quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Escola Nossa Senhora da Guia realiza projetos culturais com seus alunos

 

A Escola Municipal Nossa Senhora da Guia, localizada no Trapiche da Barra, realizou a culminância dos projetos Ciranda das Parlendas, Turma da Mônica e Vinícius de Moraes com os alunos da educação Infantil. Na ocasião, toda comunidade escolar participou das apresentações realizadas pelos alunos no pátio da escola. Durante três meses, cerca de 100 crianças trabalharam os projetos na sala de aula com pinturas, quadrinhos infantis, construção de maquetes e vídeos, além de livros sobre os assuntos.

De acordo com a diretora da escola, Andréa Regina Tenório, a ideia de trabalhar os projetos com os alunos foi de fazer com que eles possam aprender brincando parte de nossa cultura. “Eles demonstraram muito interesse. Trabalhamos os projetos incentivando a criatividade, ampliando o universo cultural do aluno”, afirmou a diretora.
   
O projeto Ciranda das parlendas foi criado em situações de aprendizagem nas quais os alunos interagiram de forma lúdica a diversidade da cultura, resgatando dessa forma, as tradições e o saber popular. São pequenos versinhos com palavras que rimam entre si proporcionando divertimento e aprendizado.

Neste projeto, que teve a frente as professoras Jaqueline Pereira, Maria Goretti e Luíza Justino, foi elaborado um livro, uma maquete e trabalhos com massa de modelar. Ao final, houve uma apresentação de poesias para os pais que estavam presentes. 
  
 O projeto Turma da Mônica teve como objetivo desenvolver trabalho com os seus personagens associando os temas com o dia a dia das crianças. Foi incentivado, por exemplo, a criatividade e a reflexão sobre a família, higiene, alimentação saudável e as diferenças entre pessoas, ampliando o universo cultural do aluno. A professora responsável pelo projeto foi Patrícia Agra.

Já o projeto Vinícius de Moraes, que teve como responsável a professora Flávia Miranda, teve como objetivo levar os alunos a pesquisar um pouco a vida e a obra de um dos grandes poetas da literatura brasileira. Na ocasião foi possível despertar nas crianças o prazer de ler e escrever, e, consequentemente torná-los leitores e produtores de textos.

Nenhum comentário: