quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Posse dos Diretores da Rede Municipal

Foto: Mauro Fabiani

Os diretores de nove escolas da rede municipal de ensino da capital, eleitos no último dia 14, tomaram posse hoje (5), no auditório Paulo Freire, na sede da secretaria municipal de Educação (Semed). Este foi mais um processo eleitoral, voltado apenas para as novas escolas do município. Durante a solenidade, foi destacada a necessidade da correta prestação de contas dos recursos recebidos pelas escolas;

O presidente da comissão eleitoral, Antonio Benedito de Barros Filho, explicou que o processo eleitoral transcorreu dentro da normalidade. “Todo o andamento da preparação para a eleição foi tranquila. A partir de agora, a Semed estará trabalhando para buscar a unificação do pleito. Além disso, esta foi a primeira vez em que a votação foi feita de maneira unificada, ou seja, sem a diferença de peso no voto entre professores, funcionários e alunos”, esclareceu ele.

O secretário de Educação, Thomaz Beltrão, na interinidade do cargo, considerou que a transformação do processo educacional deve ser aprofundada. “Porque a escola deixou de ser apenas o local para se adquirir conhecimento e passou a funcionar como formação do cidadão. Nesse contexto é que a escola deve ter a função de incluir a comunidade em sua programação, em sua função social”, disse Beltrão. Na condição de gestor, Beltrão destacou a necessidade da prática saudável da gestão pública, como nas escolas, a fim de atingir o fortalecimento profissional, criando as condições para a interação com a sociedade. “Trata-se de um grande esforço para a prática da cidadania”, acrescentou.


O coordenador de Recursos humanos da Semed, José Mário Carneiro, aproveitou a oportunidade para destacar a necessidade de as escolas focarem a atuação, nesse momento, para a solução de problemas e, assim, iniciar o ano letivo de 2010 sem carências na rede municipal de ensino.

Mas a solenidade também serviu para cobranças. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteal), Célia Capistrano, lembrou que existe um esboço para a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do pessoal da Educação, que data de 1998. “Mas é um documento que já caducou, em função da edição da nova Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB). É preciso elaborar um novo modelo para implantar o PCCS para os servidores da rede municipal de ensino e já corrigindo um erro, que era o de não incluir os funcionários das escolas. São profissionais que fazem parte da educação e não podem ser excluídos desse processo”, salientou a sindicalista.

Foram empossados na solenidade os diretores das escolas Jorge de Lima, Nosso Lar, Cecília Carnaúba, Edécio Lopes, Elza Lira, Rodrigues Alves, Ranilson França, Luiz Pedro II e creche-escola Leda Collor. A eleição direta para diretores e vice das escolas da rede municipal de ensino atende a princípios constitucionais, contemplados pela LDB e a Lei Orgânica do Município.

Nenhum comentário: