quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Semed realiza Seminário Intersetorial dos Programas mais Educação, Bolsa Família e Saúde na Escola



Fotos: Roberto Lopes




A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, nesta quinta-feira (27), no Centro de Convenções de Maceió, o I Seminário Intersetorial dos programas Mais Educação, Bolsa Família e Saúde na Escola.

O evento que contou com professores e coordenadores das escolas que fazem parte do programa Mais Educação em Maceió, representou mais uma conquista na parceria da Secretaria Municipal da Educação e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) assegurando a participação daqueles em situação de vulnerabilidade, beneficiários do Bolsa Família nas ações do Programa Mais Educação.

De acordo com o coordenador geral de Educação Integral do MEC, Heitor Martins, a educação integral é vista hoje, como fator essencial para atender a uma nova sociedade e essas parcerias são fundamentais para o seu sucesso. “As ações da educação na sociedade contemporânea terão que ser não somente na perspectiva quantitativa, mas também na perspectiva qualitativa articuladas com todos os setores institucionais”, afirmou.



Para o secretário-adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, o evento segue uma orientação do MEC no sentido de consolidar as parcerias entre os programas federais no âmbito municipal. “A ideia é buscar reunir todos os parceiros e instituições engajadas no processo, com objetivo de promover políticas públicas na área de educação, saúde e assistência social”, disse.

A coordenadora do Programa Mais Educação em Maceió, Edileuza Maciel explicou que o objetivo do seminário foi fortalecer a importância do Programa Mais Educação no desenvolvimento social de cada criança elaborando proposições de fortalecimento de parceria intersetorial. “A partir de agora, todos os alunos das 52 escolas da rede municipal que têm o Programa Mais Educação, em especial os beneficiários do Bolsa Família estarão aprendendo outros saberes com dança, música, teatro, esportes, aulas de direitos humanos, entre outros”, confirma Edileusa.


Durante o seminário foram realizadas as palestras do representante do MEC, Heitor Martins e do representante do Ministério do Desenvolvimento Social/Bolsa Família, Jânio Alcântara, além de apresentação do coral infantil da escola municipal Pedro Suruagy e de estudantes da escola José Carneiro que recitaram uma poesia em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.


O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades como o acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde.

Nenhum comentário: