segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Semed e Editora Paulinas realizam oficina de literatura infantil

Foto: Roberto Lopes
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Editora Paulinas realizou, nesta segunda-feira (3), uma oficina de literatura infantil, que teve como palestrante, a Doutora em Pedagogia da Comunicação, pela Universidade de São Paulo, Maria Alexandre de Oliveira. A oficina teve como público-alvo os professores da Semed de educação infantil, de creches e de ensino fundamental.
De acordo com a técnica pedagógica da Semed, Rosilene Ferreira, o objetivo da oficina é discutir com os professores a importância da literatura infantil e o livro literário na sala de aula. “A ideia é fazer uma analise de textos literários destinados às crianças e a habilidade de como se trabalhar estes mesmos textos com os alunos, propiciando para o desenvolvimento do gosto à literatura, tão necessária à formação geral do aluno”, disse.
Para Maria Alexandre a ideia é propiciar ao professor, ferramentas de como trabalhar textos de literatura infantil fornecendo critérios para escolha de textos, além de apresentar sugestões e recursos de como interagir esses mesmos textos com os demais conteúdos na sala de aula. “O objetivo é apresentar aos alunos uma dinâmica e recursos pluris sensoriais, para despertar na criança o interesse pela leitura”, afirma.
Maria Alexandre de Oliveira pertence à Congregação das Irmãs Paulinas. É doutora em Pedagogia da Comunicação, na área da Didática, pela Universidade de São Paulo (Brasil), mestra em Pedagogia da Comunicação, pela Faculdade de Educação da mesma Universidade, e pedagoga, com habilitação em Administração Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Participou em diversos Congressos voltados para as áreas de Educação e Literatura, no Brasil e no estrangeiro.

Nenhum comentário: