segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Campanha de Desarmamento Infantil 2009






A culminância da Campanha pelo Desarmamento Infantil se deu na manhã desta quinta-feira (26), no pátio da Secretaria Municipal de Educação, na presença de vários políticos, imprensa, estudantes e educadores e ao som do grupo Bate Lata Roda Viva. Foram destruídas mais de 3 mil armas de brinquedo que foram arrecadadas em escolas e bancas de jornal. Numa parceria entre a Editora Abril e a Prefeitura Municipal de Maceió as armas de plástico foram trocadas por revistas. A campanha tem por objetivo a valorização da paz e o desenvolvimento do hábito de leitura.

O prefeito Cícero Almeida reconheceu a importância do evento, mas destacou que esse tipo de campanha não inibe a violência e que ela deve ser combatida com atos concretos. “O combate a violência passa pelo trabalho social que tem base na escola. Isso que vemos aqui é um bom exemplo, mas não é muito eficaz. As crianças assistem a desenhos animados violentos todos os dias”, arrematou Almeida.

O secretario Thomaz Beltrão analisou a campanha como uma importante força subjetiva. Importante mas não suficiente. Segundo ele, a troca da violência pela educação e pela cultura, as idéias como arma, é muito mais fecunda. “A cultura da elite alagoana é a cultura das armas. Mas o povo alagoano é trabalhador e pacífico”, frisou Beltrão.

Adriana Calheiros, sócia gerente da Distribuidora Abril em Alagoas, ressaltou a importância do trabalho realizado e das parcerias com as prefeituras. A campanha deste ano contou com a participação das prefeituras de Marechal Deodoro e Paripueira. Ela explicou que o fato de o número de armas coletadas ser menor que o da campanha anterior não significa que a campanha não teve êxito. Isso reflete os resultados alcançados, pois as crianças não tinham mais muitas armas para trocar.

A Editora Abril, através de outro projeto, o Revisteca, tem colaborado para a fortalecimento dos hábitos de leitura na rede municipal de ensino. “Já implantamos três Revistecas em Maceió e em 2010 faremos uma na Fundação Cultural” informou Leane Cotti, da Distribuidora Abril em Alagoas.



Bi-campeã

Pelo segundo ano consecutivo, a escola que mais recolheu armas foi a Escola Municipal Natalina Costa, localizada no conjunto Cleto Marques Pelo feito, além da assinatura de dez títulos da Editora Abril, a escola também recebeu da Prefeitura, um passeio turístico pela cidade. A diretora da escola, Maria Célia Tenório Porciuncula, salientou a importância do projeto que mobilizou todos os setores da comunidade escolar. “Além da entrega das armas como lição contra a violência, as crianças recebem revistas, o que contribui para o fortalecimento do hábito da leitura”, afirmou a diretora.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bela iniciativa.