quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Semed empossa novos conselheiros: COMEN de cara nova

Foto: Mauro Fabiani


Em meios a sugestões, criticas e desafios. Foi assim que os novos integrantes do Conselho Municipal de Entorpecentes (COMEN) tomaram posse, no ultimo dia 19, em cerimônia bastante concorrida. Ao todo, 36 conselheiros entre titulares e suplentes foram empossados pelo então secretário interino de Educação, Thomaz Beltrão, que assumiu diante de todos o compromisso de manter o funcionamento do conselho. “Enquanto tiver aqui, assumo esta responsabilidade de dar ao conselho a importância que ele realmente deve ter. Vocês terão todo o meu apoio”, afirma

Além dos conselheiros presentes participou também do evento o promotor de justiça, Flávio costa, que cobrou dos novos conselheiros ações e mais rigor na participação, ao mesmo tempo em que parabenizou o atual secretário na credibilidade do fortalecimento do COMEN.

Como o conselho é formado por unidades Governamentais e não Governamentais marcaram presenças também na posse as vereadoras por Maceió, Tereza Nelma e Rosinha da Adefal, além do representante da OAB, Antônio Carlos Gouveia, entre outros. Os conselheiros presentes questionaram a droga e a dependência química como alvo destruidor da sociedade.

Abrindo a solenidade de posse a presidente da ultima gestão do COMEN, Maria Aparecida, falou do encerramento e dos desafios dessa nova fase, “É preciso fazer muito mais do que se estar fazendo”disse.

De acordo com a atual presidente do COMEN, Ubiratânia Rodrigues Soares, a eleição ocorreu meses antes, no dia 18 junho, por aclamação. Em seu discurso, no momento da posse, ela ressaltou a importância dos órgãos de controle social e cobrou o compromisso de todos os participantes. “Nesse primeiro momento quero destacar a responsabilidade do conselho diante da sociedade e o compromisso com as ações e finalidades propostas pelo o regimento. Vamos formar comissões, realizar o fórum municipal, para então partir para as ações”, sintetiza.

Para Ubiratânia Rodrigues Soares, o secretário Thomaz Beltrão, entende o real valor do conselho,“ O apoio que ele está nos dando nesse momento é fundamental. Ele consegue entender a importância do órgão de controle social”, completa.

Funcionamento

O conselho foi criado em 98, através da Lei Nº 4.725 e funciona com realizações de plenárias mensais ordinárias e extraordinárias. Composta por organizações Governamentais e não Governamentais tem por finalidade a proteção da criança e do adolescente, integrando-o na sociedade como cidadão e ainda fiscalizar, de acordo com as leis de modo a garantir seu desenvolvimento e bem estar integral, visando a conquista de melhores condições de vida e cidadania.

Nenhum comentário: