quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Reunião busca socializar informações de programas da Semed


Foto: Mauro Fabiani



O secretário interino de Educação, Thomaz Beltrão, começou hoje a realizar reuniões com os diversos departamentos da secretaria municipal de Educação (Semed), a fim de socializar as informações dos programas existentes na pasta e debater as políticas dos setores da Semed. Nesta quarta-feira (11), no gabinete do secretário, houve a apresentação dos termos que compreendem o Plano de Ações Articuladas (PAR), gerenciado pelo governo federal e que possui, atualmente, cerca de R$ 3 milhões disponíveis para aplicação na aquisição de equipamentos e capacitação de professores.


De acordo com Beltrão, a Semed decidiu optar por aplicar o dinheiro na compra de produtos da chamada “linha branca”, como geladeiras, fogões e freezers, como forma de oferecer mais qualidade no funcionamento das escolas, além de investir na melhora da qualidade dos professores da rede municipal de ensino. “Esse processo já está licitado e estamos em vias de adquirir os produtos”, anunciou o secretário interino da Semed.




Ainda conforme explicações de Thomaz Beltrão, a socialização das informações também objetiva dar a transparência ao serviço público, bem como propor soluções para os problemas relacionados à rede oficial de ensino da capital. Amanhã (12) será a vez da exposição do departamento de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na sexta-feira (13), setor de Contratos. Na quarta-feira da próxima semana (18) a programação terá sequência com a exposição do Planejamento, no dia 25, Fundo Financeiro e no dia 2 de dezembro, Recursos Humanos.


POLÍTICA PÚBLICA

O PAR é uma política pública cujo objetivo é implantar programas. Integrante do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o PAR foi lançado em 2007. Como condição para fazer parte do Plano, os municípios precisaram, antes, assinar o plano de metas do Ministério da Educação, intitulado Compromisso Todos pela Educação. Todos os 26 Estados e o Distrito Federal assinaram o documento e 5.563 municípios passaram a subscrever o Termo de Adesão ao Plano de Metas do PDE.


O PDE, apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, colocou à disposição dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.

Nenhum comentário: