quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Semed realiza oficina de atividades circenses para os professores de educação física

  Foto: Cláudia Rejane

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do seu Departamento de Educação Física, realizou nos dias 5 (quarta-feira) e 6 (quinta-feira) de setembro, uma oficina de atividades circenses, para os professores de educação física da rede municipal de ensino.

A oficina, ministrada pelo professor Gabriel Pinto Ferreira, foi realizada em quatro momentos. O primeiro foi direcionado para a recepção dos professores, apresentação das referencias do oficineiro, andamento da oficina e entrega do material literário. O segundo momento foi destinado a confecção dos materiais de malabares, demonstração e explicação do processo de confecção de cada implemento malabarístico com apoio da apostila.

A terceira etapa a que foram submetidos os professores, foi o momento destinado a manipulação do material confeccionado trabalhando os seus fundamentos básicos. No quarto e último momento foi a vez de se trabalhar os jogos malabares, além de uma discussão entre os participantes do que foi a oficina.

De acordo com a formadora do departamento de Educação Física da Semed, Claudia Rejane Lima, que trabalha na área de formação desde 2005, os professores de educação física que tiveram a oportunidade de participarem da oficina, puderam aperfeiçoar a parte teórica e prática das atividades de malabares sempre voltada para o melhor aproveitamento de seus alunos.

É importante que sempre se respeite o tempo da criança e que utilizemos estratégias para que ela possa experimentar e aprofundar o movimento proposto, isso permite que, numa mesma atividade, crianças mais ou menos habilidosas, ou de idades diferentes, possam brincar e compartilhar do mesmo movimento, cada uma de acordo com seu tempo”, afirma Claudia Rejane.

A oficina de atividades circenses foi realizada, numa primeira etapa no auditório da Semed e a outra, no Ginásio Tenente Madalena. Teve como objetivo, apresentar e desenvolver fundamentos e modalidades para o desenvolvimento das atividades circenses, especialmente aquelas que são mais adequadas ao ambiente escolar.

Nenhum comentário: