quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Alunos da Escola Gerusa Costa participam da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

Foto: Roberto Lopes



Os alunos da Escola Municipal Gerusa Costa, localizada no bairro do Jacintinho, Patrick Felipe Gouveia, 13 anos; Ana Carolina Cavalcante, 13 anos; Daziele Rodrigues da Silva, 11 anos e Samielly Lourenço da Silva, 10 anos foram selecionados para participarem da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa na categoria poema.

Com o tema, ‘o lugar onde eu moro’, os quatro alunos fizeram um poema em forma de cordel com 15 estrofes e três rimas, contando a história do bairro do Jacintinho. No poema, que demorou quatro dias para ser concluído, fala problemas e soluções para um dos bairros mais populosos da cidade.

Rimas como: “o sítio do seu jacinto / como era conhecido / tornou-se para os pobres / o recanto preferido / para quem chegava por lá / era logo escolhido”, fazem parte do poema.

Nesta quinta-feira (10), eles receberam, na escola onde estudam a presença do secretário municipal de Educação, José Mário Carneiro e de sua chefe de gabinete, Josefa Conceição. Durante a visita eles fizeram uma apresentação do poema e receberam os parabéns do secretário. “Muito bonito esse trabalho realizado aqui. Confesso que aprendi muito sobre o Jacintinho. Todos vocês, os professores e a direção da escola estão de parabéns”, disse o secretário.

Para Daziele Rodrigues, que estuda pela manhã, participar do projeto foi muito gratificante. “Víamos todos os dias no período da tarde e passávamos várias horas juntando as frases e fazendo as rimas”.

Já Ana Carolina ressaltou  a importância de trabalhar com um tema que ela vivencia diariamente. “Fizemos um poema com um tema relacionado com o nosso dia-a-dia. Tudo isso foi bom porque despertou em mim uma grande criatividade”, disse.

De acordo com a diretora da escola, Maria de Jesus Leal, trabalhos pedagógicos como este, são elaborados dentro de critérios que levem em consideração o ensino e a participação de todo o grupo. “Os alunos são constantemente levados a participar de outras ações extra-classe. Com isso, há uma integração maior entre eles", comenta.

Poema de cordel é um trabalho que vem sendo desenvolvido pela escola há três anos e tem a frente o professor Paulo Roberto Ferreira que, na época, apresentou a ideia aos alunos. Ele explica que a literatura de cordel é um poema popular com assuntos que são vividos diariamente pelos alunos. “Este tipo de literatura apresenta vários aspectos interessantes e dignos de destaque como, por exemplo, a de funcionar como divulgadora da arte do cotidiano e das tradições populares”, informa.

Durante a apresentação estavam presentes ainda, a professora dos alunos, Marinalva Lopes, a vice-diretora Adelaide Balbino e a coordenadora pedagógica, Araci Batista.

Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.
A olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária,  a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro constitui-se como um programa de formação de professores fundamentado na experiência da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que desenvolveram o Programa Escrevendo o Futuro.
O programa foi criado em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria da escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras. Voltado inicialmente para alunos de 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental, o tema “O lugar onde vivo” era trabalhado em três gêneros textuais: Reportagem, texto de Opinião e Poesia.

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