terça-feira, 18 de junho de 2013

Cultura de Paz nas Escolas é tema de palestra para educadores


Texto  de João Filho
Fotos: Ascom  Sepaz



A inserção da cultura da paz nas escolas foi tema das discussões durante Seminário Regional da Paz (Sercapaz), realizado nessa segunda-feira (17), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá. O seminário foi uma realização das Secretarias Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sercapaz), e trouxe à Maceió o professor João Roberto Araújo, internacionalmente reconhecido por suas teorias sobre a Paz.
O seminário teve como objetivo ampliar a noção do que é cultura da paz e como ela pode ser implementada nas escolas sob os aspectos da inclusão social e do debate em torno de políticas pedagógicas voltadas para a construção do afeto entre os agentes envolvidos no processo educacional.
Durante a abertura do evento, numa demonstração de sensibilidade, as crianças do coral da Escola Municipal Audival Amélio encantaram e emocionaram todo o auditório cantando Aleluia, A minha alma abrirei, de Paulo Roberto; Meu limão, meu limoeiro de José Carlos Burle; A vida do Viajante de Luiz Gonzaga; Sementes do Amanhã de Erasmo Carlos. A frente do coral, o maestro Carlos Magno, voluntário da escola, fez a plateia interagir com as crianças cantando a música de Jota Quest, “O Sol”. No final da apresentação, a diretora da escola Maria Eunice resumiu a belíssima apresentação das crianças com a declaraçãoesse trabalho é resultado de muito amor”.
Para a secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, em sua fala de abertura disse que há doze anos, os dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) já apontavam para essa necessidade de se trabalhar uma cultura de paz nas escolas. “É nosso desafio transformar a escola em um ambiente de sensibilização e vivência”. Emocionada com a apresentação das crianças a secretária afirmou que é por essas crianças que ela voltou à Semed e está contribuindo com a educação do município.
Mas o grande momento do Seminário ficou por conta do professor João Roberto Araújo, idealizador do programa Educação para a Paz nas Escolas e nas Famílias e autor do livro Educação Emocional e Social.
Segundo ele, nos apropriamos do conhecimento não só através da ciência, mas também pela filosofia, tradições e artes, fazendo referência a apresentação das crianças do coral. “Somos filhos de uma história evolutiva, filhos da biologia e também filhos da cultura. Eu sou muito a influência que recebi”, ponderou durante sua palestra.
 
João Roberto fez um comparativo entre as crianças que nascem em um lar amoroso, onde a mãe ainda grávida põe uma música suave e passa óleo na barriga acariciando e desejando aquele ser que virá ao mundo e aquelas crianças que são rejeitadas no momento que se inicia o seu desenvolvimento ainda no útero materno com as tentativas de aborto. “Essas crianças se tornam impactadas com esse mal tratamento durante sua infância. Elas trazem um déficit afetivo e não tem amor próprio”
O professor disse que o amor próprio é a construção que o outro oferece. “Então, hoje, os aplausos e as emoções de todo o público com a apresentação das crianças se constituiu nesse amor próprio para elas”. E continuou “ Se você fala em humanização na educação, você tem que ter respeito a história dessas crianças. O papel da escola é oportunizar essa convivência para todas elas. Não podemos falar em humanização sem tomar consciência do papel da escola”.
De forma metafórica, João Roberto disse que no tratamento da meningite, dois medicamentos são usados, o que combate a febre e aquele que combate a bactéria. “Polícia e justiça são remédios de combate a febre social. É necessário combater os porções de pobreza com políticas sociais.
Ainda durante sua palestra, o professor João Roberto também destacou as inteligências múltiplas, teoria desenvolvida a partir da década de 1980 por uma equipe de investigadores da Universidade de Harvard, liderada pelo psicólogo Howard Gardner, que buscava analisar e descrever melhor o conceito de inteligência. O professor disse que a violência é o analfabetismo emocional. “muitas crianças com sua história de vida não sabe lidar com o medo, com a raiva, com o ciúme”. Segundo o professor, educar para a paz é educar para as emoções. “ Educação emocional é o processo educativo sistemático que promove a autonomia emocional, a melhoria da convivência a melhoria da aprendizagem”, afirmou.
Finalizando sua palestra, o professor disse que melhorar o clima emocional na escola é decisivo na aprendizagem das crianças. “Mais importante que a estrutura da escola, do prédio e de tudo mais, é o clima emocional, onde todos que fazem a escola estejam envolvidos nesse clima de paz”.


sexta-feira, 14 de junho de 2013

Semed premia quadrilhas vencedoras 12º Concurso de Quadrilhas Matutas

 Texto de Adriana Thiara Oliveira e fotos de Mauro Fabiani


As quadrilhas “Orgulho de Ser Nordestino”, da Escola Municipal Nosso Lar I e “É nóis aí”, da Escola Municipal Hévia Valéria foram as vencedoras do 12º Concurso de Quadrilhas Matutas Semed/Sesc.

Numa final emocionantes, os alunos de seis escolas da rede municipal entusiasmaram a plateia com sua energia e apresentaram coreografias da autêntica quadrilha matuta com o objetivo de conquistar a vitória.
                             

A quadrilha Orgulho de Ser Nordestino, ficou surpresa com o resultado. Segundo a vice-diretora Simone Santana, apesar de os alunos estarem ensaiando desde maio, a premiação reforça o trabalho que a escola vem fazendo de valorização dos alunos e engajamento da comunidade.

“Todos nós nos envolvemos e demos uma contribuição. A escola estava engajada, os alunos ensaiavam no final de semana, eles confeccionaram os figurinos. O concurso serviu para mostrar que pode inserir cultura na rotina dos alunos”, contou Simone, emocionada. 



A escola vencedora do grupo B, a quadrilha “É nóis aí”, decidiu entrar na competição nos últimos dias de inscrição e teve que correr para juntar os alunos em ensaios. Para a diretora da escola Hévia Valéria, apesar da decisão rápida, os alunos se mobilizaram e fizeram uma apresentação diga da conquista.

“Agradecemos à Semed por realizar este concurso. Nossa escola está muito feliz com o resultado”, aformou a diretora que parabenizou os alunos pelo comportamento e agradeceu a torcida que fez toda a diferença.


A solenidade de premiação contou com a secretária de Educação Ana Dayse Dórea que reforçou a importância do concurso no processo de aprendizagem e socialização.

Os vencedores receberam um troféu que uma miniatura dos patronos do concurso, os artistas Jacinto Silva e Tororó do Rojão, confeccionado pela diretora de Arte e Cultura da Semed e organizadora do concurso, Socorro Monteiro.

Socorro disse que a cada ano, mesmo sendo este o 12º concurso , ela ainda se emociona, "se todas as escolas que querem participar, efetivamente fossem inscritas, esse evento duraria mais de um mês, mas nesses 3 dias, nós da educação pudemos mostrar por meio do envolvimento e participação de todos, a exuberância e beleza da nossa gente nordestina e orientamos para a não ridicularização dos nosso matutos, que não vão a uma festa cheios de remendo ou chapéus de palhas desfiados. E seja na quadrilha ou no coco valorizamos o segmento de passos tradicionais"
Socorro Monteiro coordenou o concurso e fez os troféus dos vencedores

Este ano uma grande novidade foi a participação, pela pela primeira vez, da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A aluna Thaise Lourenço, disse, "para mim é emocionante defender a minha escola Dom Hélder Câmara, e é gratificante participar dessa festa porque gosto muito de São João!"

Conheça os vencedores do 12º Concurso de Quadrilhas Matutas Semed/Sesc
Grupo “A” – 1° ao 5° ano
1° LugarEscola Nosso Lar I – 39,5 pontos
Quadrilha: “ORGULHO DE SER NORDESTINO”
Marcador: Gilmar José dos Santos
2° LugarEscola Floriano Peixoto – 37,3 pontos
Quadrilha: “FORROZÃO DO FLORIANO”
Marcador: Nivaldo José dos Santos
3° LugarEscola Cícero Dué – 33,1 pontos
Quadrilha: “DUÉ NO FORRÓ”
Marcadora: Mauricéa Maria da Conceição

Grupo “B” – 6° ao 9° ano e EJA
1° LugarEscola Hévia Valéria – 34,9 pontos
Quadrilha: “É NÓIS AÍ”
Marcador: Ana Kátia Batista dos Santos
2° LugarEscola Manoel Pedro dos Santos – 31,85 pontos
Quadrilha: “ARRAIÁ DO MANOEL”
Marcador: Edson Ramos
3° LugarEscola João Sampaio – 29,25 pontos
Quadrilha: “ALÔ PAIXÃO”
Marcadora: Wesley Maurício

Melhor MARCADOR: Gilmar José dos Santos
Quadrilha: “ORGULHO DE SER NORDESTINO – Escola Nosso Lar I



Secretária Ana Dayse visita escolas em obra

Secretária Ana Dayse visita construção da esc. Hebert de Souza
Texto e fotos: Adriana Thiara Oliveira

Com o objetivo de acompanhar todas as obras de construção e reforma em andamento, a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, esteva nessa quinta-feira (13), para verificar presencialmente como está a evolução em duas delas.

Ao lado da diretora de gerenciamento escolar, Maria José Pereira, do coordenador de engenharia, Flávio Abreu e Lima, e dos construtores, Ana Dayse visitou as obras das escolas Hebert de Souza e Paulo Barbosa, ambas em Cruz das Almas.
A primeira visita, na construção da escola Herbert de Souza, que receberá os alunos da Vila Emater e região, a obra acelerada. A escola projetada para atender a crianças da educação infantil e fundamental, conta com 11 salas, sendo cinco delas com banheiros, 2 pátios, refeitório e área administrativa.
Já a escola Paulo Bandeira, mais conhecida na região como Cuscus, apesar de precisar de uma grande reforma, a secretária cobrou agilidade para o prazo de entrega não seja comprometido.

Esc. Paulo Barbosa passa por reforma

“Ambas as escolas são uma referência para a região. Vim para ver além da planilha de evolução físico-financeira. Nosso objetivo é ter a escola pronta, com qualidade e no prazo correto”, reforçou a secretária de educação de Maceió.
Para a vice-diretora da creche Hebert de Souza, Ezene Santos, acompanhar a obra da escola tem sido importante para toda equipe, pois estamos esperando por isso há anos. “Nossa atual infraestrutura não nos permite atender a mais crianças”, comentou Ezene. Atualmente a Hebert de Souza funciona dentro da Vila Emater e atende a 100 crianças.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) já tem aprovada a reforma de 28 escolas da rede, que serão pagos com recurso vindos da arrecadação municipal.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Semed e Guarda Municipal se reúnem com PM em busca de solução para violência nas escolas

Texto: Adriana Thiara Oliveira 

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea e o secretário Segurança Comunitária e Cidadania, Edmilson Cavalcante, estiveram reunidos nesta quarta-feira (12), com o comandante do Batalhão de Polícia Militar (BPM), coronel Dimas Cavalcante, para discutir medidas que visam garantir a segurança dos alunos e servidores da Educação, além do patrimônio público municipal. Durante o encontro foi apresentado um diagnóstico da situação de segurança das escolas na capital.
O secretário Edmilson Cavalcante, antecipou que está fazendo um levantamento situacional da segurança nas escolas da rede municipal de ensino. O trabalho é realizado por meio de uma comissão que vem apurando diariamente informações como sistema de vigilância vigente na instituição, além de acompanhar as ocorrências de assaltos na própria escola e nas redondezas, a iluminação dos locais, entre outros aspectos.
Para a secretária de Educação, é preciso estreitar a relação com Polícia Militar e a Ronda Escolar. “Consolidando a parcerias entre as secretarias e a polícia militar nesse processo, vamos encontrar a melhor maneira de transformar as escolas em um ambiente de paz”, reforçou Ana Dayse.
Na oportunidade, ficou agendado um novo encontro para a próxima sexta-feira (14), entre as polícias Civil e Militar, com foco nas estratégias operacionais e políticas propostas pelos órgãos para as escolas que possuem um índice de violência elevado.
Além dos diretores das escolas municipais, também estiveram presentes a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Edna Lopes, o representante da Servipa, Marcelo Albuquerque, o representante da Polícia Civil, delegado Flávio Saraiva e coronel Nilton Rocha, do Batalhão Escolar.

Redação Secom com Ascom Semsc e Semed

Final do Concurso de Quadrilhas Matutas Semed/ Sesc será nesta quinta (13)

DSC_0044
Texto: Adriana Thiara Oliveira
Foto: Mauro Fabiani
Após três dias de eliminatórias, a quadrilha vencedora do 12º Concurso de Quadrilhas Matutas Semed/Sesc será conhecida nesta quinta-feira (13). A final ocorre em pleno dia de Santo Antônio, quando seis escolas da rede Municipal de ensino apresentarão o melhor da autêntica dança junina.

O espaço recreativo do Sesc Poço será palco da disputa que, nesta fase, terão nova avaliação e pontuação. De acordo com a diretora do Departamento de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Socorro Monteiro, a pontuação adquirida na fase de eliminatória será zerada, desta forma o que vale será a nota da apresentação feita essa noite.

“Na final os pontos são zerados e a quadrilha que melhor se apresentar hoje levará o 1° Lugar, tanto para o Grupo “A” (1° ao 5° ano), quanto o do Grupo “B” (6° ao 9° ano e EJA)”, revelou a diretora, que também coordena o concurso. A grande final terá início às 17h.
 Conheça as quadrilhas finalistas:
1. Escola Floriano Peixoto (Grupo “A”)
Quadrilha: FORROZÃO DO FLORIANO
2. Escola Nosso Lar I (Grupo “A”)
Quadrilha: ‘ORGULHO DE SER NORDESTINO”
3. Escola Cícero Dué (Grupo “A”)
Quadrilha: “DUÉ NO FORRÓ”
4. Escola Hévia Valéria (Grupo “B”)
Quadrilha: “É NÓIS AÍ”
5. Escola Manoel Pedro dos Santos (Grupo “B”)
“ARRAIAL DO MANOEL”
6. Escola João Sampaio (Grupo “B”)
Quadrilha: “ALÔ PAIXÃO”

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Secretária de Educação socializa experiência internacional de ensino do projeto Pralápracá

socializacao_pralapraca_ATO (36)
Texto e fotos: Adriana Thiara Oliveira
 
A experiência vivida no intercâmbio na Itália, promovido pelo projeto Pralápracá, do Instituto C&A, do qual participaram a secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Dórea e a diretora do Departamento de Educação Infantil, Angelina Araújo, foi socializada na manhã desta quarta-feira (12), com as técnicas e diretoras das escolas selecionadas para participar do projeto modelo.
Durante a socialização, realizada no próprio Departamento de Educação Infantil, foi realizada a entrega dos conjuntos de livros e brinquedos, que compõem a metodologia do projeto Pralápracá.
Para a secretária Ana Dayse, a experiência vivida na Itália vai fortalecer o processo de aprendizagem, pois a equipe está motivada e a metodologia humaniza o ensino. “A cidade de Reggio Emilia é referência mundial em educação infantil. Lá percebemos que não é só o brinquedo que faz parte da aprendizagem. As crianças são estimuladas a serem criativas em todo tempo”, comenta a Ana Dayse.
Reforçando o entendimento da metodologia, a diretora de Educação Infantil, Angelina Araújo sinalizou que na cidade de Reggio Emilia (Itália), foi mais que o aprendizado de uma metodologia. “Tiramos de lá uma lição de vida, pois tanto a escola quanto a família se envolvem e dão o seu melhor pelas crianças”, afirma Angelina.
socializacao_pralapraca_ATO (37)

Após compartilhar algumas experiências, a secretária e a diretora fizeram uma entrega simbólica do material didático relacionado ao projeto para quatro, das 38 escolas, que farão parte do projeto-piloto do Pralápracá, em Maceió.
Receberam os conjuntos de livros e brinquedos as creches Maria Ivone, Claudinete Batista, Luis Abílio e Maria Aparecida. A diretora da escola Maria Aparecida, Tereza Melo, comentou que a iniciativa vai reforçar o projeto político-pedagógico da escola. Já a diretora da escola Luis Abílio, Rejane Vasconcelos, sentiu-se privilegiada por ter sido contemplada com o material do projeto e, vai participar das capacitações para que as crianças tenham um salto no processo de aprendizagem.
Adriana Thiara Oliveira – Ascom Semed

terça-feira, 11 de junho de 2013

Semed e SEE trocam experiências sobre gestão

Texto: Adriana Thiara Oliveira
Trocar experiências para otimizar o tempo de resposta para educação municipal. Este foi o objetivo do encontro entre a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea e o secretário de Estado da Educação, Adriano Soares, nesta terça-feira (11), na sede da Secretaria de Estado da Educação e Esporte (SEE), no Farol.
Durante o encontro, que foi acompanhado por toda equipe de gestão municipal, a secretária Ana Dayse, buscou conhecer as ferramentas de gestão adotadas pela SEE. “Achamos importante essa troca de experiência essa troca de experiência entre os gestores para fomentarmos nosso projetos”, afirmou Ana Dayse logo no início da reunião”.
Adriano Soares fez uma exposição de quatro ferramentas de gerenciamento que mesclam dados, situação e finanças, além de expor o resultado de todo o esforço empreendido na capacitação e mobilização dos gestores. “Nossa maior dificuldade era fazer com que o diretor, que é um professor por formação, se tornasse um gestor, e assim, percebesse que a parte pedagógica ganha, quando as demais áreas estão em harmonia”, compartilhou Soares.
Após ouvir atentamente a explanação, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) identificou que os investimentos em tecnologia e modernização são o grande passo dado pelo Estado.
“Precisamos nos modernizar para facilitar, principalmente, a tomada de decisão. As tecnoligias vem apara contribuir não apenas com a gestão, mas também no processo de ensino e aprendizagem”, reforçou a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea.
Ao final do encontro, ficou planejado, ainda para junho, uma capacitação promovida pela SEE ao corpo técnico da Semed.
 

Proerd realiza atividades na escola Gerusa Costa

Texto: Delane Barros Foto: Janaina Farias
Alice Silva, aluna da escola Gerusa Costa fala o que aprendeu com a palestra sobre violência e drogas
 
Mais de 400 alunos, do 1º ao 5º ano da escola Gerusa Costa, localizada no bairro do Jacintinho, participaram da conclusão das atividades do Programa Educacional de Resistência e Combate às Drogas e Violência (Proerd), disponibilizado pela Polícia Militar (PM) junto às escolas do município. Por mais de um mês, duas vezes por semana, policiais treinados especialmente para a condução do programa envolveram alunos da escola com atividades como apresentação de palestras, realização de dinâmicas, exibição de vídeos e atividades esportivas.

O objetivo do Proerd é provocar as crianças para uma reflexão, com vistas a uma conscientização de enfrentamento ao consumo de drogas e combate à violência. De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Araci Lins, desde o início do desenvolvimento do programa ficou visível a mudança de comportamento dos pequenos alunos. “Todos os alunos aprovaram, até mesmo os que resistiam, no início, acabaram entendendo a importância e mudaram o comportamento. Hoje, vemos uma conscientização na prática de combate aos casos de violência. Antes, víamos certas brincadeiras que chegavam a machucar uns aos outros e depois do programa, isso praticamente acabou”, relata ela.

A diretora da escola, Maria de Jesus Leal, reforça a importância do programa junto à unidade de ensino. Segundo ela, os alunos estão mais harmonizados no contato entre si. “Todos os alunos aprovaram a iniciativa. Isso é visível. Diante disso, temos também observado que as brincadeiras, durante os intervalos, têm sido mais brandas, mais respeitosas”, observa Jesus. A diretora acrescenta que a coordenação do Proerd fará a formatura com os alunos da escola no próximo mês de agosto. “E tenho certeza de que será um outro momento festivo”, acredita Jesus.

Aluna do 5º ano, Alice Silva, de 10 anos, descreve com destreza como reagir às possíveis abordagens que venham a ser feitas contra ela. “Os professores do programa mostraram que a gente deve evitar quando um desconhecido chamar a gente com proposta de dinheiro, bebida ou doce, por exemplo”, explica ela. A jovem estudante diz que também aprendeu a desenvolver a caridade para com os outros. “Se a gente conhece alguém com problema com o álcool ou até mesmo com a droga, é necessário pedir ajuda para essa pessoa”, acrescenta.

Também aluno de outra turma do 5º ano, José Márcio dos Santos Filho, aprova o programa. “Tudo o que é tratado pelos instrutores é importante, não dá nem pra dizer uma parte. Foi tudo muito positivo”, resume ele. O Proerd é realizado em escolas que funcionam em áreas de vulnerabilidade social, especialmente em bairros mais problemáticos, como o Jacintinho, Benedito Bentes e Vergel, entre outros.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Começa hoje 12º Concurso de Quadrinhas Matutas Sesc/Semed

Texto: Adriana Thiara Oliveira
Foto: Mauro  Fabiani (arquivo)

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação de Arte e Cultura (CAC), e o Sesc abrem nesta segunda-feira (10), às 17h, no Espaço Recreativo do Sesc Poço, o 12º Concurso de Quadrinhas Matutas. Este ano com o tema “De Jacinto a Tororó: São João é em Maceió”, fazendo uma relação com o tema dos festejos juninos da Prefeitura, os alunos da rede levarão para as apresentações a tradição das danças da época.

Foram inscritas 31 quadrilhas matutas, divididas em dois grupos (ensino fundamental e jovem e adultos), além de 13 apresentações culturais, incluindo o projeto de iniciação à dança batizado de Jacinto à Totoró. O concurso é dividido em três dias de eliminatórias, e na quinta-feira (13) será a grande final.
As quadrilhas inscritas terão de 10 a 14 pares e cada uma terá 20 minutos de apresentação, obedecendo ao dia e horário determinado em sorteio. A avaliação das quadrilhas obedecerá a critérios de originalidade, desempenho, marcação, pontualidade e animação.

Na abertura do concurso, a CAC fará uma homenagem a Willian Tabosa, idealizador do concurso que completa em 2013, 15 anos de existência. De acordo com Socorro Monteiro, coordenadora de Arte e Cultura da Semed, a homenagem é uma forma de prestigiar a memória do incentivador da arte na escola. Tabosa faleceu em maio deste ano, vítima de um infarto.

Alunos da escola municipal Brandão Lima fazem caminhada ecológica

 
 
Texto Redação Semed
Fotos: Mauro Fabiani 
 
Os alunos, pais e professores da Escola Municipal Padre Brandão Lima participaram na última sexta (07), de uma caminha da ecológica pelas ruas do bairro do Pinheiro, para alertar a comunidade sobre a importância da preservação do Meio Ambiente.
 
 
 
De acordo com a professora Raquel Lopes,  que trabalha com alunos de 9 a 11 anos, ao alunos estão realmente bastante preocupados, com tudo que é relacionado ao meio ambiente principalmente com a água . "Apesar de morarem em uma comunidade carente, o que eles aprendem, questionam se podem repassar para os pais. Eu respondo que sim! Mas recomendo sempre perguntarem antes se seu pais já sabem", comentou a professora.
 
 

O aluno da turma do 3º ano C, João Calixto da Conceição, 8 anos, disse que é muito bom participar de uma caminhada como essa, com cartazes e músicas que falam da natureza. "Principalmente para que não joguem lixo na ru, ou qualquer em qualquer lugar. Lixo tem seu lugar certo de botar". 
 
A atividade fez parte das ações que a escola desenvolveu para comemorar a Semana do Meio Ambiente.

Conselheiros escolares recebem formação sobre prestação de contas

Texto Janaina Farias
 
Com o objetivo de garantir a correta execução da prestação de contas das escolas da rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizará nos dias 05 e 06 de junho, às 8h30, no auditório Paulo Freire, uma formação direcionada ao presidente do conselho escolar das Unidades Escolares Executora (UEX). A formação abordará conhecimentos básicos norteadores à execução de prestação de contas e gestão de recursos públicos.

De acordo com a coordenadora da Prestação de Contas da Semed, Juciara Carvalho de Araújo, é fundamental que os membros do conselho escolar estejam aptos para participar ativamente da vida administrativa, pedagógica e principalmente financeira da escola, inclusive saber realizar e executar de forma correta a devida prestação de contas. Para isso, segundo Juciara, é essencial que o presidente do conselho participe efetivamente não só da fiscalização, mas também da devida aplicação dos recursos destinados as escolas.

Partindo do princípio de que as unidades executoras tem por finalidade gerenciar os recursos financeiros advindos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE o presidente do conselho escolar como membro representativo do colegiado precisa está qualificado para exercer sua função executora, conforme ressalta a coordenadora.

O presidente como membro do conselho é o responsável pela prestação de contas, por ele lidar diretamente com cheque, pensamos em orientá-lo da melhor forma e procedência na correta administração da prestação de contas, no que se refere ao preenchimento dos documentos, motivo de dúvidas de muitos conselheiros”.

A formadora e técnica do setor, Giovanini Cavalcante, explica que por dúvidas e falta de conhecimentos muitas escolas não seguem as orientações exigidas pelo FNDE, por este motivo as prestações de contas retornam para as unidades para que possam ser preenchidas corretamente.

Ainda de acordo com ela, a proposta da formação é evitar exatamente isso - possíveis erros. “Não é simplesmente deixar a prestação de contas no setor e cumprir o prazo, o importante é evitar os erros e entregar a documentação correta no prazo estabelecido pelo órgão competente”, afirma.

Nesse sentido, a equipe que facilitará a formação vai instruir os conselheiros a respeito dos procedimentos necessários a uma prestação de contas, bem como o tempo legalmente determinado, para que não fique inadimplente e impossibilitado de receber o recurso.

Entre os diversos assuntos sobre o universo de uma prestação de contas, os conselheiros aprenderão, durante a formação, por exemplo, como preencher um parecer, um termo de adesão, e como escrever uma ata, além de outros documentos imprescindíveis.

A prestação de contas é exigida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que tem a responsabilidade de transferir recursos financeiros para auxiliar no desenvolvimento da educação básica, seja nos estados, seja nos municípios, em contrapartida as escolas, juntamente com os gestores precisam prestar contas acerca da correta aplicação do dinheiro público.

Bairro Vivo: Semed beneficia mais de 500 crianças em atividades recreativas

 
Texto e Foto: Adriana Thiara Oliveira

Muita brincadeira e diversão. Assim foi a participação da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) durante o Bairro Vivo realizado neste sábado (08), na praça Central o Graciliano Ramos.
A recreação com piscina de bolinha, pula-pula e brinquedos infláveis atendeu a mais de 500 crianças da região.
A secretária de educação, Ana Dayse Dorea, acompanhou de perto as atividades recreativas e uma ação de cunho preventivo contra obesidade. “O Bairro Vivo é a oportunidade que a educação, assim como a Prefeitura, tem de se aproximar do cidadão. No nosso caso, da criança e da sua família, para fazê-los compreender a importância da escola e das atividades da jornada ampliada”, comenta a secretária.
E foi exatamente o resultado das atividades desenvolvidas na jornada ampliada, do Programa Mais Educação, que foram apresentadas durante o Bairro Vivo. Com uma apresentação cultural de capoeira e maculelê, os alunos da Escola Zumbi dos Palmares, chamaram a atenção da comunidade do Graciliano, trazendo um pouco mais sobre a cultura afro, fruto de estudos e ensaios no contra turno.
Além da apresentação, a Semed montou um ponto de pesagem e orientação sobre obesidade, orientado pelo Departamento de Educação Física. Cerca de 100 pessoas foram atendidas.
Nesta participação da Semed, mais de 600 pessoas do Graciliano Ramos foram impactadas com serviços educacionais idealizado pela equipe do Departamento de Programas Especiais da Semed.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Semed realiza I Encontro do Programa Cidadania e Justiça na Escola 2013

0606 Cidadania e Justiça na Escola (MF) (6)
Texto: Adriana Thiara Oliveira com DPE Semed
Fotos: DPE Semed

A Secretaria Municipal de Educação realizou no último dia 06 de junho o I Encontro das Escolas participantes do Programa Cidadania e Justiça na Escola 2013, no Café Literário da Escola Superior de Magistratura (Esmal).
A ação desenvolvida pelo Departamento de Programas Especiais (DPE), em parceria com a Esmal, teve como finalidade apresentar o Programa às escolas e estreitar os laços entre os magistrados e as unidades escolares.
Na abertura do encontro, um coral dos alunos da Escola João XXIII fizeram uma apresentação cultural. Em seguida, oito escolas da rede receberam um kit pedagógico com exemplares da Cartilha da Justiça, Manual de como utilizar a cartilha, Estatuto da Criança e do Adolescente, Constituição Federal e Lei Maria da Penha, o material será utilizado como suporte pedagógico para as atividades desenvolvidas em sala de aula.
Para a Diretora de Gerenciamento Escolar (DGE), Maria José Bezerra, a parceria entre a Semed e o Tribunal de Justiça
tem aproximando o poder judiciário da sociedade, conscientizando pais, alunos e professores sobre seus direitos e deveres e a forma de exercê-los.
Segundo a Diretora DPE, Virgínia Ferreira, p Programa Cidadania e Justiça possibilita à população, através de nossas crianças, o conhecimento das atribuições e do funcionamento do Poder Judiciário e conhecimentos básicos sobre seus direitos e deveres.
As escolas Antônio Semeão Lamenha Lins, Frei Damião, Paulo Freire, Higino Belo, Dom Helder Câmara, Cícera Lucimar, Gerusa Costa e Denisson Menezes estão envolvidas do projeto e receberão ao longo do ano, uma programação que conta com a visita dos alunos ao Tribunal de Justiça, palestras com juízes, advogados e promotores nas escolas, a exibição do Cine Esmal e concurso de cartazes, poesias e redações para os alunos de 1º ao 5º ano.
 
0606 Cidadania e Justiça na Escola (MF) (51)

O I Encontro do Programa Cidadania e Justiça na Escola 2013 contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Carlos Malta Marques, da desembargadora Nelma Padilha, coordenadora de Programas Especiais da ESMAL, Irani Tenório, secretária executiva da Esmal, Lavínia Galindo, coordenadora pedagógica da Esmal, da professora Maria José Pereira, diretora de Gerenciamento Escolar, da professora Virgínia Ferreira, diretora do Departamento de Programas Especiais, além dos técnicos da Secretaria Municipal de Educação e da equipe do Programa na ESMAL.
O Programa é desenvolvido através de um convênio assinado entre o Tribunal de Justiça de Alagoas e a Prefeitura de Maceió. Esse programa é desenvolvido por meio da Escola Superior da Magistratura (ESMAL) e do Departamento de Programas Especiais (DPE), e consiste em propiciar momentos de discussão, estudos, reflexão e debates com a comunidade escolar (gestores, professores, assistentes sociais, alunos e pais) a respeito de seus direitos e deveres, a fim de instrumentalizá-los quanto à forma de exercê-los e de colaborar na construção de um projeto de vida responsável e preocupado com uma melhor qualidade de convivência social.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Alunos da Orlando Araújo participam de atividades da Semana do Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente - Pça V2
 
Os alunos da Escola Estadual Orlando Araújo participaram, na tarde desta quinta-feira (6), de mais um evento em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente - organizada pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) em parceria com a V2 Construções-, na praça da V2, no bairro de Ponta Verde.
Atividades educativas, como palestras sobre a preservação do meio ambiente, contação de história e teatro ao ar livre, foram oferecidas aos estudantes. Atentos, eles participaram ativamente da programação.
Nesta quinta-feira, a prefeitura de Maceió encerra o cronograma de eventos da Semana do Meio Ambiente. Na avaliação do Secretário de Proteção ao Meio Ambiente, Raphael Wong, o público acatou o chamado da Prefeitura de Maceió e interagiu com todas as atividades disponibilizadas.

Semana do Meio Ambiente - Pça V2
 
Durante a semana, a Sempma também distribuiu mudas para a população. Os interessados em adquirir plantas, podem entrar em contato com a Sempma, no bairro de Bebedouro.
“É muito interessante que a população, e principalmente as crianças, participem da Semana do Meio Ambiente. Os alunos da Escola Estadual Orlando Araújo foram os contemplados com diversas ações desenvolvidas aqui, na Praça da V2. A nossa programação foi estendida às escolas do município, do estado e particulares”, ressaltou Wong.
Parceira na promoção do evento, a V2 Construtora avaliou que esta parceria foi positiva porque a empresa tem planos de colocar em prática, ainda este ano, um projeto que visa incentivar a população a frequentar as praças de Maceió.
 
Fonte: Secom Maceió

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Profissionais da Educação realizam sua Pré Conferência

 Texto e fotos de João Filho
 O Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal) realizou hoje (5), a sua pré conferência dos Profissionais da Educação, um encontro preparatório para a V Conferência Municipal de Educação que acontecerá no centro de Convenções de Maceió nos dias 29, 30 e 31 de julho.
As Pré-Conferências tem como objetivo discutir amplamente as políticas públicas relacionadas à educação do município de Maceió e apontar caminhos e soluções para a melhoria da qualidade educacional.
 
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Educação (Comed), Edna Lopes, representante da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), as duas redes Estadual e Municipal foram convocadas para discutir o “eixo 6” que trata da valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho. “É de grande importância a mobilização dos trabalhadores da educação fazendo o debate para a Conferência Municipal”, disse Edna, acrescentando que pensar a valorização dos profissionais, requer a discussão articulada entre a formação, remuneração, carreira e condição de trabalho.
Para Maria Consuelo Correia, presidente do Sinteal, as conferências preparatórias e a Conferência Municipal de Educação são momentos históricos na construção do Plano Nacional de Educação (PNE), “Principalmente na questão do financiamento da educação”. Sobre investimento, “das 20 metas propostas na Conferência Nacional de Educação que acontecerá em 2014, em Brasília, 14 metas estão vinculadas a valorização dos trabalhadores da educação.
Durante o evento, a professora da Universidade Federal de Alagoas, Sandra Lúcia, representando o fórum alagoano de educação (Fepeal), fez uma reflexão sobre a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2014, destacando os eixos norteadores: O PNE e o Sistema Nacional de Educação; Educação e Diversidade; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável; Qualidade da Educação; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação e Financiamento da Educação.
Após os debates foram eleitos os delegados do segmento de Profissionais da Educação, da rede estadual e municipal que participarão da V Conferência Municipal de Educação.

Inscrições para educadores do programa Brasil Alfabetizado seguem até sexta-feira (07)

Texto de Adriana Cirqueira

Selecionados serão voluntários e receberão bolsas entre R$400 a 750 reais

O Departamento de Educação de Jovens e Adultos (Deja) e a Coordenação do Programa Brasil Alfabetizado, numa parceria da Semed/PMM com o MEC/FNDE, oferecem vagas para alfabetizador, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e alfabetizador coordenador de turmas. As inscrições podem ser feitas no Deja, na sede da Semed.até a próxima sexta-feira, 07 de junho, no horário comercial.
Todas estas três oportunidades são para voluntários do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) no Município de Maceió, Ciclo 2012/2013. Segundo Adelson Gomes da Silva, diretor do Deja, o FNDE/MEC pagará aos voluntários cadastrados e vinculados a turmas ativas no PBA, a título de bolsa, valores que variam entre R$400,00 a R$750,00. O diretor destaca a importância dos alfabetizadores para o sucesso do programa, uma vez que são eles quem mobilizam os alfabetizandos na formação das turmas.
Os candidatos a uma vaga de tradutores-intérpretes de Libras precisam comprovar ter graduação em Letras/Libras Bacharelado ou certificado obtido por meio do Programa Nacional de Proficiência em Libras (Prolibras) e ter experiência com o público do Brasil Alfabetizado. Já para alfabetizador coordenador o candidato precisa ter graduação em Educação, entre outras exigências.
O Programa Brasil Alfabetizado é de fundamental importância para o combate ao analfabetismo. De acordo com Adelson, alfabetizar não é apenas ensinar a ler e escrever, é também contribuir para o resgate da autoestima, da cidadania e da inclusão social. “Precisamos despertar nas pessoas não apenas a importância de se alfabetizarem, mas a necessidade de, ao fim do Programa, buscarem uma escola e continuar seus estudos”, afirma o diretor.
Outras informações podem ser obtidas no Deja/PBA, através do telefone 3315 4571, das 8h as 17h. A lista completa dos critérios para inscrição estão disponíveis em http://boletimsemed.blogspot.com.br/2013/04/semed-oferece-formacao-em-lingua.html