segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Departamento de Educação Infantil promove a Oficina de Brinquedos

Foto: João de Oliveira



Profissionais de educação reuniram-se na sexta-feira (21), nos auditórios da Secretária Municipal de Educação (Semed) para participarem da segunda Oficina de Brinquedos. O projeto faz parte da formação continuada do Departamento de Educação Infantil da secretaria. Intitulado de “Cantinho do Faz de Conta”, profissionais recriaram espaços e objetos domésticos com sucata para enriquecer os espaços educacionais.


Reunindo professores, auxiliares, coordenadores e diretores de mais de cinquenta escolas e creches de sete núcleos (Monsenhor, Ufal, São Sebastião, Heloisa de Gusmão e Luiz Calheiros e dois na Semed), a intenção da oficina foi construir brinquedos com sucata e dar orientações didáticas e pedagógicas para os professores.

Uma das formadoras de Educação Infantil, Erika Gama, enfatiza que o foco do projeto é na melhoria do espaço da criança na escola. “A intenção da oficina é melhorar os espaços de educação infantil, tornando-os mais atraentes e transformá-los em espaços que nossas crianças possam brincar, desenvolvendo a criatividade e a imaginação. Hoje estamos colocando em prática a modificação desses espaços, construindo brinquedos de sucata para que os professores levem para as suas instituições”, disse.

A professora Renata de Souza explicou como é feito o trabalho de orientação com os professores. “Além da construção dos brinquedos, passamos orientações didáticas e pedagógicas para os profissionais para que eles se atualizem constantemente para o aperfeiçoamento da formação. Com essa aquisição de conhecimento e compartilhamento de experiências, que estamos pondo em prática hoje, a definição dessas construções de ‘cantinhos’ que cada escola constrói, montando seu espaço onde a criança irá ter acesso a um momento de brincadeira com uma aprendizagem lúdica”.

Para as técnicas do departamento, Luciângela Amorim e Aline Ferreira, o impacto nas crianças é positivo. “Estamos nos livrando do acúmulo de lixo e investindo em produções para nossas salas de aula. Com a interação das crianças com essas produções, o resultado tem sido positivo, apesar da simplicidade. Futuramente, pretendemos que as próprias crianças sigam com o projeto de construção de brinquedos”, afirmou Luciângela.

Nenhum comentário: