segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Escola José Haroldo da Costa comemora o 7 de setembro com desfile cívico


Foto: Janaína Farias

Cerca de 1500 alunos do 1º ao 9º ano da escola municipal José Haroldo da Costa comemoraram a passagem do dia 7 de setembro e os sentimentos cívicos da independência do Brasil com um belo desfile pelas ruas do conjunto Salvador Lyra. A banda Fanfarra da escola foi o grande destaque do desfile que mostrou ainda temas e trabalhos desenvolvidos pelo programa Mais Educação. Participaram das homenagens alunos do ProJovem Urbano e do EJA.

De acordo com a coordenadora do Mais Educação, Eliene Alves, a escola mostrou no dia da pátria todo o segmento trabalhado na unidade. As alas trouxeram: a banda, o coral, o judô, o xadrez, a rádio escolar, e outras atividades produzidas na escola. O desfile homenageou também a funcionaria Roseli Leão conhecida como Tia Lila que faleceu recentemente.

Dentre as oficinas desenvolvidas pelo programa Mais Educação está a da Banda Fanfarra, uma conquista da escola. A diretora, Vera lúcia Guedes conta que com o funcionamento da Banda Fanfarra que integra cerca de 36 alunos, deu-se a idealização da homenagem cívica do 7 de setembro deste ano. Isso, segundo ela motivou ainda mais os estudantes e estimulou os sentimentos cívicos da pátria.

A professora do 4º ano, Simone Bastos Gomes ressaltou que as questões cívicas estão se perdendo com o passar do tempo e que para ela é superimportante resgatar essas ações “as crianças precisam conhecer e exercer sua cidadania, e foi o que fizemos mostramos nossos trabalhos que foram desenvolvidos na sala de aula, dessa forma nos sentimos valorizados e demostramos o nosso amor pela nossa terra natal”.

Os sentimento pela autonomia e a independência do Brasil foram demostrados nos rostos dos alunos que sentiram orgulho de estarem representando a sua pátria. Wilson Joaquim do ProJovem fez questão de desfilar, para ele é um momento muito importante. “O desfile está sendo maravilhosos, estou representando o jovem, que deve ter orgulho de sua pátria”, frisa.

Nenhum comentário: