quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Abrasel e Semed são parceiras na celebração da semana da criança

Foto: Janaína Farias


Alunos da escola Edécio Lopes, situada no Pinheiro participaram nesta terça feira (02), de uma tarde de lanches em celebração a semana da criança. A recreação que aconteceu no restaurante Picuí, faz parte do projeto da I Semana Solidária da Criança que acontece de 01 a 06 de outubro, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes( Abrasel) em parceria com a Semed.

As visitas a bares e restaurantes serão realizadas durantes esses 6 dias nas dependências dos estabelecimentos associados, são cerca de 24 locais. Para o secretário municipal de Educação, José Mário, a iniciativa da Abrasel é de fundamental importância na vida sociocultural dessas crianças, “essa é uma oportunidade única para muitas crianças carentes. A visita possibilita a inserção delas na vida sociocultural da cidade, assim elas passam a conhecer um pouco como funcionam esses ambientes, esperamos que no futuro elas já adultas possam visitar esses locais”, destaca o secretário.

A coordenadora da escola, Gildecy Vieira disse que a ideia é proporcionar aos alunos de escolas públicas que moram em baixa vulnerabilidade social, a oportunidade de conhecer ambientes de bares e restaurantes, já que muitos delas não tiveram ainda essa oportunidade, com isso ainda de acordo com ela, em meio a esses momentos fora de rotina, o passeio ajuda a estimular as crianças a frequentar ainda mais as aulas e consequentemente o ambiente escolar.

Desse evento participaram cerca de 70 crianças na faixa etária de 10 anos. Foram priorizadas turmas com distorção idade série (fora de faixas), isso por que, afirma a coordenadora Ana Patrícia, a experiência de conhecer lugares diferentes das que elas vivem por meio da escola permite uma maior aproximação desses alunos com a instituição ao passo que incentiva a permanecer na mesma.

A aluna Katherine de Carvalho de 10 anos, finalista do soletrando- um projeto do programa Mais Educação, disse que estava muito feliz e que não conhecia aquele restaurante. Já Alessandra Maria da Silva, aluna do 4º ano falou ainda muito tímida que aquele momento será inesquecível por que tudo aquilo era muito bonito. Bastante descontraídos os pequenos aprovaram o local e a refeição.

A Abrasel realiza, pela primeira vez em âmbito nacional, o projeto Semana Solidária da Criança, em comemoração ao Dia da Criança (12 de outubro) o objetivo é oferecer uma oportunidade de socialização para crianças carentes. Estão participando do projeto 23 cidades em 15 Estados.


Nenhum comentário: