segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Projeto Trilhas vai beneficiar 92 escolas da rede municipal de Maceió

Foto: Roberto Lopes

A prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Programa Cidade Educar, lançou, nesta quinta-feira (4), o Projeto Trilhas, que tem o objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental em um universo letrado através de um conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade. Em Maceió, o projeto irá atender 92 escolas do Ensino Fundamental da rede municipal.

O Projeto Trilhas, é composto por diferentes materiais, de uso do professor e dos alunos, que visam criar oportunidades para que crianças em processo de alfabetização tenham maior acesso à literatura infantil e, consequentemente à cultura escrita.

O secretário municipal de Educação, José Mário Carneiro destacou a importância do Projeto Trilhas no aprendizado das crianças. “O projeto faz com que todos aprendam e ensinem ao mesmo tempo auxiliando o trabalho dos professores no campo da leitura, escrita e oralidade das crianças do 1º ano do ensino fundamental”, afirmou.

De acordo com a diretora Geral de Ensino da Semed, Maria Clara Lopes, o projeto conta com uma rede de ancoragem nacional que apoia sua implementação nas salas de aulas, incentivando seu bom uso por meio de um processo de formação continuada. “O Trilhas está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação que estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças até, no máximo oito anos de idade e o incentivo à leitura nas salas de aula’, disse.

Cada escola receberá um kit enviado pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola do Ministério da Educação composto de: um conjunto de cadernos com orientações e estudos para a prática pedagógica com as crianças; caderno de orientações com sequência de oito atividades para serem realizadas junto às crianças e um caderno trilhas de jogos com repertório de jogos a serem desenvolvidos pelo professor em salas com as crianças.

O Projeto Trilhas é uma iniciativa do Programa Crer para Ver, da Natura Cosméticos e conta ainda com o apoio de uma Rede de Ancoragem que pretende auxiliar a implementação do projeto, incentivar o uso dos materiais em sala de aula e apoiar a formação de professores nas escolas públicas brasileiras.

Participaram do evento, além do secretário municipal de Educação e da coordenadora do programa Cidade Educar, Josefa da Conceição; a diretora geral de Ensino da Semed; Maria Clara Lopes, a diretora de Ensino Fundamental, Girleide Lázaro; a responsável pelo projeto Trilhas na rede municipal de ensino, Maria Cecília Menezes e os professores da Universidade Federal de Alagoas, Luís Paulo Mercado e Anamélia de Campos Pinto.

A professora Anamélia e Cynara Santos apresentaram o ambiente virtual de apredizagem Moodle, o
professor do departamento de Ensino Fundamental, Romário Mendes fez a apresentação dos resultados da Provinha Brasil  e a professora Simone Souza realizou uma contação de história .

Estiveram, presentes ainda, diretores e coordenadores das escolas que irão ser beneficia-  das pelo projeto em Maceió. Ao final, a diretora da escola municipal Cícero Dué assinou o Termo de Adesão ao projeto. As outras escolas deverão, a partir de amanhã irem a sede de secretaria municipal de Educação para também assinarem o Termo de Adesão.

Nenhum comentário: