeitura, um passeio turístico pela cidade. A diretora da escola, Maria Célia Tenório Porciuncula, salientou a importância do projeto que mobilizou todos os setores da comunidade escolar. “Além da entrega das armas como lição contra a violência, as crianças recebem revistas, o que contribui para o fortalecimento do hábito da leitura”, afirmou a diretora.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Formação de coordenadores para o planejamento de 2010
A formação foi orientada por um grupo de formadoras composto por professoras e especialistas: Eudymar Floriano, Kátia Lobo, Mônica Regina, Edleuza Maciel e Izabel Araújo, que vêm fazendo a formação dos coordenadores da rede desde 2006 e neste momento, estão trabalhando conjuntamente, no planejamento das atividades pedagógicas para o ano letivo de 2010 na rede municipal de ensino.
O trabalho em grupo foi iniciado com a leitura e discussão de um esquema de texto que já vinha sendo estudado pelo grupo, tendo seu foco principal no cotidiano enfrentado pelo coordenador nas escolas, apresentando uma oportunidade de debates e reflexões que auxiliem na construção do planejamento para 2010.
Segundo Eudymar Floriano, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo DAE busca instrumentalizar o coordenador pedagógico para que ele transforme seu espaço de trabalho em um espaço auto formador, onde ele seja o elemento catalisador de toda a comunidade escolar, podendo criar uma equipe formativa que reúna professores, coordenadores, funcionários e comunidade, num planejamento articulado com o objetivo de melhorar a qualidade da educação.
“Este trabalho de planejamento que as coordenadoras estão iniciando aqui, será desenvolvido e concluído na escola, com a participação de todos os envolvidos, direta e indiretamente, no processo educacional”, afirmou Eydimar. Ainda de acordo com a técnica, ao término do planejamento na escola, os trabalhos serão encaminhados ao DAE para análise e auxílio, tanto na organização quanto na implementação do planejamento no ano letivo de 2010.
Após os trabalhos e discussões, a equipe realizou uma dinâmica de grupo com o tema “Trabalhando as relações na escola”, com a finalidade de refletir sentimentos e atitudes que melhorem a convivência, o aprendizado conjunto, a empatia e a capacidade de caminhar coletivamente.
Jornalista de Minas Gerais divulga trabalho social
Devido ao apoio que a Semed vem dando aos movimentos sociais, o secretário Thomaz Beltrão recebeu em seu gabinete a visita da coordenadora do “Projeto Raízes de África” Arísia Barros e do jornalista de Minas Gerais, José Amaral Neto.
De acordo com Amaral Neto o objetivo é divulgar o trabalho social que a coordenadora do “Projeto Raízes de África” vem realizando em Maceió e que tem como parceira a Secretaria Municipal de Educação e outros órgãos. Amaral neto explica que o projeto visa promover a inserção étnica na sociedade alagoana “Venho acompanhando esse trabalho há meses e constatei que é um trabalho de fundamental importância para os alagoanos”, destaca Amaral Neto, admirando o projeto.
O jornalista entre outras perguntas indagou o secretário quanto ao processo social de valorização das pessoas e quanto à inserção da história do negro nas escolas. Além de responder as perguntas do jornalista o secretário Thomaz Beltrão, destacou que as escolas do município estimulam a democracia sem discriminação racial e que é fundamental apoiar projetos como esse. “Há nas escolas um clima contra discriminação. Priorizamos estimular o ser social e não o preconceito e nem a discriminação. A parceria é importante, pois fortalece o engajamento social em prol do movimento”,finaliza.
O próximo passo, segundo o jornalista é produzir uma reportagem referente ao trabalho realizado pelo o projeto e seus parceiros. “Divulgar o apoio e projeto em si é o foco no momento”, sintetiza.
O jornalista é dono de uma agência de notícia em Uberlândia, minas Gerais, e veio a convite da coordenadora do projeto para divulgar as ações desse movimento e o apoio que instituições como a semed vêm promovendo à sociedade.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Erradicação do Trabalho Infantil: Semed e MPT firmam convênio
O município de Maceió, por intermédio da secretaria municipal de Educação (Semed), firmou termo de cooperação técnica com o Ministério Público do Trabalho (MPT), como sendo mais uma etapa com vistas à efetivamente combater o trabalho infantil no município. A solenidade de assinatura do documento ocorreu na manhã desta terça-feira (24), no auditório da secretaria. Através do termo de cooperação, o órgão federal fará a doação de aproximadamente 20 mil cartilhas educativas, formuladas para envolver a família na conscientização do problema.
A procuradora Rosimeire Lôbo explicou que o MPT tem uma coordenadoria em nível nacional com o objetivo de discutir o problema do trabalho infantil, conscientizando famílias a fim de evitar essa prática, a qual decidiu elaborar uma cartilha pedagógica abordando o tema. “Temos a cultura de cobrar do poder público, que atribui à falta de recursos e ao desinteresse da sociedade o insucesso dessas políticas de conscientização. Reconhecemos esse desinteresse das famílias, então decidimos tratar da questão de forma bastante didática e o Ministério Público do Trabalho está fazendo essa doação ao município”, explicou Rosimeire.
Ainda de acordo com a procuradora, as justificativas da sociedade também são aceitáveis, visto que muitas das vezes são pessoas que estão num alto nível de miserabilidade e não veem alternativa como fonte de renda, a não ser colocar os menores para trabalhar. “Essa é uma realidade que precisa mudar e para isso temos que ir além do atendimento e conscientização da própria criança. É preciso envolver a família e entendemos que o meio mais eficaz é através da escola”, acrescentou Rosimeire Lôbo.
O secretário municipal de Governo, Pedro Alves, participou da solenidade, no auditório da Semed, representando o prefeito Cícero Almeida (PP). Segundo ele, tão logo o chefe do Executivo tomou conhecimento da proposta do MPT decidiu acatá-la e pediu agilidade para a assinatura do termo de cooperação.
O secretário interino de Educação, Thomaz Beltrão, adiantou que a Semed já desenvolve alguns programas para evitar o trabalho infantil. Para ele, essa iniciativa do MPT representa um reforço nesse trabalho. Beltrão citou como exemplo a modalidade de ensino em tempo integral, no qual o aluno desenvolve atividades artísticas e esportivas no contra-turno escolar.
Atualmente, o programa de educação continuada funciona em praticamente metade da rede escolar, em 40 unidades de ensino. A iniciativa apresentada pelo MPT deverá ser implantada, inicialmente, em cinco escolas.
CARRASCOSA
Na manhã desta terça-feira (24), o secretário Thomaz Beltrão recebeu a informação de um possível protesto de pais de alunos matriculados na escola Maria José Carrascosa por conta da não realização de aulas há pelo menos cinco dias.
De acordo com Beltrão, a Semed já disponibilizou para todas as escolas da rede municipal de ensino, pelo menos um vigilante ou guarda municipal para dar segurança à escola. Porém, há casos em que a direção da escola não comunica essa vulnerabilidade à própria secretaria. “Especificamente na escola Maria José Carrascosa, o que ocorre é que lá existe um galpão, através do qual a comunidade tem acesso às dependências da unidade de ensino. Já providenciamos a recomposição dessa abertura no galpão para resolver isso”, explicou Beltrão.
Ainda conforme o secretário interino, outro problema que atinge a escola situada no bairro do Poço está nas diversas tentativas da comunidade em participar da merenda distribuída aos alunos. “E isso não é permitido. Merenda é para os alunos e essa ameaça deixa a direção de qualquer escola amedrontada, mas já estamos tomando as providências para devolver a normalidade à escola”, completou Beltrão.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Semed empossa novos conselheiros: COMEN de cara nova
Além dos conselheiros presentes participou também do evento o promotor de justiça, Flávio costa, que cobrou dos novos conselheiros ações e mais rigor na participação, ao mesmo tempo em que parabenizou o atual secretário na credibilidade do fortalecimento do COMEN.
Como o conselho é formado por unidades Governamentais e não Governamentais marcaram presenças também na posse as vereadoras por Maceió, Tereza Nelma e Rosinha da Adefal, além do representante da OAB, Antônio Carlos Gouveia, entre outros. Os conselheiros presentes questionaram a droga e a dependência química como alvo destruidor da sociedade.
Abrindo a solenidade de posse a presidente da ultima gestão do COMEN, Maria Aparecida, falou do encerramento e dos desafios dessa nova fase, “É preciso fazer muito mais do que se estar fazendo”disse.
De acordo com a atual presidente do COMEN, Ubiratânia Rodrigues Soares, a eleição ocorreu meses antes, no dia 18 junho, por aclamação. Em seu discurso, no momento da posse, ela ressaltou a importância dos órgãos de controle social e cobrou o compromisso de todos os participantes. “Nesse primeiro momento quero destacar a responsabilidade do conselho diante da sociedade e o compromisso com as ações e finalidades propostas pelo o regimento. Vamos formar comissões, realizar o fórum municipal, para então partir para as ações”, sintetiza.
Para Ubiratânia Rodrigues Soares, o secretário Thomaz Beltrão, entende o real valor do conselho,“ O apoio que ele está nos dando nesse momento é fundamental. Ele consegue entender a importância do órgão de controle social”, completa.
Funcionamento
O conselho foi criado em 98, através da Lei Nº 4.725 e funciona com realizações de plenárias mensais ordinárias e extraordinárias. Composta por organizações Governamentais e não Governamentais tem por finalidade a proteção da criança e do adolescente, integrando-o na sociedade como cidadão e ainda fiscalizar, de acordo com as leis de modo a garantir seu desenvolvimento e bem estar integral, visando a conquista de melhores condições de vida e cidadania.
Escola Corintho da Paz realiza Momento Literário
Os alunos da escola Corintho da Paz tiveram, nessa quinta-feira (19) a realização do terceiro Momento Literário, com o objetivo de incentivar a leitura na sala de aula e no cotidiano dos estudantes. De acordo com a vice-diretora da unidade de ensino, Ana Amélia, desde o primeiro momento tem observado o aumento do interesse dos alunos na participação de leitura e reconto, especialmente da literatura nacional.
Durante este terceiro Momento Literário, os estudantes realizaram encenação de contos e poesias. “Faremos a apresentação de uma peça para abordar uma coletânea de poesias da escritora alagoana Arriete Vilela”, explicam as alunas do 8º ano da escola, Mariana Juciele Souza e Daniele Alves. Elas explicam que escolheram apresentar a vida, a história e a obra de Arriete pela qualidade de seu trabalho e o enfoque de sua produção, que retrata a realidade da vida cotidiana.
O aluno do 9º ano, Humberto Vinícius, preferiu abordar a vida e a história do alagoano Jorge de Lima. Para isso, correu pra internet para pesquisar tudo a respeito do escritor. “Escolhemos o escritor devido a sua importância no contexto político do Estado, bem como pela qualidade de suas obras”, esclareceu ele. O estudante destacou a importância do Momento Literário pelo fato de ter contribuído para o incentivo à leitura. “Depois dessa iniciativa da escola, passei a ler mais. Hoje, leio uma média de quatro livros por ano”, ressalta Vinícius.
A escola Corintho da Paz está em constante movimentação. Somente neste ano já realizou a CieMática, a Feira das Profissões e, recentemente, a 1ª Semana de Geo-História. “Procuramos incentivar sempre a produção estudantil da nossa escola”, acrescentou a vice-diretora Ana Amélia. No encerramento da programação, na tarde desta quinta-feira (19) os escritores alagoanos Jeová Santana e Arriete Vilela.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Reunião com a Escola Paulo Bandeira termina com saldo positivo
Durante a reunião o secretário tomou conhecimento de várias situações vividas por professores e alunos e desde já tomou providência, na tentativa de resolver o problema. De acordo com Thomaz Beltrão, o prefeito Cícero Almeida já pediu aceleração no andamento da obra da Escola Paulo Bandeira “Iremos renegociar com a empresa, de forma que o reinício da obra seja feito imediatamente”, afirma.
Quanto às reclamações da comunidade escolar acerca da má conduta dos estudantes da rede particular que dividem o mesmo prédio, o secretário foi bastante enfático. “Vamos marcar uma reunião com o proprietário da escola para que seja firmado um contrato de convivência entre os estudantes da rede particular e pública enquanto permanecerem naquele local”, ressaltou.
O objetivo do prefeito, de acordo com Beltrão é comprar o colégio Jorge Assunção, e ficar com as duas unidades escolares, mas só será possível se o proprietário do Jorge Assunção regularizar sua pendência com a justiça do trabalho, “Acredito que seja possível, mas aguardaremos os tramites legal para a regularização. Com a reunião que será marcada vamos sugerir a regularização dos documentos e a compra do prédio, a pretensão é fazer desta escola uma unidade de referência”, justifica. Até lá ficou acordado que os estudantes terminariam o ano letivo com intuito de não prejudicar o aprendizado.
Para a vice-diretora, Elizabete Gouveia, a reunião foi bastante positiva “Ainda bem que conseguimos chegar a um acordo, vamos aguarda a reunião com o proprietário para assinarmos o contrato de convivência, primeiramente, e esperar o processo de compra da escola e a reforma da outra”, aguarda.
Semed discute o orçamento da pasta para 2010
Para a elaboração da peça orçamentária, a equipe da Semed levou em consideração os repasses federais, os convênios, bem como os recursos próprios. Para o próximo ano, a educação municipal terá um orçamento de R$ 209 milhões, 261 mil, 360.
De acordo com a coordenadora do Planejamento da Semed, Cláudia Alves de Oliveira, como a elaboração do orçamento é feita a partir das despesas apresentadas, ela se ateve a esses números. “Para o próximo ano, teremos uma despesa com o Fundeb, de R$ 123 milhões; recursos próprios, R$ 65 milhões, os recursos próprios serão de R$ 2,4 milhões e os convênios federais, as despesas serão de R$ 15,7 milhões”, explicou Cláudia.
Ainda conforme a coordenadora, os recursos serão empregados em construção de escolas para a ampliação da rede de ensino da capital, alimentação, pagamento de salários, manutenção da secretaria e da infraestrutura das escolas e transporte escolas. “Logicamente que estamos apresentando os números em linhas gerais. A discussão de um orçamento não ocorre de forma tão rápida, pois estamos falando de leis, decretos, portarias e uma vasta legislação que é levada em consideração para a elaboração da peça orçamentária. O que estamos apresentando é o orçamento em linhas gerais”, destacou Cláudia Alves.
O secretário interino de Educação, Thomaz Beltrão disse que o objetivo é trazer pessoas para debater e tornar esses encontros em uma prática sistemática, para otimizar os programas,“quero assumir a responsabilidade dentro dessa realidade para em uma reformulação coletiva superar as adversidades”, declarou Thomaz.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Semed: secretário busca solução negociada para Escola Paulo Bandeira
As duas unidades funcionam no Benedito Bentes. Oriundos da Escola Paulo Bandeira, existem 598 alunos, que tem convivido com os demais alunos que frequentam o Colégio Jorge Assunção.
A transferência aconteceu numa situação emergencial, quando em 2008, o prédio da Paulo Bandeira foi condenado pelo Departamento de Engenharia. A partir daí foi iniciada uma obra de reparo, porém, não foi concluída. Desde esse período, parte do Colégio Jorge Assunção foi alugado pela Semed. Mas por conta de uma pendência com a Justiça do Trabalho, a Procuradoria Setorial da Semed, recomendou a suspensão dos repasses.
Agora, por conta da medida o proprietário não quer renovar o contrato com a Semed. Paralelo a isso os funcionários e professores da Paulo Bandeira querem o fim da reforma do prédio onde estudavam.
click e ouça
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Aniversário da Escola Hévia Valéria
O evento iniciou com um culto transecumenico, com membros religiosos, católicos, evangélicos, kardecista e budista. Na ocasião, foi possível discutido a paz na humanidade, onde todos possam caminhar juntos para o fim da violência. Para Ana Kátia Batista, assistente social da escola, "uma comunidade sem paz, é uma comunidade sem orientação, e respeito pelas diversidades dos seres", enfatiza ela.
Em seguida, aconteceram algumas homenagem, entre elas, para José Sampaio de Melo, que confeccionou a bandeira e o hino da escola; José Dario, primeiro funcionário da escola e para o policiamento local, que contribui para manter a segurança no ambiente escolar, na ocasião representados pela Major Fatima Ferreira, do Batalhão Escolar e o Tenente Coronel Gonzaga, do Comando da Policia Militar.
e Cicera Valéria, diretora da escola
Para a professora Gedida Alves, que responde interinamente pela diretoria de ensino, a escola é um bem cultura, que deve sempre contribuir para o desenvolvimento do aluno, ou seja, "desempenhando sua função social na sociedade", enfatiza ela.
O evento finalizou com apresentações culturais, de grupo Hip hop, coral, flautista. Atualmente a escola atende 1600 alunos, de 5ª a 8ª serie nos turnos manhã e tarde. No período da noite, a unidade escolar também possuem 3 turmas do Projovem.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Semed: estudantes participam de escolinha de vôlei de praia
Os alunos da Escola Municipal Pio X, no Prado viveram momentos especiais na manhã e tarde de quinta e sexta-feira. Eles participaram da escolinha de vôlei promovida por atletas e técnicos que acompanham o Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. Na arena montada no bairro da Pajuçara, os alunos se divertiram e aprenderam os fundamentos do esporte.
A articulação para as oficinas na praia aconteceu por conta de um convite repassado pela organização a Dayse Lopes, atual diretora do Departamento de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação. Ela indicou a participação das escolas municipais Brandão Lima, Geruza Costa, Nosso Lar I e Pio X. Ao todo mais de cem crianças foram mobilizadas.
A movimentação dos alunos chamou a atenção de quem acompanhou o trabalho realizado pela equipe de professores. O fascínio dos meninos e meninas era evidente. O estudante Jonatas Maciel, o “Pelé” de13 anos – aluno da 7º D - mesmo sendo apaixonado por futebol entrou na brincadeira.
“Gostei muito. Hoje é a primeira vez que pratiquei vôlei. Gosto de esporte e acho importante fazer isso do que ficar aprendendo o que não deve na rua”, destacou Jonatas.
Sua colega de sala, Maria Gisele, de 13 anos é outra que só conhecia o vôlei nas aulas de educação física. O contato com os profissionais a fez se envolver de modo dedicado. Assim como as amigas acreditam que buscarão aprender mais sobre o vôlei depois da experiência. “Foi muito legal. Todo mundo aprendendo junto e se divertindo. Foi muito bom isso”, comentou.
Vestidos com os coletes fornecidos pela organização os estudantes deram um show de bom comportamento e interesse. Atentos às instruções eles não deixaram de realizar nenhum exercício. O esforço foi reconhecido pelos professores que identificaram alguns alunos com vocação para o esporte.
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Aviso
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Reunião busca socializar informações de programas da Semed
O secretário interino de Educação, Thomaz Beltrão, começou hoje a realizar reuniões com os diversos departamentos da secretaria municipal de Educação (Semed), a fim de socializar as informações dos programas existentes na pasta e debater as políticas dos setores da Semed. Nesta quarta-feira (11), no gabinete do secretário, houve a apresentação dos termos que compreendem o Plano de Ações Articuladas (PAR), gerenciado pelo governo federal e que possui, atualmente, cerca de R$ 3 milhões disponíveis para aplicação na aquisição de equipamentos e capacitação de professores.
De acordo com Beltrão, a Semed decidiu optar por aplicar o dinheiro na compra de produtos da chamada “linha branca”, como geladeiras, fogões e freezers, como forma de oferecer mais qualidade no funcionamento das escolas, além de investir na melhora da qualidade dos professores da rede municipal de ensino. “Esse processo já está licitado e estamos em vias de adquirir os produtos”, anunciou o secretário interino da Semed.
Ainda conforme explicações de Thomaz Beltrão, a socialização das informações também objetiva dar a transparência ao serviço público, bem como propor soluções para os problemas relacionados à rede oficial de ensino da capital. Amanhã (12) será a vez da exposição do departamento de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na sexta-feira (13), setor de Contratos. Na quarta-feira da próxima semana (18) a programação terá sequência com a exposição do Planejamento, no dia 25, Fundo Financeiro e no dia 2 de dezembro, Recursos Humanos.
POLÍTICA PÚBLICA
O PDE, apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, colocou à disposição dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Sepultamento
Nomeação de Novos Servidores
Foram nomeados professores para atender a Educação Especial e Educação Infantil. E as disciplinas Português, História, Ciências, Inglês, Geografia, Ensino Religioso, Música, Espanhol e Educação Física
Já as vagas para os cargos administrativos, serão preenchidas por auxiliar de sala, merendeira, jornalista, bibliotecário, motorista, secretário escolar, assistente social e técnico em recursos humanos.
Confira a lista dos novos servidores no link abaixo:
Secretária Municipal de Administração
Servidores se despedem do amigo Cláudio do RH
O dia de trabalho para os servidores do setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi de tristeza. A notícia da morte prematura do servidor Cláudio Wilson Pereira Costa, 41 anos, pegou a todos de surpresa. Há nove anos atuando como técnico administrativo na secrtaria Cláudio vai deixar saudades.
Segundo as primeiras informações na noite de ontem, quando estava em sua residência, o servidor passou mal. Assim que o socorro chegou ele já se encontrava sem vida. Acabara de sofrer um ataque cardíaco fulminante.
Cláudio era de fora do Estado. Por esta razão ainda não foi definido onde será o seu sepultamento. Enquanto isso, o seu corpo será velado, a partir do meio-dia, na Central de Velórios.
Secretário implanta o Fórum da Educação
"É um momento de reflexão do que pretendemos com a secretaria. Todos os que queiram podem participar com o objetivo de discutir problemas e, principalmente, soluções. Somente assim não perderemos nosso ritmo de trabalho", acredita Thomaz.
Nesta quarta-feira, o tema do primeiro encontro do Fórum será o Plano de Ações Articuladas (PAR). Na próxima quinta-feira (12) acontece uma pauta ampliada sobre o o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na próxima semana, quarta-feira (18), será discutido com o setor de Planejamento.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Nomeações para Semed suprem carência da rede de Ensino
O secretário interino de Educação do município, Thomaz Beltrão, comemorou hoje (5) a nomeação de mais de cem novos servidores para a secretaria. Ele explicou que houve um grande ajuste nas funções de merendeira e auxiliar de sala, provocado pela demissão dos servidores terceirizados contratados por uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), abrindo vaga para a convocação de aprovados no concurso público da Semed, realizado em 2006.
De acordo com Beltrão, a convocação dos aprovados, publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do Município (DO), significa mais um passo com vistas a solução de carências existentes na rede oficial de ensino da capital. “É preciso construir um grande momento da educação pública”, destacou ele, ao considerar que os novos servidores darão a sua contribuição para a construção desse processo.
O coordenador de Recursos Humanos da Semed, José Mário Carneiro, explicou que os convocados têm 15 dias para se apresentarem à secretaria de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp), que funciona no antigo prédio da secretaria de Finanças, no Centro, para entrega da documentação pessoal e de exames admissionais. Cumprido esse trâmite, os servidores serão empossados e serão investidos no cargo. “O objetivo, hoje, da secretaria de Educação é iniciar o ano de 2010 sem nenhuma carência na rede de ensino e estamos perseguindo essa determinação”, acrescentou Carneiro.
Foto Marcos Rodrigues
Na relação de nomeados para a Semed, além de merendeiras e auxiliares de sala, constam professores de educação infantil, educação física, português, geografia, inglês, espanhol, geografia e ensino religioso. Também foram nomeados servidores para os cargos de jornalista, bibliotecário, motorista, secretário escolar, assistente social e técnico em recursos humanos.
Violência assusta servidores da Semed
Sangrando muito e se dirigindo aos servidores, ele se escondeu na sala de apoio ao gabinete do secretário interino, Thomaz Beltrão. Neste momento, o titular da pasta se encontrava reunido com sua equipe. Ao ouvir o desespero e os gritos dos servidores, Thomaz também buscou abrigo em outra sala.
Foram momentos de pânico, sem que ninguém soubesse ao certo o que tivesse ocorrido. Enquanto isso, a movimentação de servidores pelos corredores alterou o funcionamento da secretaria. O rapaz atingido foi atendido por uma equipe da Samu, que chegou acompanhada de uma guarnição da polícia.
Depois que a situação foi retornando a normalidade, se confirmou que vítima não é funcionário da secretaria e que só entrou no prédio por encontrar o portão aberto. Há suspeitas de que o fato tenha relação com o tráfico de drogas. Essa hipótese foi levantada pela polícia após apurar informações de que a Flávio Matias veio correndo da região do Bom Parto, localizado nos fundos da Semed.
Flávio foi socorrido com vida até o Hospital Geral do Estado (HGE). Até o final da tarde , seu estado de saúde era estável e ele passava por uma intervenção cirúrgica. A polícia não conseguiu capturar os envolvidos no fato.
Posse dos Diretores da Rede Municipal
O presidente da comissão eleitoral, Antonio Benedito de Barros Filho, explicou que o processo eleitoral transcorreu dentro da normalidade. “Todo o andamento da preparação para a eleição foi tranquila. A partir de agora, a Semed estará trabalhando para buscar a unificação do pleito. Além disso, esta foi a primeira vez em que a votação foi feita de maneira unificada, ou seja, sem a diferença de peso no voto entre professores, funcionários e alunos”, esclareceu ele.
O secretário de Educação, Thomaz Beltrão, na interinidade do cargo, considerou que a transformação do processo educacional deve ser aprofundada. “Porque a escola deixou de ser apenas o local para se adquirir conhecimento e passou a funcionar como formação do cidadão. Nesse contexto é que a escola deve ter a função de incluir a comunidade em sua programação, em sua função social”, disse Beltrão. Na condição de gestor, Beltrão destacou a necessidade da prática saudável da gestão pública, como nas escolas, a fim de atingir o fortalecimento profissional, criando as condições para a interação com a sociedade. “Trata-se de um grande esforço para a prática da cidadania”, acrescentou.
O coordenador de Recursos humanos da Semed, José Mário Carneiro, aproveitou a oportunidade para destacar a necessidade de as escolas focarem a atuação, nesse momento, para a solução de problemas e, assim, iniciar o ano letivo de 2010 sem carências na rede municipal de ensino.
Mas a solenidade também serviu para cobranças. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteal), Célia Capistrano, lembrou que existe um esboço para a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do pessoal da Educação, que data de 1998. “Mas é um documento que já caducou, em função da edição da nova Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB). É preciso elaborar um novo modelo para implantar o PCCS para os servidores da rede municipal de ensino e já corrigindo um erro, que era o de não incluir os funcionários das escolas. São profissionais que fazem parte da educação e não podem ser excluídos desse processo”, salientou a sindicalista.
Foram empossados na solenidade os diretores das escolas Jorge de Lima, Nosso Lar, Cecília Carnaúba, Edécio Lopes, Elza Lira, Rodrigues Alves, Ranilson França, Luiz Pedro II e creche-escola Leda Collor. A eleição direta para diretores e vice das escolas da rede municipal de ensino atende a princípios constitucionais, contemplados pela LDB e a Lei Orgânica do Município.