quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Formação de coordenadores para o planejamento de 2010



O Departamento de Acompanhamento Escolar e Formação Continuada (DAE), da SEMED realizou nesta quarta-feira (25), mais uma reunião de formação para coordenadores pedagógicos. O tema deste encontro foi Planejamento e Relações Interpessoais e teve como objetivo auxiliar o coordenador na compreensão do ato de planejar como ação indispensável ao desenvolvimento da educação, além de reconhecer o coordenador como articulador das relações inter-pessoais na comunidade escolar.


A formação foi orientada por um grupo de formadoras composto por professoras e especialistas: Eudymar Floriano, Kátia Lobo, Mônica Regina, Edleuza Maciel e Izabel Araújo, que vêm fazendo a formação dos coordenadores da rede desde 2006 e neste momento, estão trabalhando conjuntamente, no planejamento das atividades pedagógicas para o ano letivo de 2010 na rede municipal de ensino.


O trabalho em grupo foi iniciado com a leitura e discussão de um esquema de texto que já vinha sendo estudado pelo grupo, tendo seu foco principal no cotidiano enfrentado pelo coordenador nas escolas, apresentando uma oportunidade de debates e reflexões que auxiliem na construção do planejamento para 2010.




Segundo Eudymar Floriano, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo DAE busca instrumentalizar o coordenador pedagógico para que ele transforme seu espaço de trabalho em um espaço auto formador, onde ele seja o elemento catalisador de toda a comunidade escolar, podendo criar uma equipe formativa que reúna professores, coordenadores, funcionários e comunidade, num planejamento articulado com o objetivo de melhorar a qualidade da educação.




“Este trabalho de planejamento que as coordenadoras estão iniciando aqui, será desenvolvido e concluído na escola, com a participação de todos os envolvidos, direta e indiretamente, no processo educacional”, afirmou Eydimar. Ainda de acordo com a técnica, ao término do planejamento na escola, os trabalhos serão encaminhados ao DAE para análise e auxílio, tanto na organização quanto na implementação do planejamento no ano letivo de 2010.



Após os trabalhos e discussões, a equipe realizou uma dinâmica de grupo com o tema “Trabalhando as relações na escola”, com a finalidade de refletir sentimentos e atitudes que melhorem a convivência, o aprendizado conjunto, a empatia e a capacidade de caminhar coletivamente.



Nenhum comentário: