quarta-feira, 5 de junho de 2013

Profissionais da Educação realizam sua Pré Conferência

 Texto e fotos de João Filho
 O Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal) realizou hoje (5), a sua pré conferência dos Profissionais da Educação, um encontro preparatório para a V Conferência Municipal de Educação que acontecerá no centro de Convenções de Maceió nos dias 29, 30 e 31 de julho.
As Pré-Conferências tem como objetivo discutir amplamente as políticas públicas relacionadas à educação do município de Maceió e apontar caminhos e soluções para a melhoria da qualidade educacional.
 
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Educação (Comed), Edna Lopes, representante da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), as duas redes Estadual e Municipal foram convocadas para discutir o “eixo 6” que trata da valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho. “É de grande importância a mobilização dos trabalhadores da educação fazendo o debate para a Conferência Municipal”, disse Edna, acrescentando que pensar a valorização dos profissionais, requer a discussão articulada entre a formação, remuneração, carreira e condição de trabalho.
Para Maria Consuelo Correia, presidente do Sinteal, as conferências preparatórias e a Conferência Municipal de Educação são momentos históricos na construção do Plano Nacional de Educação (PNE), “Principalmente na questão do financiamento da educação”. Sobre investimento, “das 20 metas propostas na Conferência Nacional de Educação que acontecerá em 2014, em Brasília, 14 metas estão vinculadas a valorização dos trabalhadores da educação.
Durante o evento, a professora da Universidade Federal de Alagoas, Sandra Lúcia, representando o fórum alagoano de educação (Fepeal), fez uma reflexão sobre a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2014, destacando os eixos norteadores: O PNE e o Sistema Nacional de Educação; Educação e Diversidade; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável; Qualidade da Educação; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação e Financiamento da Educação.
Após os debates foram eleitos os delegados do segmento de Profissionais da Educação, da rede estadual e municipal que participarão da V Conferência Municipal de Educação.

Nenhum comentário: