quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Maceió vai realizar licitação para 13 novas unidades de ensino


Foto: Mauro Fabiani

Coordenadora do programa Cidade Educar, Josefa Conceição



O município fará licitação para 13 novas unidades de ensino na rede oficial de Maceió. Para isso, foram publicados no Diário Oficial (DOM) os avisos de licitação das novas creches, cujas ofertas serão apresentadas nos dias 5, 6 e 7 de novembro. A chefe de gabinete da secretaria municipal de Educação (Semed) e coordenadora do programa Cidade Educar, Josefa Conceição, explica que a meta é aumentar o número de escolas do município em 20 unidades e 2013.

De acordo com Josefa, o aumento deve ampliar o atendimento de crianças em pelo menos 18%. “Hoje, temos cerca de 3mil alunos matriculados na rede municipal de ensino da capital e o governo federal tem um planejamento para aumentar ano a ano”, explica ela. Josefa Conceição acrescenta que esse índice pode até aumentar. “Vai depender da necessidade da comunidade e decisão da gestão da escola”, acrescenta a chefe de gabinete.

Para cada escola entrar em funcionamento, ela precisa de, pelo menos, 35 profissionais. Esse é o impacto que deve ser analisado pela gestão, levando em consideração questões como salários, estrutura e até mesmo a possibilidade de realização de concurso público. “ uma demanda real e concreta, que precisa ser atendida até o ano de 2020, conforme planejamento do governo federal, através do programa Cidade Educar”, declara Josefa Conceição.

O governo federal disponibilizou 59 centros de educação. Dentro desse número, o município conseguiu 24 terrenos, dos quais serão licitados os 13 no início de novembro. O processo ocorrerá durante três dias por se tratar de lotes grandes e com especificidades próprias para cada construtora. As novas creches serão construídas em alvenaria, atendendo a padrões definidos pelo Ministério da Educação (MEC), cada uma das quais com, no mínimo, 2.400m².

Os editais de licitação indicam que todas as creches a serem construídas serão localizadas na parte alta da cidade. “Isso porque a grande demanda para novas vagas na rede fica em bairros distantes”, complementa Josefa Conceição, como Benedito Bentes, Riacho Doce e Guaxuma, entre outros.

Nenhum comentário: