terça-feira, 3 de novembro de 2009

Semed mobiliza alunos durante IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Foto: Mauro Fabiani


Despertar o lúdico e apresentar atividades desenvolvidas pela Prefeitura Municipal, na Educação Básica. É essa a missão dos técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que participam da IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Desde o último sábado o stand tem recebido crianças de escolas municipais que têm tido acesso a produção nas escolas e ouvido histórias com a professora Mírian Oliveira.



Na manhã desta terça-feira ela atraiu a atenção das crianças da Escola Municipal Fátima de Lira, do Benedito Bentes. Com um texto que reunia emoção e aventuras o público pode sentir-se dentro da aventura e participar da evolução do enredo.



Ao final a estudante Luana Luíza Gomes Vasconcelos, 12 anos que cursa o 3º ano, era uma das que não esconderam a emoção após a história. "Gostei de tudo, principalmente, da história e do passeio até aqui", declarou.



Acompanhada da vice - diretora , Ilda Nicolau, a estudante ao lado de outras 39 crianças percorreram toda a Bienal. No período da tarde outros 70 estudantes da unidade também percorrerão os stands montados no Centro de Convenções.

"Essa atividade é muito importante porque eles têm contato com a literatura. Já fazemos isso em nossa unidade. Por outro o trabalho deve ficar ainda melhor quando eles voltarem a ter acesso ao Centro de Inclusão Maceió Digital", disse Ilda.

Já aprofessora Mírian não escondeu a satisfação em trabalhar com os estudantes. Sua experiência demonstra que o rendimento, em sala, muda quando os alunos interagem com os professores a partir das histórias.

"Trabalho com a formação de professores e é sempre uma surpresa para eles o resultado em sala. Considero isso importante porque eles levam para as escolas o lúdico e arte. Normalmente os textos dos livros didáticos educam, mas não ensinam. Irei ter a oportunidade de discutir isso numa oficina aqui na Bienal", revelou Mírian.

Integração
Os alunos que participam do projeto "Escola Aberta" também estão na IV Bienal. Os estudantes e moradores das comunidades do entorno, das Escolas Municipais Pedro Café e Donizete Calheiros têm realizado oficinas no stand do Sesc. A entidade é parceira da Semed no desenvolvimento de progrmas sociais.

Outra atividade desenvolvida pelos participantes do "Escola Aberta" acontece no stand da Escola Superior de Magistratura (Esmal). A integração com a Justiça acontece como parte do projeto "Justiça e Cidadania". Quem visita o espaço tem acesso a contação de histórias e leitura de textos. Na próxima quinta e sexta-feira ocorre a apresentação do Tatro de Fantoches do Centro de Referência Atendimento Social (Creas). O conteúdo é violência sexual, trabalho infantil e garantia de direitos. As atividades acontecem sempre no período da tarde.

Nenhum comentário: